Oligarquia

PUBLICIDADE

Oligarquia – Definição

Oligarquia, governo dos poucos, especialmente o poder despótico exercido por um grupo pequeno e privilegiado para fins corruptos ou egoístas.

As oligarquias nas quais os membros do grupo governante são ricos ou exercem seu poder por meio de sua riqueza são conhecidas como plutocracias.

Oligarquia ”significa governo de e por alguns no topo, que exercem o poder em seu próprio benefício.

oligarquia é da palavra grega oligarkhes que significa “poucos governos”.

Uma oligarquia é um pequeno grupo de pessoas que controlam e dirigem um determinado país ou organização.

Aristóteles usou o termo oligarquia para designar o governo de poucos quando este era exercido não pelos melhores, mas por pessoas más injustamente. Nesse sentido, a oligarquia é uma forma degradada de aristocracia, que denota governo por poucos, em que o poder está investido nos melhores indivíduos.

A maioria das oligarquias clássicas resultou quando as elites governantes foram recrutadas exclusivamente de uma casta governante – um agrupamento social hereditário que é separado do resto da sociedade por religião, parentesco, status econômico, prestígio ou mesmo idioma. Essas elites tendem a exercer poder no interesse de sua própria classe.

É uma ideia recorrente que todas as formas de governo são, em última análise, redutíveis ao governo de alguns.

Os oligarcas garantirão o controle efetivo, independentemente de a autoridade formal ser investida no povo, em um monarca, no proletariado ou em um ditador.

Em termos gerais, uma oligarquia é uma forma de governo caracterizada pelo governo de algumas pessoas ou famílias. Mais especificamente, o termo foi usado pelo filósofo grego Aristóteles em contraste com aristocracia, que era outro termo para descrever o governo de poucos privilegiados. No entanto, para Aristóteles, uma aristocracia significava governo pelos melhores membros da sociedade, enquanto uma oligarquia era caracterizada pelo governo de poucos para fins corruptos e injustos.

Embora o termo, em geral, tenha caído em desgraça, a oligarquia às vezes é usada para descrever um governo ou sociedade em que os governantes são selecionados de uma pequena classe de elites.

Essas elites exercem poder em nome de sua classe, e não para um bem maior.

Oligarquia – O que é

Uma oligarquia é uma forma de governo em que a maior parte do poder político reside efetivamente em um pequeno segmento da sociedade, tipicamente pessoas com maior riqueza, força militar, impiedade ou influência política.

Oligarquia

A palavra “oligarquia” das palavras gregas olígos, que significa “poucos”, e archo, que significa “governar”.

Alguns teóricos políticos argumentaram que todas as sociedades são inevitavelmente oligarquias, independentemente do seu suposto sistema político.

Como as Oligarquias se formam

As oligarquias são muitas vezes controladas por algumas famílias poderosas cujos filhos são criados e orientados para se tornar herdeiros do poder, muitas vezes em algum tipo de despesa para aqueles governados.

Em contraste com a aristocracia – ou o governo pelo “melhor” – este poder nem sempre pode ser exercido abertamente, com alguns oligarcas que preferem permanecer “o poder do trono”, exercendo seu controle por meios econômicos. Ao contrário da plutocracia, a oligarquia nem sempre é uma regra pela riqueza, porque os oligarcas podem simplesmente ser um quadro privilegiado.

Também foi sugerido que a maioria dos estados comunistas se encaixam na definição de oligarquias.

As sociedades também podem tornar-se oligarquias por padrão, como uma conseqüência das alianças cambiantes de chefes tribais em guerra, embora qualquer forma de governo possa se transformar em uma oligarquia em algum momento em sua evolução. O mecanismo mais provável para esta transformação é um acúmulo gradual de poder econômico, de outra forma, não controlado.

As oligarquias também podem evoluir para formas de governo mais classicamente autoritárias, às vezes como resultado de uma família ganhar ascendência sobre as demais.

Muitas das monarquias européias estabelecidas no final da Idade Média começaram assim.

Oligarquia contra Monarquia

As primeiras sociedades podem se tornar oligarquias como resultado de uma aliança entre chefes tribais rivais ou como resultado de um sistema de castas.

As oligarquias muitas vezes podem se tornar instrumentos de transformação, insistindo que monarcas ou ditadores compartilham o poder, abrindo assim a porta para a divisão do poder por outros elementos da sociedade (enquanto oligarquia significa “governo de poucos”, monarquia significa “governo de um “).

Um exemplo de divisão de poder de uma pessoa para um grupo maior de pessoas ocorreu quando nobres ingleses se uniram em 1215 para forçar um relutante rei João da Inglaterra a assinar a Carta Magna, um reconhecimento tácito tanto do declínio do poder político do rei João quanto do existência de uma oligarquia incipiente (a nobreza). À medida que a sociedade inglesa continuava a crescer e se desenvolver, a Magna Carta foi revisada repetidamente (1216, 1217 e 1225), garantindo maiores direitos a um maior número de pessoas, preparando assim o cenário para a monarquia constitucional inglesa.

Desigualdade extrema e oligarquia

As oligarquias também podem evoluir para formas de governo mais autocráticas ou monarquistas, às vezes como resultado de uma família ganhando ascendência sobre as outras.

Muitas das monarquias europeias estabelecidas durante o final da Idade Média começaram dessa maneira.

A Inglaterra nos anos 1200

As oligarquias também podem se tornar instrumentos de transformação, insistindo que os monarcas ou os ditadores compartilham o poder, abrindo assim a porta ao compartilhamento de poder por outros elementos da sociedade.

Um exemplo desse processo ocorreu quando os nobres ingleses se uniram em 1215 para forçar o relutante rei John a assinar a Magna Carta, um reconhecimento tácito tanto do poder político do rei quanto da existência de uma incipiente oligarquia. À medida que a sociedade inglesa continuava a crescer e se desenvolver, a Magna Carta foi repetidamente revisada na próxima década, garantindo maiores direitos a um maior número de pessoas, preparando o cenário para a monarquia constitucional britânica.

A África do Sul em 1900

Oligarquia

Um exemplo moderno de oligarquia poderia ser visto na África do Sul do século 20, onde as características básicas da oligarquia eram particularmente fáceis de observar, porque a forma da oligarquia sul-africana era baseada no racismo.

Após a Guerra dos Boers, chegou-se a um acordo tácito entre os brancos de língua inglesa e Africanse (idioma falado na África do Sul e Namíbia). Juntos, eles representavam cerca de 20% da população, mas essa pequena porcentagem tinha acesso a praticamente todas as oportunidades educacionais e comerciais, e a minoria procedeu a negar essas oportunidades à maioria negra ainda mais do que antes.

Embora este processo tenha ocorrido desde meados do século 18, depois de 1948, tornou-se uma política oficial do governo e tornou-se mundialmente conhecido como apartheid.

Isso durou até a chegada da democracia na África do Sul em 1994, pontuada pela transição para um governo democraticamente eleito que foi dominado pela maioria negra.

Oligarquia – O que significa

Oligarquia
Oligarquia

oligarquia significa a regra dos poucos, e esses são geralmente as pessoas mais ricas e poderosas do que as demais, o que você pode chamar de aristocratas ou nobres.

Estes não são sempre homens: assim como as monarquias têm reis e rainhas, as mulheres às vezes aparecem em conselhos de aristocratas, e mesmo quando não são membros, muitas vezes eles estão dizendo a seus maridos ou a seus filhos o que fazer. Assim, as oligarquias são geralmente ruins para os pobres, mas são muito boas para as mulheres, pelo menos para mulheres ricas de famílias poderosas.

Normalmente, a maneira como funciona uma oligarquia é que há um grupo de pessoas que estão no comando, de alguma forma. Às vezes, eles podem ser eleitos, e às vezes eles nascem em sua posição, e outras vezes você pode ter que ter uma certa quantia de dinheiro ou terras para estar no conselho. Então este grupo de pessoas se reúne de vez em quando – todas as semanas ou todos os meses – para decidir questões importantes e para nomear alguém para lidar com as coisas.

Como eles podem decidir que deveria ser ilegal roubar, e então eles nomeariam um dos nobres para serem juízes e decidir se as pessoas eram culpadas de roubar e decidir o que fazer com elas se fossem.

As oligarquias não eram tão comuns quanto as monarquias no mundo antigo. Logo após a Idade das Trevas, a maioria das cidades-estados na Grécia eram oligarquias, entre cerca de 1000 e cerca de 500 aC.

Atenas era uma oligarquia, e também eram Tebas e Corinto. Os etruscos também eram oligárquicos. A República Romana, que começou em torno de 500 aC, também era de alguma forma uma oligarquia.

Fonte: prospect.org/www.cs.mcgill.ca/www.wisegeek.org/quatr.us/www.thebalance.com/en.oxforddictionaries.com

Veja também

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Neolítico

PUBLICIDADE Neolítico – O que é O termo Período Neolítico refere-se ao último estágio da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.