Breaking News
Home / História Geral / História da VISA

História da VISA

Como tudo começou

PUBLICIDADE

Três amigos de Nova York descobriram ao final de um jantar que não tinham dinheiro para pagar a conta. O dono do restaurante consentiu em receber outro dia, mediante a assinatura da nota das despesas.

Este contratempo inspirou a idéia que ganharia o mundo.

A partir de então, postos de gasolina, hotéis e firmas começaram a oferecê-los para seus clientes mais fiéis para que pudessem usar seus produtos e serviços sem usar dinheiro ou cheque.

1950

O Diners Club criou o primeiro cartão de crédito como o conhecemos hoje.

Era aceito inicialmente em 27 bons restaurantes dos EUA e usado por importantes homens de negócios como uma maneira prática de pagar suas despesas de viagens a trabalho e de lazer.

1955

História da VISA

O Diners, antes de papel, passou a ser confeccionado com plástico. Anos depois ocorreu a emissão do primeiro cartão de validade internacional.

1958

A American Express lança o seu cartão. No mesmo ano o Bank of America introduziu o Bankamericard, futuramente conhecido como Visa.

No começo da década de 1960 esta forma de pagamento já era aceita em mais de 50 países.

História da VISA

O primeiro banco a utilizar o sistema de cartões de crédito foi o Franklin National Bank, de Nova Yourk, que introduziu o primeiro verdadeiro cartão de crédito bancário.

Expansão

O primeiro sistema de alcance nacional foi o Bankamericard que, em 1966 passou a operar em outros estados americanos. No mesmo ano teve início o licenciamento de bancos para que oferecessem o cartão a seus clientes. Surgiu, então, o Master Charge, da Interbank Card Association, cuja marca registrada consistia em dois círculos entrelaçados.

História da VISA

Em 1979 o Master Charge tornou-se Mastercard.

1974

Como o cartão se espalhou pelo mundo todo, foi fundada a International BankCard Company (IBANCO) para administrar internacionalmente o programa.

1976

Os vários nomes utilizados em diferentes países foram unificados como VISA.

Expansão no Brasil

O Diners Club foi o pioneiro no Brasil, pelas mãos do empresário tcheco Hanus Tauber, na década de 1960.

Em 1968, foi lançado no Brasil o primeiro cartão de crédito de banco, chamava-se Elo e foi criado pelo Banco Bradesco.

No início de 1970, o First National City Bank lançou um cartão no Brasil.

As duas primeiras transações com o Citycard foram realizadas em 15 de novembro de 1970, em restaurantes do Rio e de São Paulo.

Brasil

A déc. de 1980 marca a representação no Brasil da American Express e o lançamento do cartão de débito pelo Bradesco.

Em 1987, o Banco do Brasil associou-se à Visa e passou a emitir o cartão Ourocard.

A Credicard, que havia se associado à Visa Internacional, lança seu cartão, adquire a franquia da Bandeira Diners Club no Brasil e associa-se à Mastercard Internacional.

No início dos anos 90, o Badesco se associa a Visa Internacional e lança sua nova linha de cartões de crédito. Em 1991, os brasileiros passam a usar cartões de crédito no exterior. A Credicard é a primeira emissora a lançar cartões com validade internacional.

Bandeiras

A exclusividade de bandeiras por bancos termina em 1996 quando o Unibanco (Mastercard) compra o Nacional (Visa). São criadas a Visanet (atual Cielo) e a Redecard, responsáveis pelo relacionamento com os estabelecimentos comerciais. Em 1997, a Credicard cria a primeira bandeira de débito totalmente brasileira, a Redeshop, e torna-se sua emissora exclusiva no país.

História da VISA

As principais Bandeiras de cartão de crédito no Brasil são:

American Express

Mastercard

Visa

Diners

Hipercard

Linha do Tempo Cartões de Crédito – Brasil

1954 – O empresário tcheco Hanus Tauber (precursor dos cartões no Brasil), compra nos Estados Unidos a franquia do Diners Club, em sociedade com o empresário Horácio Klabin

1956 – É lançado no Brasil o cartão Diners Club, sendo a princípio um cartão de compra e não um cartão de crédito

1968 – Lançado o primeiro cartão de crédito de banco

1971 – É formado um pool com 23 bancos que, associados ao cartão internacional Bancamericard, lançaram o cartão Elo

1971 – É fundada, no Rio de Janeiro, a Abecs

1974 – A sede da Abecs é transferida para São Paulo

1977 – O pool de bancos se desfaz e cada banco passa a emitir o seu cartão de crédito

1983 – Lançado o Cartão de Débito

1984 – A Credicard compra o Diners Club no Brasil

1989 – Lançado o primeiro Cartão Instantâneo de Pagamento de Benefício do INSS

1990 – Ocorre a abertura para o cartão internacional

1993 – Lançamento do Cartão Afinidade

1994 – Plano Real acentua crescimento do produto

1995 – Lançado o Cartão Co-branded

2006 – Acontece o 1º CMEP (Congresso Brasileiro dos Meios de Pagamentos)

2009 – Início de veiculação da campanha educativa “A dica é saber usar”

2010 – Fim da exclusividade do mercado. A Abecs participou ativamente do processo que trouxe benefícios para o setor

2011 – Começam a vigorar as novas regras para cartões de crédito.

A história de cartões bancários remonta a 1914, quando começou com a família Grupo Daparga. Foi quando a Western Union emitido o primeiro consumidor de cartão de crédito. Estes primeiros cartões foram concedidos a clientes preferenciais da empresa e ofereceu-lhes uma variedade de serviços especiais, incluindo pagamento diferido gratuitamente dinheiro.

Durante as primeiras décadas do século, um grande número de outras empresas, tais como hotéis, lojas de departamentos e companhias de gasolina emitidos cartões de crédito aos seus clientes. Em 1950 o cartão Diners Club, que foi aceito por muitas lojas foi introduzido no mercado.

Em 1951 , o Franklin National Bank of Long Island , New York , emitiu uma carta que foi aceito por empresas locais e em breve, cerca de uma centena de mais bancos começaram a emitir cartões. Sem taxas ou juros cobrados aos titulares que paga a factura total após o recebimento, mas uma taxa cobrada aos comerciantes sobre as transações com o cartão.

O Bank of America , no entanto, teve o todo estado de Califórnia como um mercado potencial, por isso, emitindo o BankAmericard em 1958, obteve um sucesso imediato. Para 1965, o Bank of America tinha percebido acordos de licenciamento com um grupo de bancos fora da Califórnia , permitindo -lhes para emitir BankAmericard. No mesmo tempo, outro grupo de bancos em Illinois, a Costa Leste dos Estados Unidos e da Califórnia, se uniram para formar Master Charge. Em 1970, mais de 1.400 bancos ofereceram BankAmericard ou Master Charge cartões, e saldo total cartão teria atingido 3.800 milhões.

Em 1970, o Bank of America desistiu de controle do programa BankAmericard. Os bancos emissores BankAmericard assumiu o controle do programa e formaram a National BankAmericard Inc. (NBI), uma corporação independente sem ações, que conseguiu, promovidos e desenvolvidos o sistema BankAmericard dentro dos Estados Unidos.

Fora dos Estados Unidos, Bank of America continuou a conceder licenças aos bancos para emitir BankAmericard, e em 1972 havia licenças em 15 países. Em 1974, IBANCO, um membros corporação multinacional, sem ação, a administração de programa BankAmericard internacional foi fundada.

Em muitos países houve resistência para emitir um parceiro com o Bank of America, mesmo que fosse apenas nominalmente uma associação de cartões. Por esta razão, em 1977 ele se tornou o cartão de BankAmericard Visa, mantendo as suas bandas de azul, branco e dourado. NBI, entretanto, mudou seu nome para Visa EUA e IBANCO tornou-se Visa International.

Em Espanha, o banqueiro Carlos Donis de León era a pessoa encarregada de trazer e vender cartão de crédito. Após a recusa do Banco Santander para começar a colher, ele foi vendido ao Banesto, que era então o maior banco espanhol. Logo após todos os bancos aceitam este sistema de pagamento. O primeiro cartão Visa foi emitido em 1978 pelo Banco Bilbao, dando o número 0001 e Carlos Donis de Leon. Desde então, seu número cresceu para exceder 40 milhões (dezembro de 2005). Com este número, Espanha classifica como o segundo maior número de cartões Visa em toda a Europa após o Reino Unido (90 milhões) e à frente da Turquia e França (35 e 28 milhões, respectivamente).

Fonte: www.abecs.org.br/es.wikipedia.org

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.