Breaking News
Home / História Geral / Mesolítico

Mesolítico

PUBLICIDADE

Definição

Mesolítico é um período cultural do Velho Mundo (c. 10.000-c. 8000) entre o Paleolítico e o Neolítico, caracterizado pela mais antiga exploração de recursos alimentares locais e relativamente permanentes e pelo uso de micrólitos

O período mesolítico é Também chamada Idade Média da Pedra.

Idade Mesolítica

A Idade Mesolítica, também conhecida como Idade Média da Pedra, foi a segunda parte da Idade da Pedra.

Na Índia, abrangia 9.000 a.C. a 4.000 a.C.

Esta época é caracterizada pelo aparecimento de micrólitos (pequenas ferramentas de pedra com lâminas).

A Era Mesolítica foi uma fase de transição entre a Era Paleolítica e a Era Neolítica. As pessoas dessa época viviam de caça, pesca e coleta de alimentos; mais tarde eles também domesticaram animais.

Mesolítico – Período

O “Mesolítico” é um período arqueológico que literalmente significa “Idade Média da Pedra”.

Ela ocorre após o final da última Era do Gelo, cerca de 12.000 anos atrás, e dura até o início da agricultura (que ocorre há cerca de 6.000 anos na Grã-Bretanha).

Está entre o Paleolítico (Idade da Pedra Antiga) e o Neolítico (Nova Idade da Pedra).

Os mesolíticos eram caçadores-coletores que se moviam pela paisagem, usando pequenas ferramentas de pederneira conhecidas como micrólitos.

Período Mesolítico – Idade Média da Pedra

Mesolítico, também chamado Idade Média da Pedra, estágio cultural antigo que existia entre o Paleolítico (Idade da Pedra Antiga), com suas ferramentas de pedra lascadas, e o Neolítico (Nova Idade da Pedra), com suas ferramentas de pedra polida.

Geralmente usado para descrever assembleias arqueológicas do Hemisfério Oriental, o Mesolítico é amplamente análogo à cultura arcaica do Hemisfério Ocidental.

A cultura material mesolítica é caracterizada por maior inovação e diversidade do que a encontrada no Paleolítico.

Entre as novas formas de ferramentas de pedra lascada estavam os micrólitos, ferramentas de pedra muito pequenas destinadas a serem montadas juntas em um eixo para produzir uma borda serrilhada.

A pedra polida foi outra inovação que ocorreu em algumas assembleias mesolíticas.

Embora cultural e tecnologicamente contínua com os povos paleolíticos, as culturas mesolíticas desenvolveram diversas adaptações locais a ambientes especiais.

O caçador mesolítico alcançou uma eficiência maior do que o paleolítico e foi capaz de explorar uma ampla gama de fontes de alimentos para animais e vegetais.

Os agricultores neolíticos imigrantes provavelmente absorveram muitos caçadores e pescadores mesolíticos indígenas, e algumas comunidades neolíticas parecem ter sido compostas inteiramente por povos mesolíticos que adotaram equipamentos neolíticos (às vezes chamados de neolítico secundário).

Como o Mesolítico é caracterizado por um conjunto de cultura material, seu tempo varia de acordo com a localização.

No noroeste da Europa, por exemplo, o Mesolítico começou cerca de 8000 aC, após o final da Época do Pleistoceno (ou seja, cerca de 2.600.000 a 11.700 anos atrás) e durou até cerca de 2700 aC. Em outros lugares, as datas do Mesolítico são um pouco diferentes.

Qual é a era mesolítica?

A era mesolítica refere-se a um curto período de tempo imediatamente após a recessão das geleiras continentais da última Era Glacial, cerca de 11.000 anos atrás (9.000 aC), ao desenvolvimento da agricultura entre 10.000 e 8.000 anos atrás.

As culturas mesolíticas são aquelas culturas durante a era mesolítica.

Às vezes, a palavra “epipaleolítico” é usada em conexão com o mesolítico, para descrever grupos que vivem durante o período que mantinha um estilo de vida caçadoré reservado especificamente para aquelas culturas em estado de transição para a agricultura. -coletor, enquanto “mesolítico”

Ocasionalmente, mas mais raramente, os termos têm o significado inverso. É provável que a terminologia seja padronizada no futuro próximo.

“Mesolítico” significa “Idade Média da Pedra”.

No entanto, o prefixo “meso-” na palavra pode significar “entre”, e isso levou alguns cientistas a se referirem a culturas entre um modo de coleta de caçadores e um modo agrícola.

A era mesolítica começa no final da época do Pleistoceno e no início do Holoceno, a mais recente época geológica.

Antes da era mesolítica, as geleiras continentais com uma milha de espessura cobriam a maior parte da Eurásia e da América do Norte. Qualquer terreno ao norte de 50 ° N era essencialmente inabitável, até o gelo derreter cerca de 11.000 anos atrás. As temperaturas globais aumentaram, tornando a vida mais fácil para os seres humanos em todo o mundo. Pelo Mesolítico, os humanos já haviam se espalhado por todo o mundo, exceto pela Antártica e algumas ilhas remotas. As Américas e a Austrália foram totalmente colonizadas.

A era mesolítica foi um tempo de transição incomum entre o Paleolítico e o Neolítico. Como o período foi relativamente curto, os artefatos mesolíticos são relativamente difíceis de encontrar, consistindo principalmente em intermediários ou montes de sucata. Nas áreas costeiras de todo o mundo, existem grandes intermediários que datam da era mesolítica. Na Colúmbia Britânica, há um monte de vários metros de profundidade que existe há pelo menos 10.000 anos.

As culturas mesolíticas estavam o mais avançadas possível antes de se estabelecer a agricultura e as cidades. Eles caçavam animais com uma variedade de arcos e lanças e levavam a maior parte da megafauna do mundo (animais grandes, como mamutes) à extinção. Como as civilizações anteriores, eles sobreviveram através de uma mistura de caça e coleta, embora possam ter começado a plantar intencionalmente as sementes de plantas comestíveis em solos férteis, arrancando as ervas daninhas e realizando seleção artificial.

O Período Mesolítico

O Período Mesolítico, ou Idade Média da Pedra, é um termo arqueológico que descreve culturas específicas que se enquadram entre os Períodos Paleolítico e Neolítico.

Embora as datas de início e término do período mesolítico variem por região geográfica, ela datava aproximadamente de 10.000 aC a 8.000 aC.

O Paleolítico foi uma era de pura caça e coleta, mas, no período mesolítico, o desenvolvimento da agricultura contribuiu para o surgimento de assentamentos permanentes.

O período neolítico posterior se distingue pela domesticação de plantas e animais. Algumas pessoas mesolíticas continuaram com a caça intensiva, enquanto outras praticaram os estágios iniciais da domesticação.

Alguns assentamentos mesolíticos eram aldeias de cabanas, outros cidades muradas.

O tipo de ferramenta utilizada é um fator distintivo entre essas culturas.

As ferramentas mesolíticas eram geralmente dispositivos compostos fabricados com pequenas ferramentas de pedra lascada chamadas micrólitos e bladelets retocados. O Paleolítico utilizou tratamentos de pedra mais primitivos, e o Neolítico usou principalmente ferramentas de pedra polida em vez de lascada.

A arte desse período reflete a mudança para um clima mais quente e a adaptação a um estilo de vida relativamente sedentário, tamanho da população e consumo de plantas – todas evidências da transição para a agricultura e, eventualmente, do período neolítico.

Ainda assim, a comida nem sempre estava disponível em todos os lugares, e as populações mesolíticas eram frequentemente forçadas a se tornarem caçadores migrantes e a se instalarem em abrigos rochosos.

É difícil encontrar um tipo único de produção artística durante o período mesolítico, e as formas de arte desenvolvidas durante o Paleolítico Superior (o período mais recente do Paleolítico) provavelmente continuaram.

Isso incluía pinturas e gravuras de cavernas, pequenos artefatos esculturais e arquitetura inicial.

Artefatos

Com o desenvolvimento da agricultura, o povo mesolítico continuou a inventar e melhorar suas armas.

A maioria dos artefatos mesolíticos foi encontrada na Europa, África e Ásia.

De fato, as ferramentas de pedra ajudaram muito a vida agrícola.

Especialmente o arado que teve o maior efeito na época.

Quando eles descobriram que os animais podiam puxar os arados, isso reduziu uma grande quantidade de trabalho humano.

Artefato mesolítico

Artefato mesolítico

Eles inventaram arcos e flechas de madeira para caçar e barcos para pescar

Ferramentas e armas compostas, incluindo lanças com pontas de pedra ou osso afiadas,
começaram a aparecer após o início do Paleolítico Médio, há 3000.000 anos

Fonte: courses.lumenlearning.com/www.encyclopediaofukraine.com/www.wisegeek.org/www.india-a2z.com/www.jagranjosh.com/www.thefreedictionary.com/en.natmus.dk/lifeinthemesolithic.wordpress.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.