Breaking News
Home / História Geral / Populismo

Populismo

PUBLICIDADE

Populismo – Definição

Populismo são idéias políticas e atividades destinadas a receber o apoio das pessoas comuns, dando-lhes o que querem.

Suas idéias são o populismo simples – cortes de impostos e salários mais altos.

populismo é freqüentemente usado para descrever aspectos-chave da (maioria) partidos contemporâneos de extrema direita. Em suma, refere-se a ‘uma ideologia que considera a sociedade como, em última análise, separada em dois grupos homogêneos e antagônicos, “o povo puro” versus “a elite corrupta”, e que argumenta que a política deve ser uma expressão do volonté générale (geral vontade) do povo.

É importante ressaltar que a oposição entre “o povo” e “a elite” no populismo não é porque os dois grupos têm posições socioeconômicas diferentes (como no socialismo), mas porque eles têm status moral diferente: “O povo” é supostamente puro e autêntica, ao passo que “a elite” não é. Descrito como uma ideologia “fraca” ou como uma estrutura discursiva, o populismo é geralmente combinado com ideologias “mais densas”, como o nacionalismo ou o socialismo. Essas ideologias (mais densas) moldam o conteúdo específico de “o povo” e “a elite”.

Os populistas nativistas falam de uma relação antagônica entre “nosso povo” e a elite cosmopolita (que são vistos como responsáveis pelo detrimento dos povos “nativos” ao favorecer “não-nativos”), enquanto os populistas socialistas normalmente defendem os interesses de “pessoas comuns ”Contra os gananciosos capitalistas.

Populismo – Origem

Na política, o termo populismo pode ter diferentes significados dependendo de quem o está usando e quais são seus objetivos políticos.

Na sua raiz, o populismo é uma crença no poder das pessoas comuns e no direito de ter controle sobre o governo, em vez de um pequeno grupo de políticos ou uma elite rica.

A palavra populismo vem da palavra latina para “pessoas”, populus.

Populismo – O que é

Populismo
Populismo

populismo é uma filosofia política que se concentra em defender os direitos e posições do povo em oposição à elite e ao governo.

Vários movimentos políticos ao redor do mundo promoveram ideais populistas.

Quando usado para descrever a retórica política, um indivíduo ou um partido político, o termo geralmente traz conotações pejorativas e o “populismo” tornou-se uma palavra carregada para muitas pessoas.

Populismo – Para o homem comum

O ideal fundamental do populismo é que o homem comum deve ter uma chance na sociedade e um papel ativo no governo.

Os movimentos populistas geralmente dividem a sociedade em “pessoas” e “elite”, com indivíduos que têm poder limitado sendo considerados pessoas e indivíduos que têm influência de estar entre a elite.

A elite geralmente é rica e, muitas vezes, usa suas riquezas para influenciar o sistema político, acumulando mais riqueza.

Populistas normalmente sentem que o governo protege os interesses da elite, e não as necessidades das pessoas comuns, e eles querem que isso mude.

Populismo – Apoio à Democracia

Populismo

As pessoas que defendem o populismo geralmente apoiam sistemas democráticos e acreditam que a democracia é o melhor caminho para que as pessoas desempenhem um papel no governo.

Embora promovam o bem-estar do homem comum, os populistas tendem a se afastar do socialismo e do liberalismo extremo.

Políticos de vários partidos políticos ou pontos de vista podem estar envolvidos no populismo, e os políticos podem se acusar de se favorecer ou jogando ao populismo, na tentativa de obter apoio e votos.

Populismo – Para o bem maior

Esses tipos de movimentos políticos destinam-se a encorajar os governos e a sociedade em geral a trabalhar para proporcionar o maior bem ao maior número de pessoas. Isso pode ser alcançado através de políticas e pedaços de legislação que apoiem as pessoas comuns.

Os movimentos populistas, no entanto, muitas vezes rejeitam sugestões de políticas, tais como mandatos de salário, assistência pública e cuidados de saúde patrocinados pelo governo, embora essas políticas sejam muitas vezes projetadas para ajudar os membros do público que estão mais necessitados.

Populismo – Usos negativos

Algumas pessoas gostam de usar os termos “populista” e “populismo” em descrições de protesto público sobre eventos políticos.

Poder-se-ia dizer que as pessoas estão “entrando em erupção na fúria populista” quando apresentam queixas sobre abusos flagrantes de poder entre as elites ou quando há uma contração contra um governo que envolve legislação que pouco beneficia as classes médias e baixas. Nesse sentido, esses termos podem ser de natureza pejorativa e costumam ser usados para sugerir que o público é muito ignorante ou míope para compreender o que realmente está ocorrendo.

Populismo – Programa ou Movimento Político

Populismo

Populismo, programa político ou movimento que defende, ou afirma defender, a pessoa comum, geralmente por contraste favorável com uma elite real ou aparente ou estabelecimento.

populismo geralmente combina elementos da esquerda e da direita, opondo-se a grandes negócios e interesses financeiros, mas também sendo freqüentemente hostil aos partidos socialistas e trabalhistas estabelecidos.

termo populismo pode designar movimentos democráticos ou autoritários.

populismo é tipicamente crítico da representação política e de qualquer coisa que medeie a relação entre o povo e seu líder ou governo.

Em sua forma mais democrática, o populismo busca defender os interesses e maximizar o poder dos cidadãos comuns, por meio de reformas, e não de revolução.

Em sua compreensão contemporânea, entretanto, o populismo é mais frequentemente associado a uma forma autoritária de política.

política populista, seguindo essa definição, gira em torno de um líder carismático que apela e afirma encarnar a vontade do povo para consolidar seu próprio poder. Nessa forma personalizada de política, os partidos políticos perdem sua importância e as eleições servem para confirmar a autoridade do líder, em vez de refletir as diferentes lealdades do povo.

Algumas formas de populismo autoritário têm sido caracterizadas por extremo nacionalismo, racismo, conspiração e uso de bodes expiatórios de grupos marginalizados, cada um dos quais serviu para consolidar o poder do líder, desviar a atenção do público das falhas do líder ou ocultar do povo a natureza do governo do líder ou das verdadeiras causas dos problemas econômicos ou sociais.

termo populista é frequentemente usado de forma pejorativa para criticar um político por ceder ao medo e entusiasmo de um povo. Dependendo da visão que se tem do populismo, um programa econômico populista pode, portanto, significar uma plataforma que promove os interesses dos cidadãos comuns e do país como um todo ou uma plataforma que busca redistribuir a riqueza para ganhar popularidade, sem levar em conta as consequências para o país. como inflação ou dívida.

Fonte: dictionary.cambridge.org/www.wisegeek.org/www.britannica.com/www.vocabulary.com/www.sv.uio.no

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.