Breaking News
Home / História Geral / Tipos de Colonização

Tipos de Colonização

PUBLICIDADE

Quais são os tipos de colonização?

Há um equívoco ao falar em Colônias de povoamento e Colônias de Exploração, o exemplo mais comum é afirmar que as Nove Colônias na América do Norte foi povoada por puritanos que buscando liberdade religiosa, mudaram-se para a América só com o intuito de povoar, imagine a seguinte situação: “Um puritano ao cavar um poço na Filadélfia, acabava achando ouro, ele não iria tampá-lo falando, “Vim aqui para povoar, não para ficar rico”.

Quando os puritanos dos Estado Unidos encontraram ouro na Califórnia e no Alaska durante o século XIX, agiram como os portugueses no Brasil e os Espanhóis em suas colônias, matando, destruindo e demais demandas”.

O que ocorreu foram condições que determinaram uma economia mercantilista como foram nas colônias Ibéricas ou uma economia de subsistência nas Nove Colônias da Inglaterra na América, tanto é que as quatro colônias aos sul de clima menos rigoroso no inverno (Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia) ocorreu o Plantation, no mesmo modelo que ocorreu nas colônias tropicais, o Brasil como exemplo.

Mas dentro do modelo do mercantilismo colonial, havia um Pacto Colonial baseado no monopólio comercial e no protecionismo, a colônia só podia comercializar com sua metrópole e não podia fazer concorrência com a metrópole, respectivamente.

Veja o esquema do Pacto Colonial:

Colonialismo

O que define: Monopólio e Protecionismo

Função histórica: A Colônia complementa a economia da metrópole.

Tipos de Colonialismo

Principalmente, existem dois tipos de colonialismo: colonialismo de colonos e colonialismo de exploração.

colonialismo dos colonos envolve a imigração em grande escala como resultado de questões religiosas, econômicas ou políticas.

colonialismo de exploração envolve o comércio e o comércio como a exportação de bens ou mesmo o tráfico de escravos. Para realizar o comércio, é necessária mão-de-obra e, por isso, os colonos obrigaram os indígenas a trabalhar. Eles recebiam salários escassos ou nenhum salário às vezes e eram explorados.

Há também o colonialismo substituto e o colonialismo interno. O primeiro é aquele em que o poder colonial apoia o assentamento de imigrantes. O último é sobre o poder estrutural desigual entre as diferentes áreas do estado.

Tipos de Colonização – Impacto

Teve muitos efeitos negativos nas pessoas e na sociedade e deixou cicatrizes profundas. Houve escravidão, exploração, uma enxurrada de doenças e problemas de assentamento repetidas vezes.

Mas a colonização também trouxe certas vantagens como houve disseminação de línguas, literatura e instituições culturais e progresso tecnológico.

Embora isso tenha sido tudo o que os colonos forçaram o povo a adotar, eles podem ser considerados fatores importantes. Deu novos impérios.

A colonização europeia influenciou os sistemas econômicos de muitos lugares.

Tipos de Colonização – Evolução

O colonialismo deu origem a uma população híbrida com valores e práticas culturais e étnicas mescladas. Por exemplo, a população mestiça da América, que incluía pessoas com ascendência combinada de europeus e ameríndios. Outros exemplos incluem o birmanês anglo-saxão, o índio anglo-saxão e os eurasianos conhecidos como indo-europeus.

Tipos de Colonização – Resumo

Colonização

As potências coloniais europeias basearam sua autoridade legal para colonizar outros povos no princípio jurídico internacional conhecido como a “doutrina da descoberta”.

Este princípio deu ao poder colonial direitos superiores sobre os povos indígenas no controle das terras dos povos indígenas. Outro princípio jurídico internacional utilizado para justificar a ocupação de outras terras foi o “princípio da contiguidade”. Segundo esse princípio, o poder colonial tem autoridade legal para reivindicar um terreno próximo ao que está ocupando. Além disso, o princípio da contiguidade dá poderes à autoridade colonial para reivindicar uma terra indígena irrigada por um rio cuja nascente está na terra que está ocupando.

Entre os séculos 16 e meados do século 20, quase todos os países africanos foram colonizados por países europeus. Os europeus também estabeleceram colônias na Ásia e nas Américas durante esta época, que é freqüentemente descrita como colonialismo moderno. Algumas das potências coloniais europeias foram Grã-Bretanha, Portugal, Espanha, Holanda, Itália, França, Alemanha e Bélgica.

Antes de embarcar na colonização total de territórios, a investida das autoridades colonizadoras europeias na África, Ásia e nas Américas começou com expedições mercantis, comerciais e missionárias religiosas.

Esta entrada explica os vários tipos de colonialismo, analisa a história do colonialismo e, em seguida, discute as consequências do colonialismo, incluindo sua dependência de vigilância para monitorar e controlar as pessoas.

Existem diferentes tipos de colonialismo, a saber, colono, exploração, plantação, substituto e colonialismo interno – todos os quais são exploradores e opressores. No entanto, o colonialismo de colonos descreve o colonialismo em que um número significativo de cidadãos do país colonizador migra em massa para o país ou território colonizado.

Isso ocorre quando as pessoas do país colonizador buscam escapar das dificuldades econômicas e/ou da opressão religiosa ou política. No colonialismo de colonos, os colonos estão determinados a se estabelecer no país ou território colonizado, apesar da resistência dos povos indígenas, com o objetivo de explorar os produtos econômicos do país colonizado para uso em seu país de origem. Os colonos súditos coloniais, conscientes do fato de não serem bem recebidos pelos colonizados, costumam empregar táticas repressivas para subjugar e controlar os indígenas.

Fonte: Frederico Czar (Professor de História)

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.