Breaking News
Home / História Geral / Anticomunismo

Anticomunismo

PUBLICIDADE

Anticomunismo – O que é

anticomunismo é oposição ao comunismo.

anticomunismo organizado desenvolveu-se após a Revolução de outubro de 1917 na Rússia e alcançou dimensões globais durante a Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a União Soviética se envolveram em uma intensa rivalidade.

anticomunismo tem sido um elemento de movimentos que tem muitas posições políticas diferentes, incluindo pontos de vista social-democratas, liberais, conservadores, fascistas, capitalistas, anarquistas e até mesmo socialistas.

A primeira organização especificamente dedicada ao oposição ao comunismo foi o movimento branco russo, que lutou na Guerra Civil Russa a partir de 1918 contra o governo comunista recentemente estabelecido.

O movimento branco foi apoiado militarmente por vários governos estrangeiros aliados, que representaram a primeira instância do anticomunismo como uma política governamental. No entanto, o exército vermelho comunista derrotou o movimento branco e a União Soviética foi criada em 1922. Durante a existência da União Soviética, o anticomunismo tornou-se uma característica importante de diversos movimentos políticos e governos em todo o mundo.

Nos Estados Unidos, o anticomunismo veio a proeminente com o primeiro susto vermelho de 1919-1920. Na Europa, durante a década de 1920 e 1930, a oposição ao comunismo foi promovida por conservadores, social-democratas, liberais e fascistas. Os governos fascistas se tornaram proeminentes como principais opositores do comunismo na década de 1930 e fundaram o Pacto Anti-Comintern em 1936 como uma aliança anticomunista. Na Ásia, o Império do Japão e o Kuomintang (o Partido Nacionalista Chinês) foram as principais forças anticomunistas neste período.

Após a Segunda Guerra Mundial, devido à derrota dos poderes do Eixo, o fascismo deixou de ser um grande movimento político.

Os aliados vitoriosos eram uma coalizão internacional liderada principalmente pela União Soviética, os Estados Unidos e o Reino Unido, mas depois da guerra, esta aliança rapidamente se dividiu em dois campos opostos: um comunista liderado pela União Soviética e um capitalista liderado por os Estados Unidos.

A rivalidade entre os dois lados passou a ser conhecida como Guerra Fria e durante esse período o governo dos Estados Unidos desempenhou um papel de liderança no apoio ao anti-comunismo global como parte de sua política de contenção. Houve numerosos conflitos militares entre comunistas e anti-comunistas em várias partes do mundo, incluindo a Guerra Civil chinesa, a Guerra da Coréia, a Guerra do Vietnã e a Guerra soviético-afegã. A OTAN foi fundada como uma aliança militar anticomunista em 1949 e continuou durante toda a Guerra Fria.

Com as revoluções de 1989 e a dissolução da União Soviética em 1991, a maioria dos governos comunistas do mundo foram derrubados e a Guerra Fria terminou. No entanto, o anticomunismo continua a ser um elemento intelectual importante de muitos movimentos políticos contemporâneos e o anticomunismo organizado é um fator na oposição doméstica encontrada em graus variados dentro da República Popular da China e outros países governados por partidos comunistas.

Anticomunismo – Organização

Comunismo é um tipo de organização econômica, como o capitalismo, que prega pela coletividade das coisas além de outras particularidades.

Em um sistema efetivamente correto de comunismo todas as pessoas ganhariam o mesmo salário e teriam acesso a um mesmo tipo de educação e tratamento hospitalar, sem diferenciações entre público e privado.

Desta forma, uma pessoa poderia escolher sua profissão pensando exclusivamente em sua aptidão e gosto pela matéria e não pelo salário após formado.

Em países comunistas não existe maior paz do que entre os capitalistas e suas infindáveis horas de trabalho.

anticomunismo, neste contexto, funciona de forma semelhante a uma corrente ideológica que quer manter distância dos princípios comunistas.

Hoje ainda são presentes, porém em menor quantidade desde a queda do muro de Berlim e o fim da URSS.

Em alguns casos não muito isolados há relatos de extremismos ligados a agentes anticomunistas.

Anticomunismo – Oposição

Anticomunismo

O anticomunismo se refere à oposição ao comunismo, especialmente ao marxismo-leninismo.

anticomunismo organizado se desenvolveu em reação ao crescente poder do movimento comunista depois que a União Soviética foi estabelecida em 1917.

Monarquistas, cristãos, liberais clássicos, social-democratas e forças pró-mercado livre na Europa se opuseram à primeira onda de revoluções comunistas de 1917 a 1922.

fascismo e o nazismo eram baseados em parte em uma forma violenta de anticomunismo.

Após a Segunda Guerra Mundial, as democracias liberais assumiram a liderança na oposição ao comunismo soviético durante a Guerra Fria.

O movimento pelos direitos humanos do final do século XX acrescentou um forte componente moral à causa anticomunista, expondo os abusos grosseiros dos direitos humanos no mundo comunista. Ao mesmo tempo, as ditaduras militares às vezes usavam o anticomunismo como justificativa para a dura repressão da oposição política.

O país mais conhecido por ser um adversário do comunismo são os Estados Unidos, junto com seus aliados de longa data como Reino Unido, Canadá, França e Austrália. Além das políticas governamentais para resistir à propagação do comunismo soviético, as organizações não governamentais anticomunistas nesses países fizeram muito para aumentar a consciência do comunismo no mundo.

O colapso da União Soviética em 1991 foi uma grande vitória para a causa anticomunista, que geralmente via a URSS como o coração da ameaça comunista.

anticomunismo hoje geralmente se concentra em expor os abusos dos direitos humanos nos regimes marxista-leninistas remanescentes e em evitar que movimentos de extrema esquerda dominem as nações democráticas.

Fonte: en.wikipedia.org/www.resumoescolar.com.br/www.newworldencyclopedia.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.