Breaking News
Home / História Geral / Batalha de Montese

Batalha de Montese

PUBLICIDADE

Há 70 anos, durante a II Guerra Mundial, o Brasil deu um importante passo que marcaria para sempre a história de suas Forças Armadas.

No dia 14 de abril de 1945, teve início um dos mais árduos combates travados pelos brasileiros contra os nazistas na Itália: a Batalha de Montese, na qual a atuação de tropas brasileiras foi considerada essencial para retomada da Itália e posterior vitória dos aliados contra as tropas alemãs.

Depois de entrar oficialmente na Guerra, graças aos ataques de submarinos alemães a navios brasileiros, o Brasil passou a preparar seus militares para o combate.

O adestramento da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ocorreu inicialmente na Vila Militar, no Rio de Janeiro, e seguiu com a chegada do 1º Escalão à Itália, em 16 de julho de 1944.

Além do terreno complicado e do clima extremamente frio, os soldados brasileiros tiveram que se adaptar ainda a novos armamentos, equipamentos e uniformes, bem diferentes dos que estavam acostumados a manusear no Brasil.

Após uma intensiva preparação em território europeu, os chamados pracinhas já estavam aclimatados e adaptados ao ambiente operacional.

As tropas aliadas avançavam, desde o início do ano de 1945, contra os inimigos na Itália, mas, para conquistar o norte, era preciso dominar a região estratégica de Montese.

“A posse de Montese era decisiva para a vitória final, pois, determinaria a evolução do cenário e o prosseguimento da Guerra na Itália”, explica o general Gerson Menandro, chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa (MD) e especialista no tema.

Segundo o general, para retomar a região, a missão dos brasileiros foi dividida em duas fases: uma com o lançamento de fortes patrulhas destinadas a capturar a primeira linha de alturas de posse do inimigo, e outra de ataque, precedida de intensa preparação de artilharia, apoio de blindados e cortina de fumaça.

De acordo com o general da reserva do Exército, Luiz Eduardo Rocha Paiva, a Vila de Montese foi a parte mais significativa da ação brasileira. “O ataque começou às 9h35, do dia 14 de abril de 1945, feito pelo 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei, e se prolongou até as 15 horas.

Para ele, a conquista de Montese é significativa porque rompeu as linhas inimigas “Gótica” e “Gengis Khan”, permitindo que os aliados cercassem 148ª Divisão e aprisionando cerca de 21 mil homens.

Apesar da vitória, a Batalha de Montese foi uma das mais sangrentas da história das Forças Armadas, com mais de quatrocentas baixas (mortos e feridos).

A topografia favorecia o defensor alemão, que ocupava posição dominante no terreno. Outro fator relevante foi a forte resistência alemã, por causa da importância estratégica da área.

Eles reagiram minando campos, e por contra-ataques com blindados, bombardeios e morteiros. “O Brasil lutou contra a maior máquina de guerra que era o Exército alemão”, explica o professor Thiago Tremonte de Lemos, que ministra História Contemporânea na Universidade de Brasília.

Montese – A Batalha mais Sangrenta do Exército Brasileiro desde a Guerra do Paraguai.

Muito se fala em Monte Castelo. Óbvio, já que esse bastião se perpetuou no imaginário dos brasileiros pelos insucessos, e abateu o moral da FEB durante meses a fio. Mas, outra dura e violenta batalha ainda estava por vir.

No início de março de 1945, o Supremo Comando Aliado no Teatro de Operações do Mediterrâneo já preparava a chamada Ofensiva da Primavera, que seria o golpe final desferido contra as forças alemães nesse Teatro de Operações.

Esse último golpe, consistia romper a Linha Gótica, no centro, e ganhar o vale do rio Pó, na direção de Bolonha.Todos os Exércitos aliados na Itália estariam empregados nessa ofensiva. Para tanto, coube como missão a Divisão Expedicionária Brasileira os seguintes termos ajustados em 07 de abril:

11º RI – Conservando suas atuais posições e mediante ordem da 1ª DIE (Divisão de Infantaria Expedicionária), deverá apoderar-se, na jornada do dia 14, na região de Montese – 888 – Montello.

Aproveitando esta progressão, ocupar a região de 747, de maneira a ligar-se com as de Montese e 931 (NW de Monteforte).

Para facilitar a leitura segue abaixo um resumo da missão do 11º Regimento de Infantaria: o Regimento de São João Del Rey deveria a partir de seu ponto inicial, tomar a posição entre Montello e Montese e se dirigir a região de MonteForte, fazendo a ligação com outras tropas do dispositivo ofensivo.

Isso é apenas uma pequena parcela do dispositivo que seria formado.

Levando em consideração que os aliados não acreditavam em uma resistência tenaz dos defensores, dada às condições da guerra aquela altura, esperava-se, até certo ponto, uma facilidade das tropas nas conquistas territoriais.

Infelizmente não foi isso que aconteceu! Os alemães resistiram à ofensiva com artilharia, infantaria, minas e morteiros até o último metro de terreno.

Baixas significativas foram sentidas, não só nas tropas brasileiras, mas em todos os setores aliados. Em Montese 189 cidadãos italianos da pequena cidade, morreram durante os combates; das 1121 casas existentes, 833 foram destruídas.

Bravos soldados brasileiros tombaram em Montese. Sargento Wolf, Aspirante Mega e Tenente Ary Rauen são apenas alguns nomes dos mais destacados soldados brasileiros que deram sua vida naquela ação. As tropas brasileiras sofreram entre os dias 14 e 16 de abril aproximadamente 450 baixas entre mortos e feridos.

Fonte: www.defesa.gov.br/www.chicomiranda.com/

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Políticas Sociais

Políticas Sociais

PUBLICIDADE Definição Política social é um termo que é aplicado a várias áreas da política, geralmente …

Políticas Públicas

Políticas Públicas

PUBLICIDADE Definição A política pública é o guia de princípios para a ação tomada pelos poderes executivos …

Gerontocracia

Gerontocracia

PUBLICIDADE Definição Um estado, sociedade ou grupo governado por pessoas idosas. O que é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.