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Origem do Calendário

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Um calendário é um sistema de organização de dias para fins sociais, religiosos, comerciais ou administrativos.

Isto é feito dando nomes a períodos de tempo, tipicamente de dias , semanas , meses e anos.

A data é a designação de um dia único e específico dentro de um tal sistema. Períodos em um calendário (como anos e meses) são, geralmente, embora não necessariamente, sincronizado com o ciclo da lua. Muitas civilizações e sociedades criaram um calendário, normalmente derivados de outros calendários em que modelam seus sistemas, adequados às suas necessidades particulares.

Um calendário é também um dispositivo físico (geralmente de papel). Este é o uso mais comum da palavra. Outros tipos similares de calendários podem incluir sistemas informatizados, que podem ser definidos para lembrar o usuário de eventos e compromissos.

Um calendário também pode significar uma lista de eventos planejados, tais como um calendário tribunal.

A palavra Inglês calendário é derivada da palavra latina kalendae , que era o nome latino do primeiro dia de cada mês.

Sistemas de Calendários

Um sistema de calendário completo tem uma data do calendário diferente para cada dia. Assim, a semana de ciclo é por si só um sistema de calendário cheio, nem é um sistema para nomear os dias dentro de um ano sem um sistema de identificação dos anos.

O sistema de calendário mais simples apenas conta períodos de tempo a partir de uma data de referência. Praticamente a única variação possível é usar uma data de referência diferente, em particular uma menor distância, no passado, para que os números menores. Cálculos em estes sistemas são apenas uma questão de adição e subtração.

Outros calendários tem um (ou vários) unidades maiores de tempo.

Calendários que contêm um nível de ciclos:

Semana e dia da semana – este sistema (sem ano, o número da semana continua a aumentar) não é muito comum

Data do ano e ordinais dentro do ano, sistema de data ordinal

Calendários com dois níveis de ciclos:

Ano, mês, dia e – a maioria dos sistemas, inclusive o calendário gregoriano (e seu antecessor, muito semelhantes, o calendário juliano ), o calendário islâmico , e o calendário hebraico

Ano, semana e dia da semana

Os ciclos podem ser sincronizados com a fenômenos periódicos:

Um calendário lunar é sincronizado com o movimento da Lua ( fases lunares ), um exemplo é o calendário islâmico .

Um calendário solar é baseada em percebidas sazonais alterações sincronizadas com o movimento aparente do Sol, um exemplo é o calendário persa.

Há alguns calendários que parecem ser sincronizados com o movimento de Vênus, como alguns dos antigos calendários egípcios, sincronização com Vênus parece ocorrer principalmente em civilizações próximas ao equador.

A semana ciclo é um exemplo de um que não esteja sincronizada com qualquer fenômeno externo (embora possa ter sido derivado de as fases da Lua, começando de novo todos os meses).

Muito frequentemente um calendário inclui mais de um tipo de ciclo, ou tem ambos os elementos cíclico e acíclico.

Muitos calendários incorporam calendários mais simples como elementos. Por exemplo, as regras do calendário hebraico dependem do ciclo de semana de sete dias (um calendário muito simples), para a semana é um dos ciclos do calendário hebraico. Também é comum a funcionar simultaneamente dois calendários, geralmente fornecendo ciclos não relacionados, e o resultado pode também ser considerado como um calendário mais complexo. Por exemplo, o calendário gregoriano não tem dependência inerente à semana de sete dias, mas, na sociedade ocidental, os dois são usados em conjunto, e as ferramentas de calendário indicam tanto a data gregoriana e o dia da semana.

O ciclo de semana é compartilhado por vários sistemas de calendário (embora o significado de dias especiais, como sexta-feira, sábado e domingo varia). Sistemas de dias bissextos normalmente não afetam o ciclo de semana. O ciclo de semana não foi interrompida quando as datas 10, 11, 12 ou 13 foram ignoradas quando o calendário juliano foi substituído pelo calendário gregoriano por vários países.

Calendários solares

Dias usados por calendários solares

Calendários solares atribuem uma data a cada dia solar . Um dia pode consistir no período entre nascer e pôr do sol, com um período seguinte de noite , ou pode ser um período de sucessivos acontecimentos, como dois do sol. A duração do intervalo de tempo entre dois desses eventos sucessivos pode ser permitido variar ligeiramente durante o ano, ou pode ser calculada a média em um dia solar médio. Outros tipos de calendário também podem usar um dia solar.

Calendários lunares

Nem todos os calendários usam o ano solar como uma unidade. Um calendário lunar é aquele no qual os dias contados dentro de cada fase lunar. Uma vez que o comprimento do mês lunar não é uma fração do comprimento do mesmo ano tropical , um calendário puramente lunar rapidamente trações contra as estações, que não variam muito perto do equador . É, no entanto, manter-se constante em relação a outros fenômenos, nomeadamente marés. Um exemplo é o calendário islâmico. Alexander Marshack, em uma leitura controversa, acredita que as marcas em um bastão de osso (c. 25000 aC) representou um calendário lunar. Outros ossos marcados também podem representar calendários lunares. Da mesma forma, Michael Rappenglueck acredita que marcas em uma pintura rupestre de 15.000 anos de idade representam um calendário lunar.

Calendários lunissolar

Um calendário lunissolar é um calendário lunar que compensa pela adição de um mês extra quando necessário para realinhar os meses com as estações do ano. Um exemplo é o calendário hebraico que utiliza um ciclo de 19 anos.

Calendário subdivisões

Num calendário solar um ano aproxima da Terra ano tropical (isto é, o tempo que leva para um ciclo completo de estações ), tradicionalmente utilizada para facilitar o ordenamento das agrícolas atividades. Em um calendário lunar, o mês se aproxima do ciclo da fase da lua. Dias consecutivos podem ser agrupados em outros períodos, tais como a semana.

Dado que o número de dias no ano tropical não é um número inteiro, um calendário solar deve ter um número diferente de dias em anos diferentes. Isto pode ser tratado, por exemplo, pela adição de mais um dia em anos bissextos. O mesmo se aplica aos meses de um calendário lunar e também o número de meses em um ano em um calendário lunissolar. Isto é geralmente conhecida como a intercalação . Mesmo que um calendário é solar, mas não lunar, o ano não pode ser dividido inteiramente em meses que não variam em comprimento.

As culturas podem definir outras unidades de tempo, tais como a semanas , com a finalidade de programar atividades regulares que não são facilmente coincidem com meses ou anos. Muitas culturas usam diferentes linhas de base para os seus anos calendários “de partida.

Por exemplo, o ano em Japão é baseada no reinado do imperador atual: 2006 foi ano 18 do Imperador Akihito .

Outros tipos de calendário

Aritmética e calendários astronômicos

Um calendário astronômico é baseado na observação contínua; exemplos são o calendário religioso islâmico e do calendário religioso judeu na época do Segundo Templo. Esse calendário é também referido como um observação baseada no calendário. A vantagem de tal calendário é que é perfeitamente e perpetuamente precisas. A desvantagem é que o trabalho quando uma determinada data poderia ocorrer é difícil.

Um calendário aritmético é aquele que é baseado em um conjunto estrito de regras, um exemplo é o calendário atual judaico. Esse calendário é também referido como uma regra baseada em calendário. A vantagem de tal calendário é a facilidade de cálculo quando ocorre uma determinada data. A desvantagem é a precisão imperfeita. Além disso, mesmo se o calendário é muito preciso, a sua precisão diminui lentamente ao longo do tempo, devido a mudanças na rotação da Terra. Isso limita o tempo de vida de um calendário preciso para a aritmética de alguns milhares de anos. Depois disso, as regras terão de ser modificados a partir de observações feitas desde a invenção do calendário.

Usos

A principal utilização prática de um calendário é identificar dias: de ser informado sobre e / ou chegar a acordo sobre um evento futuro e para registrar um evento que aconteceu. Dias pode ser significativo por razões civis, religiosas ou sociais. Por exemplo, um calendário oferece uma maneira de determinar que os dias são religiosos ou feriados civis , que dias marcam o início e o fim de períodos contabilísticos de negócios, e que dia tem significado legal, como os impostos são devidos dias ou um contrato expirar. Também um calendário pode, através da identificação de um dia, fornecer outras informações úteis sobre o dia, como a sua temporada.

Calendários também são usados para ajudar as pessoas a gerenciar seu pessoal, horários e atividades, particularmente quando os indivíduos têm numerosos trabalhos, escola e compromissos familiares.

Calendários são também utilizados como parte de um completo sistema de cronometragem: data e hora do dia, juntamente especificar um momento no tempo . No mundo moderno, calendários escritos já não são uma parte essencial de tais sistemas, como o advento de precisos relógios tornou possível para registrar o tempo independentemente de eventos astronômicos.

Calendário gregoriano

Calendários em uso difundido hoje incluem o calendário gregoriano , que é o de fato padrão internacional, e é usado em quase todo o mundo para fins civis. Devido a conotações óbvias do calendário gregoriano de cristianismo ocidental , não-cristãos e até mesmo alguns cristãos, por vezes, substituir o tradicional era notações ” AD “e” BC “(” Anno Domini “e” Antes de Cristo “), com” CE “e” AC ” (” Era Comum “e” Antes da Era Comum “). Mesmo nos casos em que há um calendário de uso geral, tais como o calendário gregoriano, calendários alternativos também podem ser usados, tais como um calendário fiscal ou o sistema de numeração astronômico.

Referências

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Dershowitz, Nachum; Reingold, Edward M (1997), Cálculos de calendário , Cambridge University Press, ISBN 0-521-56474-3 com Calculadora Online
Zerubavel, Eviatar (1985), O Círculo Dia Sete: A história eo significado da Semana , University of Chicago Press, ISBN 0-226-98165-7
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Spier, Arthur (1986), A Comprehensive Hebrew Calendar , Feldheim Publishers, ISBN 0-87306-398-8
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Fonte: en.wikipedia.org

Origem do Calendário

Nos primeiros tempos, os seres humanos calculavam o tempo observando os períodos de luz e escuridão que se alternavam continuamente.

O dia solar é considerada a forma mais antiga do calendário.

O segundo tipo básico de calendário foi o calendário arbitrário, que foi criado pela contagem do número de dias uma e outra vez, ou para o infinito ou em um ciclo.

No entanto, houve vários problemas com o calendário arbitrário.

Em primeiro lugar, os agricultores de antigas civilizações não poderia calcular o tempo ideal para plantar suas lavouras. Plantio de culturas é uma atividade que está intimamente ligada às estações do ano, e o calendário arbitrário não foi baseada nas durações das estações.

Portanto, os seres humanos começaram a observar a passagem do sol através de um ponto fixo, e esta prática foi o precursor do calendário solar.

Os Calendários de que foram baseados em ciclos lunares e estelares também foram usados nos tempos antigos.

História

Um dos primeiros calendários verdadeiramente científico foi o calendário egípcio. De acordo com este calendário, um ano composta de 12 meses, e cada mês teve exatamente 30 dias. Os meses foram ainda divididos em três semanas, com cada semana com duração de 10 dias.

Mais tarde, o calendário babilônico foi desenvolvido, e foi um calendário lunisolar. Os anos neste calendário foram feitas por 12 meses lunares, e cada mês começaria quando uma nova lua crescente apareceu.

Os gregos usavam um calendário que era muito parecido com o calendário babilônico, mas eles também tinham outros calendáriosdemocrático com 10 meses arbitrárias e um calendário agrícola.

O primeiro calendário romano foi criado, como o calendário estado por Rômulomês com duração de 30 ou 31 dias. Os romanos tinham uma série de calendários, e um dos mais notável, e tinha 10 meses, em um ano, com cada foi o calendário julianotipo primitivo do calendário, e não continha dias epagomenal.

O sétimo dia foi chamado de sábado.

O calendário juliano

O calendário juliano foi introduzido em 45 aC por Júlio César.

Embora tivesse 12 meses, muitos de seus meses eram mais curtos do que os meses do calendário moderno. Como tal, um ano juliano consistia apenas de 355 dias.

Antes de reformas de Júlio César, o ano começou no dia 31 de março.

Um mês bissexto, com 23 ou 24 dias, também foi criado para manter o calendário alinhado com o ciclo das estações.

O calendário romano também teve um ciclo repetitivo de semanas que é semelhante ao ciclo moderna, mas cada semana composto por oito dias.

Júlio César trouxe uma série de reformas para o calendário romano antigo.

Um deles foi a adição de dias para fevereiro para torná-lo um mês de 28 dias. A semana também foi reduzida em um dia para torná-lo uma semana de 7 dias.

Além disso, Caesar introduziu a regra ano bissexto, que afirmou que todos os anos bissextos pode ser dividido igualmente por quatro.

O que são os calendários?

Os primeiros calendários eram instrumentos destinados a fornecer as indicações astronômicas ou astrológicas (dia e mês). Normalmente eram construídos com dois ou mais discos perfurados e marcados, que ao serem posicionados corretamente entre si forneciam os valores desejados. Atualmente, calendário é um sistema de contagem de tempo relativamente longo (maior que um dia). Os calendários atuais são formados por um conjunto de regras baseadas nas Astronomia e em convenções culturais. O calendário é uma escala que divide o tempo em dias, semanas, meses e anos.

Como surgiram?

Os calendários surgiram com a necessidade do homem de contar o tempo e controlar suas atividades. Surgiram inicialmente para pequenos períodos de tempo (dias e semanas) e posteriormente para programar os plantios e colheitas, determinados pelas estações. Mas a determinação precisa dos dias de início de uma estação e fim da outra só era feita por sacerdotes muito experientes, que tivessem financiamento para construir e manter os observatórios, que eram caros e precários – normalmente eram os reis que financiavam os sacerdotes, por isso, era difícil para os agricultores do país todo fazer uma determinação de início e fim das estações. A partir dessa necessidade os sacerdotes elaboraram os calendários que eram registros escritos dos dias onde eram marcadas datas de cheias, plantios e colheitas. As estações ocorriam e ocorrem de forma regular a cada 365,25 dias, que é a duração do nosso ano. Então, bastava fazer a contagem correta dos dias e marcar os dias de início e fim das estações como temos hoje (21 de junho início do inverno, 22/23 de setembro início da primavera, 21/22 dezembro início do verão e 21 de março início do outono).

Origem: Calendário, Meses e Dias da Semana

Surgiram inicialmente para pequenos períodos de tempo (dias e semanas) e posteriormente para programar os plantios e colheitas, determinados pelas estações.

Mas a determinação precisa dos dias de início de uma estação e fim da outra só era feita por sacerdotes muito experientes, que elaboraram os calendários que eram registros escritos dos dias onde eram marcadas datas de cheias, plantios e colheitas. Na antigüidade a comunicação entre os povos e principalmente entre os sacerdotes de cada nação era difícil. Além disso, cada rei queria impor sua autoridade e impunha o calendário que lhe era conveniente. Por essas razões muitos calendários foram criados.

Os calendários principais eram:

Calendário Babilônico: o ano não tinha um numero de dias fixo. O ano era dividido em 12 meses lunares de 29 ou 30 dias cada o que somava 354 dias. Também faziam a divisão do mês em semanas de sete dias.
Calendário Egípcio:
é um calendário baseado no movimento solar. O ano tinha 365 dias, divididos em 12 meses de 30 dias que somam 360 dias e mais 5 dias de festas depois da colheita.
Calendário Grego:
Baseado nos movimentos solares e lunares, seguindo um padrão parecido com o calendário babilônico, porém a intercalação do 13o mês era bem mais bagunçada.
Os índios americanos:
Maias, Astecas e Incas também tinham calendários baseados principalmente no mês lunar.

Hoje em dia temos basicamente três calendários em vigência no mundo: o calendário cristã que nós usamos e que conta os anos a partir do nascimento de Cristo, calendários muçulmano e israelita que não consideram o nascimento de Cristo e por isso apresentam anos diferentes do nosso. O calendário israelita é baseado no babilônico. Uma curiosidade é que o dia desse calendário como do muçulmano inicia-se com o por do Sol e não a 00h00min, o primeiro dia de cada ano novo não pode cair na quarta, sexta ou domingo, se isso acontecer o início do ano é transferido para o dia seguinte.

O calendário romano baseava-se no ciclo lunar e tinha 304 dias divididos em 10 meses — seis com 30 dias e quatro com 31.

Naquela época, a semana tinha oito dia. Foi Rómulo quem nomeou os primeiros quatro meses do calendário romano de:

martius
aprilis
maius
junius

Os meses seguintes foram simplesmente contados em latim:

quintilis
sextilis
septembre
octobre
novembre
decembre

Como esse calendário não estava alinhado com as estações do ano, que duram cerca de 91 dias cada uma, por volta do ano 700 a.C., o rei Numa, que sucedeu Rómulo no trono, decidiu criar mais dois meses: janus e februarius.Embora as estações estejam ligadas ao ciclo solar, o novo calendário romano continuou a seguir o ciclo lunar, mas passou a ter 354 dias (seis meses de 30 dias e seis de 29).

Durante o império de Júlio César, por volta do ano 46 a.C., o calendário sofreu mais mudanças. Os senadores romanos mudaram o nome do mês quintilius para Julius, para homenagear o imperador. O calendário passou a orientar-se pelo ciclo solar, com 365 dias e 6 horas. O chamado calendário juliano foi uma tentativa de entrar em sintonia com as estações.

Foi criada uma rotina em que por três anos seguidos o calendário deveria ter 365 dias. No quarto ano, ele passaria a ter 366 dias, pois, após quatro anos, as 6 horas que sobravam do ciclo solar somavam 24 horas, isto é; mais um dia. Estava estabelecido o ano bissexto. Além dos meses alternados de 31 e 30 dias (excepto fevereiro, que tinha 29 dias ou 30 em anos bissextos), passou-se a considerar janeiro, e não março, o primeiro mês do ano.

Mais tarde, quando o mês sextilius passou a ser chamado de Augustus, decidiu-se que o mês em homenagem ao imperador Augusto não poderia ter menos dias que o mês dedicado a Júlio César. Um dia de februarius foi então transferido para Augustus – por isso hoje o mês de fevereiro tem 28 dias (ou 29 em anos bissextos).

Para evitar que houvesse três meses seguidos com 31 dias, o total de dias dos meses de septembre a decembre foi trocado: setembro e novembro ficaram com 30 dias, outubro e dezembro com 31.

Nomes dos Meses, Significado

Janeiro: O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus da mitologia romana.
Fevereiro:
nome fevereiro vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca.
Março:
O seu nome deriva do deus romano Marte
Abril:
O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão.
Maio:
O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
Junho:
O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.
Julho:
Julho deve o seu nome ao imperador romano Júlio César, sendo antes chamado Quintilis em latim, dado que era o quinto mês do Calendário Romano, que começava em Março. Também recebeu esse nome por ser o mês em que César nasceu.
Agosto:
É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto, antes agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo/Rómulo (calendário romano).
Setembro:
Deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do Calendário Romano, que começava em Março. Na Grécia Antiga, Setembro chamava-se Boedromion.
Outubro:
Deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.
Novembro:
Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.
Dezembro:
Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano.

Origens dos Dias da Semana

Existem dois motivos que fizeram os antigos agrupar sete dias para formar uma semana, um deles é baseado nas fases da lua. Se você observou as fases da lua irá perceber que entre o quarto crescente e a lua cheia passam-se sete dias. Outro motivo que deu origem a esse agrupamento de sete dias para formar a semana eram os astros visíveis no céu a olho nu.

Na antigüidade podiam ser vistos sete astros no céu e que não eram estrelas; o Sol, a Lua, e cinco planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Por isso muitos povos deram a cada dia da semana o nome de um desses astros.

Em muitos idiomas esses nomes estão presentes até hoje, veja a tabela abaixo.

Os dias da semana, têm seus nomes na língua portuguesa devido à liturgia católica e por iniciativa de Martinho de Dume, que denominava os dias da semana da Páscoa com dias santos em que não se deveria trabalhar, originando os nomes litúrgicos:

Prima Feria => Domingo
Feria Secunda => Segunda-feira
Feria Tertia => Terça-feira
Feria Quarta => Quarta-feira
Feria Quinta => Quinta-feira
Feria Sexta => Sexta-feira
Sabbatum => Sábado

Observe que o Sábado (Sabbatum em Latim) foi originado do hebreu shabbat, de conotação evidentemente religiosa. O imperador Flávio Constatino (280-337 d.C.) mudou o nome de Prima Feria para Dies Dominica, após sua conversão ao cristianismo.

A expressão “feira” tem origem em “féria” que indica a remuneração pelo dia de trabalho. Ainda hoje no Brasil, “féria” é o dinheiro recebido por um comerciante pelas vendas efetuadas naquele dia. Em bom e antigo português a “féria” está relacionada com o dia de trabalho.

Fonte: www.timecenter.com/www.cdcc.usp.br

Origem do Calendário

Os dias os meses e os anos: o Calendário!

Todos os calendários se baseiam nos movimentos aparentes dos dois astros mais brilhantes da abóbada celeste, na perspectiva de quem se encontra na Terra – o Sol e a Lua – para determinar as unidades de tempo: dia, mês e ano.

O dia, cuja noção nasceu do contraste entre a luz solar e a escuridão da noite, é o elemento mais antigo e fundamental do calendário. A observação da periodicidade das fases lunares gerou a idéia de mês. E a repetição alternada das estações, que variavam de duas a seis, de acordo com os climas, deu origem ao conceito de ano, estabelecido em função das necessidades da agricultura.

O ano é o período de tempo necessário para que a Terra faça um giro ao redor do Sol – cerca de 365 dias e seis horas. Esse número fracionário exige que se intercale dias periodicamente, a fim de fazer com que os calendários coincidam com as estações. No calendário gregoriano, usado na maior parte do mundo, um ano comum compreende 365 dias, mas a cada quatro anos há um ano de 366 dias – o chamado ano bissexto, em que o mês de fevereiro passa a ter 29 dias. São bissextos os anos cujo milésimo é divisível por quatro, com exceção dos anos de fim de século cujo milésimo não seja divisível por 400. Assim, por exemplo, o ano de 1.900 não é bissexto, ao contrário do ano 2.000.

Em astronomia, distinguem-se várias espécies de ano, com pequenas diferenças de duração. O ano trópico, também chamado de ano solar ou ano das estações, tem 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Compreende o tempo decorrido entre duas ocorrências sucessivas do equinócio vernal, ou seja, do momento em que o Sol aparentemente cruza o equador celeste na direção norte. Em virtude do fenômeno de precessão dos equinócios – causado por uma pequena oscilação na rotação terrestre – o ano trópico é mais curto que o ano sideral, que tem 365 dias, seis horas, nove minutos e dez segundos, tempo que o Sol leva para voltar ao mesmo ponto, em sua aparente trajetória anual. O ano anomalístico compreende o período de 365 dias, seis horas, 13 minutos e 53 segundos, entre duas passagens da Terra pelo periélio, ponto de sua órbita em que está mais próxima do Sol.

Dada a facilidade de observação das fases lunares, e devido aos cultos religiosos que freqüentemente se associaram a elas, muitas sociedades estruturaram seus calendários de acordo com os movimentos da Lua. O ano lunar, de 12 meses sinódicos, correspondentes aos 12 ciclos da fase lunar, tem cerca de 364 dias. Conforme a escala de tempo seja baseada nos movimentos do Sol, da Lua, ou de ambos, o calendário será respectivamente solar, lunar ou lunissolar.

No calendário gregoriano os anos começam a ser contados a partir do nascimento de Jesus Cristo, em função da data calculada, no ano 525 da era cristã, pelo historiador Dionísio o Pequeno. Todavia, seus cálculos não estavam corretos, pois é mais provável que Jesus Cristo tenha nascido quatro ou cinco anos antes, no ano 749 da fundação de Roma, e não no 753, como sugeriu Dionísio. Para a moderna historiografia, o fundador do cristianismo teria na verdade nascido no ano 4 a.C.

Classificação dos calendários

Em sentido amplo, todo calendário é astronômico, variando apenas seu grau de exatidão matemática. Classificam-se eles em siderais, lunares, solares e lunissolares.

Calendário sideral

Baseia-se o calendário sideral no retorno periódico de uma estrela ou constelação a determinada posição na configuração celeste. Para o estabelecimento do calendário sideral, há milênios, utilizou-se a observação do nascer ou do ocaso helíaco (ou cósmico) de uma estrela. Além do nascer ou do ocaso real de uma estrela, respectivamente, pelo horizonte leste ou oeste, chama-se nascer ou ocaso helíaco (ou cósmico) a passagem de um astro pelo horizonte oriental ou ocidental no momento do nascer ou do pôr-do-sol, respectivamente. Quando o astro nasce no momento do pôr-do-sol, ou se põe no momento em que o Sol nasce, diz-se que há nascer ou ocaso acrônicos. Nascer helíaco, portanto, é a primeira aparição anual de uma estrela sobre o horizonte oriental, quando surgem os primeiros raios de sol. Para evitar atraso no registro da data do nascer helíaco, os sacerdotes egípcios, que determinavam as estações em função desse fenômeno, eram obrigados a vigílias rigorosas. Algumas tribos do Brasil e da América do Sul serviam-se do nascer helíaco das Plêiades para indicar o início do ano. O primeiro calendário assírio se baseava no nascer helíaco da constelação de Canis Majoris (Cão Maior), cuja estrela principal, Sirius, tinha importante papel em sua mitologia.

Calendário lunar

A base do calendário lunar é o movimento da Lua em torno da Terra, isto é, o mês lunar sinódico, que é o intervalo de tempo entre duas conjunções da Lua e do Sol. Como a sua duração é de 29 dias 12 horas 44 minutos e 2,8 segundos, o ano lunar (cuja denominação é imprópria) de 12 meses abrangerá 254 dias 8 horas 48 minutos e 36 segundos. Os anos lunares têm que ser regulados periodicamente, para que o início do ano corresponda sempre a uma lua nova. Como uma revolução sinódica da Lua não é igual a um número inteiro de dias, e os meses devem também começar com uma lua nova, esse momento inicial não se dá sempre numa mesma hora.

Por sua vez, na antiguidade, e mesmo depois, houve freqüentes erros de observação desse início.

Para que os meses compreendessem números inteiros de dias, convencionou-se, desde cedo, o emprego de meses alternados de 29 e 30 dias. Mas como o mês lunar médio resultante é de 29 dias e 12 horas, isto é mais curto 44 minutos e 2,8 segundos do que o sinódico, adicionou-se, a partir de certo tempo, um dia a cada trinta meses, com a finalidade de evitar uma derivação das fases lunares. Por outro lado, como o ano lunar era de 354 dias, observou-se que havia uma defasagem rápida entre o início do mesmo e o das estações. Procurou-se eliminar essa diferença, intercalando-se periodicamente um mês complementar, o que originou os anos lunissolares.

O calendário lunar surgiu entre os povos de vida essencialmente nômade ou pastoril, e os babilônicos foram os primeiros, na antiguidade, a utilizá-lo. Os hebreus, gregos e romanos também dele se serviram. O calendário muçulmano é o único puramente lunar ainda em uso. Com Júlio César, Roma adotou um calendário solar que predominou entre as populações agrícolas.

Calendário solar

Os egípcios foram o primeiro povo a usar o calendário solar, embora os seus 12 meses, de trinta dias, fossem de origem lunar. O calendário instituído em Roma, por Júlio César, reformado mais tarde pelo papa Gregório XIII e atualmente adotado por quase todos os povos, é do tipo solar, e suas origens remontam ao Egito.

O calendário solar segue unicamente o curso aparente do Sol, fazendo coincidir, com maior ou menor precisão, o ano solar com o civil, de forma que as estações recaiam todos os anos nas mesmas datas.

Calendário lunissolar

Baseia-se o calendário lunissolar no mês lunar, mas procura fazer concordar o ano lunar com o solar, por meio da intercalação periódica de um mês a mais. O mês é determinado em função da revolução sinódica da Lua, fazendo começar o ano com o início da lunação. Para que a entrada das estações se efetue em datas fixas, acrescenta-se um mês suplementar, no fim de certo número de anos, que formam um ciclo. Os babilônicos, chineses, assírios, gregos e hindus utilizaram calendários lunissolares. Atualmente, os judeus – que adotaram o calendário babilônico na época do exílio – e os cristãos se valem desse sistema para determinar a data da Páscoa.

Dia e noite

Nos calendários lunares e lunissolares o dia tem sempre início com o pôr-do-sol, como ocorre ainda hoje, no calendário judeu e muçulmano. No calendário solar, o dia começa com a saída do Sol, como no antigo Egito. Na Mesopotâmia o dia, para as observações astronômicas, começava à meia-noite, embora o calendário usual partisse do anoitecer. Os chineses e romanos adotaram também a meia-noite para o início do dia, uso que é seguido pelo calendário gregoriano.

Calendário maia

O calendário mais bem elaborado das antigas civilizações pré-colombianas foi o maia, e do qual deriva o calendário asteca. Tanto um como o outro tinham um calendário religioso de 260 dias, com 13 meses de vinte dias; e um calendário solar de 365 dias, constituído por 18 meses de vinte dias e mais cinco dias epagômenos, isto é, que não pertencem a nenhum mês e são acrescentados ao calendário para complementar o ano. Esses cinco dias eram considerados de mau agouro, ou nefastos. Um ciclo de 52 anos solares harmonizava os dois calendários, o religioso e o solar. A cada dois ciclos – 104 anos – iniciava-se um ano venusino, de 584 dias, um ano solar, de 365 dias, um novo ciclo de 52 anos solares e um ano sagrado, de 260 dias. Esse acontecimento era comemorado com grandes festas religiosas.

Calendário hebraico

Os judeus não adotaram o calendário juliano, em grande parte para que sua Páscoa não coincidisse com a cristã. O ano israelita civil tem 353, 354 ou 355 dias; seus 12 meses são de 29 ou trinta dias. O ano intercalado tem 383, 384 ou 385 dias.

O calendário hebraico introduziu pela primeira vez a semana de sete dias, divisão que seria adotada em calendários posteriores. É possível que sua origem esteja associada ao caráter sagrado do número sete, como ocorre nas sociedades tradicionais, ou que se relacione com a sucessão das fases da lua, já que a semana corresponde aproximadamente à quarta parte do mês lunar.

O calendário hebraico começa a contar o tempo histórico a partir do que os judeus consideram o dia da criação. No calendário gregoriano, tal data corresponde a 7 de outubro de 3761 a.C.

Calendário muçulmano

A civilização islâmica adotou o calendário lunar. Neste calendário o ano se divide em 12 meses de 29 ou trinta dias, de forma que o ano tem 354 dias. Como o mês sinódico não tem exatamente 29,5 dias, mas 29,5306 dias, é necessário fazer algumas correções para adaptar o ano ao ciclo lunar.

Trinta anos lunares têm aproximadamente 10.631,016 dias. Com anos de 354 dias, trinta anos totalizariam 10.620 dias, e por isso é preciso acrescentar 11 dias a cada trinta anos.

A origem do calendário muçulmano se fixa na Hégira, que comemora a fuga de Maomé, da cidade de Meca para Medina, que coincide com o dia 16 de julho de 622 da era cristã, no calendário gregoriano.

Calendário revolucionário francês

Um caso muito singular é o do calendário republicano, instituído pela revolução francesa em 1793, e que tinha como data inicial o dia 22 de novembro de 1792, data em que foi instaurada a república. Pretendia substituir o calendário gregoriano e tornar-se universal.

O ano passaria a ter 12 meses de trinta dias, distribuídos em três décadas cada mês. Estas eram numeradas de um a três, e os dias de um a dez, na respectiva década, recebendo nomes de primidi, duodi, tridi, quartidi, quintidi, sextidi, septidi, octidi, nonidi, décadi. Deram-se, depois, às décadas, nomes tirados de plantas, animais e objetos de agricultura.

Dividiu-se o dia em dez horas de cem minutos, e estes com cem segundos de duração. As denominações dos meses inspiraram-se nos sucessivos aspectos das estações do ano na França. Aos 360 dias acrescentavam-se cinco complementares, anualmente e, um sexto a cada quatriênio.

O ano desse calendário revolucionário começou à meia-noite do equinócio verdadeiro do outono, segundo o meridiano de Paris. A eliminação das festas religiosas católicas, dos nomes de santos e, sobretudo, do domingo, insuficientemente compensado pelo décadi, indispôs a população. Teve curta duração e a 1º de janeiro de 1806 (com pouco mais de 13 anos), já no primeiro império napoleônico, foi restabelecido o uso do calendário gregoriano.

Os Calendários Juliano e Gregoriano

A Demora na
Adoção do
Calendário
Gregoriano

Os Dias da Semana

Calendários juliano e gregoriano

As origens do calendário juliano remontam ao antigo Egito. Foi estabelecido em Roma por Júlio César no ano 46 a.C. (708 da fundação de Roma). Adotou-se um ano solar de 365 dias, dividido em 12 meses de 29, 30 ou 31 dias. A diferença do calendário egípcio está no fato de se introduzirem os anos bissextos de 366 dias a cada quatro anos, de forma que o ano médio era de 365,25 dias. O esquema dos meses foi reformulado posteriormente para que o mês de agosto, assim nomeado em honra ao imperador Augusto, tivesse o mesmo número de dias que o mês de julho, cujo nome é uma homenagem a Julio César.

Como o ano trópico é de 365,2422 dias, com o passar dos anos se registra um adiantamento na data do equinócio da primavera. Caso fosse mantido o calendário juliano, haveria um adiantamento de seis meses no início das estações, num período de 20.200 anos. Para evitar o problema, o Concílio de Trento, reunido em 1563, recomendou ao papa a correção do inconveniente, que alteraria a data da Páscoa, em virtude dos ciclos de concordância das lunações com o ano solar.

Finalmente, em 1582, o papa Gregório XIII, aconselhado por astrônomos, em particular por Luigi Lílio, obteve o acordo dos principais soberanos católicos e, através da bula Inter gravissimas, de 24 de fevereiro, decretou a reforma do calendário, que passou, em sua homenagem, a chamar-se gregoriano, e é o mais perfeito utilizado até hoje.

Mesmo assim, apresenta algumas deficiências. Uma delas é a diferença com o ano trópico, que aliás não é importante para efeitos práticos. Mais relevante é a diferença na duração dos meses (28, 29, 30 ou 31 dias) e o fato de que a semana, que é utilizada quase universalmente como unidade de tempo de trabalho, não esteja integrada nos meses, de tal forma que o número de dias trabalhados durante um mês pode variar entre 24 e 27.

Além disso, nos países cristãos, a data em que se comemora a Páscoa é determinada por critério lunissolar, que pode acarretar variação de dias e conseqüentemente alterar atividades educacionais, comerciais, de turismo etc. Outro inconveniente é o de não existir um ano zero, o que obriga uma operação matemática estranha, para calcular a diferença em anos de um fato ocorrido antes do nascimento de Cristo, em comparação com outro, ocorrido na era cristã.

Existem várias propostas para solucionar essas questões, nenhuma delas ainda adotada.

Apesar de representar um avanço, o calendário gregoriano demorou para ser aceito, principalmente em países não-católicos, por motivos sobretudo político-religiosos. Nas nações protestantes da Alemanha, foi adotado no decorrer dos séculos XVII (em poucos casos, antes de 1700) e XVIII (Prússia, 1775); na Dinamarca (incluindo então a Noruega), em 1700; na Suécia (com inclusão da Finlândia), em 1753. Nos cantões protestantes da Suíça, no princípio do século XVIII. Na Inglaterra e suas colônias, entre as quais os futuros Estados Unidos, em 1752. Nos países ortodoxos balcânicos, depois de 1914 (Bulgária, 1916, Romênia e Iugoslávia, 1919; Grécia, 1924). Na União Soviética, em 1918. Na Turquia, em 1927. No Egito, já havia sido adotado para efeitos civis desde 1873, mesma data em que foi aceito no Japão. Na China foi aceito em 1912, para vigorar simultaneamente com o calendário tradicional chinês, até 1928. No Brasil, então colônia de Portugal, que na época estava sob domínio da Espanha, o calendário gregoriano entrou em uso em 1582.

Os dias da semana

No Império Romano, a astrologia acabou introduzindo, no uso popular, a semana de sete dias (septimana, isto é, sete manhãs, de origem babilônica). Os nomes orientais foram substituídos pelos latinos, do Sol, da Lua e de deuses equiparados aos babilônicos. Por influência romana, os povos germânicos adotaram a semana, substituindo, por sua vez, os nomes das divindades latinas por aqueles das suas, com que mais se assemelhavam, exceção feita de Saturno, cujo nome se limitaram a adaptar.

Com o cristianismo, o nome do dia do Sol passou de Solis dies a Dominica (dia do Senhor, Dominus) e o Saturni dies (dia de Saturno) foi substituído por Sabbatum, dia do descanso (santificado). As línguas romanas, com exceção do português, conservaram as formas derivadas dos antigos nomes latinos, com essas alterações.

O português adotou integralmente a nomenclatura hebdomadária do latim litúrgico cristão, que designou os dias compreendidos entre o domingo e o sábado por sua sucessão ordinal depois do primeiro dia da semana.

No grego moderno prevaleceu prática semelhante. Em várias línguas germânicas, a cristinianização dos respectivos povos acarretou a substituição do dia de Saturno pelo de véspera do domingo (Sonnabend ou Samstag, alemão) ou, ainda, dia do Senhor (Lördag, sueco).

O domingo conservou o nome de dia do Sol. Em algumas línguas germânicas, o antigo dia de Odin tornou-se o de meio da semana (Mittwoch, alemão), que corresponde à quarta-feira.

Os similares germânicos de Marte, Mercúrio, Jove (Júpiter) e Vênus eram, respectivamente, Ziu ou Tiwaz ou Tyr; Wodan ou Odin; Thor ou Donar; Frija ou Frigg ou Freya.

Fonte: www.superdicas.com.br

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