Breaking News
Home / História Geral / Oligarquia

Oligarquia

PUBLICIDADE

Oligarquia, governo dos poucos, especialmente o poder despótico exercido por um grupo pequeno e privilegiado para fins corruptos ou egoístas.

A oligarquia é da palavra grega oligarkhes que significa “poucos governos”.

Uma oligarquia é um pequeno grupo de pessoas que controlam e dirigem um determinado país ou organização.

O que é uma Oligarquia?

Uma oligarquia é uma forma de governo em que a maior parte do poder político reside efetivamente em um pequeno segmento da sociedade, tipicamente pessoas com maior riqueza, força militar, impiedade ou influência política.

A palavra “oligarquia” das palavras gregas olígos, que significa “poucos”, e archo, que significa “governar”. Alguns teóricos políticos argumentaram que todas as sociedades são inevitavelmente oligarquias, independentemente do seu suposto sistema político.

Como as Oligarquias se formam

As oligarquias são muitas vezes controladas por algumas famílias poderosas cujos filhos são criados e orientados para se tornar herdeiros do poder, muitas vezes em algum tipo de despesa para aqueles governados. Em contraste com a aristocracia – ou o governo pelo “melhor” – este poder nem sempre pode ser exercido abertamente, com alguns oligarcas que preferem permanecer “o poder do trono”, exercendo seu controle por meios econômicos. Ao contrário da plutocracia, a oligarquia nem sempre é uma regra pela riqueza, porque os oligarcas podem simplesmente ser um quadro privilegiado. Também foi sugerido que a maioria dos estados comunistas se encaixam na definição de oligarquias.

As sociedades também podem tornar-se oligarquias por padrão, como uma conseqüência das alianças cambiantes de chefes tribais em guerra, embora qualquer forma de governo possa se transformar em uma oligarquia em algum momento em sua evolução. O mecanismo mais provável para esta transformação é um acúmulo gradual de poder econômico, de outra forma, não controlado.

As oligarquias também podem evoluir para formas de governo mais classicamente autoritárias, às vezes como resultado de uma família ganhar ascendência sobre as demais. Muitas das monarquias européias estabelecidas no final da Idade Média começaram assim.

A Inglaterra nos anos 1200

As oligarquias também podem se tornar instrumentos de transformação, insistindo que os monarcas ou os ditadores compartilham o poder, abrindo assim a porta ao compartilhamento de poder por outros elementos da sociedade.

Um exemplo desse processo ocorreu quando os nobres ingleses se uniram em 1215 para forçar o relutante rei John a assinar a Magna Carta, um reconhecimento tácito tanto do poder político do rei quanto da existência de uma incipiente oligarquia. À medida que a sociedade inglesa continuava a crescer e se desenvolver, a Magna Carta foi repetidamente revisada na próxima década, garantindo maiores direitos a um maior número de pessoas, preparando o cenário para a monarquia constitucional britânica.

A África do Sul em 1900

Um exemplo moderno de oligarquia poderia ser visto na África do Sul do século 20, onde as características básicas da oligarquia eram particularmente fáceis de observar, porque a forma da oligarquia sul-africana era baseada no racismo.

Após a Guerra dos Boers, chegou-se a um acordo tácito entre os brancos de língua inglesa e Africanse (idioma falado na África do Sul e Namíbia). Juntos, eles representavam cerca de 20% da população, mas essa pequena porcentagem tinha acesso a praticamente todas as oportunidades educacionais e comerciais, e a minoria procedeu a negar essas oportunidades à maioria negra ainda mais do que antes. Embora este processo tenha ocorrido desde meados do século 18, depois de 1948, tornou-se uma política oficial do governo e tornou-se mundialmente conhecido como apartheid. Isso durou até a chegada da democracia na África do Sul em 1994, pontuada pela transição para um governo democraticamente eleito que foi dominado pela maioria negra.

Oligarquia – o que significa

Oligarquia
Oligarquia

A oligarquia significa a regra dos poucos, e esses são geralmente as pessoas mais ricas e poderosas do que as demais, o que você pode chamar de aristocratas ou nobres.

Estes não são sempre homens: assim como as monarquias têm reis e rainhas, as mulheres às vezes aparecem em conselhos de aristocratas, e mesmo quando não são membros, muitas vezes eles estão dizendo a seus maridos ou a seus filhos o que fazer. Assim, as oligarquias são geralmente ruins para os pobres, mas são muito boas para as mulheres, pelo menos para mulheres ricas de famílias poderosas.

Normalmente, a maneira como funciona uma oligarquia é que há um grupo de pessoas que estão no comando, de alguma forma. Às vezes, eles podem ser eleitos, e às vezes eles nascem em sua posição, e outras vezes você pode ter que ter uma certa quantia de dinheiro ou terras para estar no conselho. Então este grupo de pessoas se reúne de vez em quando – todas as semanas ou todos os meses – para decidir questões importantes e para nomear alguém para lidar com as coisas.

Como eles podem decidir que deveria ser ilegal roubar, e então eles nomeariam um dos nobres para serem juízes e decidir se as pessoas eram culpadas de roubar e decidir o que fazer com elas se fossem.

As oligarquias não eram tão comuns quanto as monarquias no mundo antigo. Logo após a Idade das Trevas, a maioria das cidades-estados na Grécia eram oligarquias, entre cerca de 1000 e cerca de 500 aC. Atenas era uma oligarquia, e também eram Tebas e Corinto. Os etruscos também eram oligárquicos. A República Romana, que começou em torno de 500 aC, também era de alguma forma uma oligarquia.

Fonte: dictionary.cambridge.org/www.collinsdictionary.com/www.wisegeek.org/quatr.us/www.thebalance.com/en.oxforddictionaries.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Femicídio

Femicídio

PUBLICIDADE Femicídio é, em um sentido geral, o assassinato de mulheres especificamente porque elas são …

Hip Hop

História do Hip Hop

PUBLICIDADE O que é Hip Hop? Atualmente, o rap é um estilo musical bastante conhecido …

Economia Aberta

Economia Aberta

PUBLICIDADE Definição Economia de mercado, na maior parte livre de barreiras comerciais e onde as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.