Breaking News
Home / História Geral / Bizâncio

Bizâncio

PUBLICIDADE

Bizâncio (330-1453)

O Antigo Império Romano do Oriente, fundado em 330 por Constantino, sobreviveu por mais 1000 anos depois da queda do Império Romano do Ocidente, este império teve seu esplendor máximo sob o governo de JUSTINIANO I, (482 –565 d.C.). Organizou as leis romanas em um código, o Corpus Juris Civilis (Código de direito civil), ou o Código Justiniano, até os dias atuais é a base dos sistemas legais de muitas nações. Justiniano tomou dos bárbaros muitos territórios que antes haviam feito parte do Império Romano. Construiu várias obras de engenharia, de pontes a igrejas, mas de todas é a famosa igreja de Santa Sofia.

Mas sua mulher, Teodora, exerceu influência em seu reinado. Justiniano era um cristão ortodoxo e tentou unificar o seu império sob uma só religião cristã. Em razão disto, perseguiu os cristãos heréticos, os judeus, e pagãos. Depois fechou centros de filosofia grega, na qual acreditava pregar o paganismo. Isto levou no século VIII ao movimento iconoclasta, onde obras de arte foram destruídas. A arte bizantina se destacou principalmente na produção de mosaicos (Veja figura). Também no império bizantino instituiu-se o cesaropapismo, onde o Imperador era também o chefe supremo da Igreja, isto levou ao atrito com o papa em Roma e em 1054 ocorreu o Cisma do Oriente, quando a Igreja Católica de Bizâncio se tornou a Católica Ortodoxa, rompendo com a Igreja Católica Romana.

Muralha de Bizâncio

Em 1453, Constantinopla era invadida pelos turcos Otomanos que implantaram o islamismo, tal invasão fechou as portas da Europa para as rotas comerciais com o oriente e levou Portugal a iniciar o ciclo das Grandes Navegações pelo Atlântico e iniciar a Idade Moderna.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE O que foi o Mundo Pós-Guerra? O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos …

Crise de 1929

Crise de 1929

PUBLICIDADE A Crise de 1929 – O Crack da Bolsa de Nova York Em 1919 …

Descolonização da África e da Ásia

PUBLICIDADE O que foi a Descolonização da África e da Ásia? Com o enfraquecimento das nações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.