Breaking News
Home / História Geral / Descolonização da África e da Ásia

Descolonização da África e da Ásia

PUBLICIDADE

O que foi a Descolonização da África e da Ásia?

Com o enfraquecimento das nações europeias devido a Segunda Guerra Mundial, suas colônias na África e Ásia iniciaram suas guerras pela independência, algumas foram pacíficas como foi o caso da Índia onde o advogado Mahatma Mohandas Gandhi (1869-1948) pregou a desobediência pacífica, onde o povo indiano não acataria mais as leis da Inglaterra.

Os ingleses sem poder agir com violência contra um povo que não reagia, acabou dando a independência do país. Mas Gandhi não conseguiu conter as lutas internas entre indianos de religião hindu e os de religião muçulmana, isto levou ao seu assassinato e depois na divisão do país em Índia de maioria hindu e Paquistão de maioria muçulmana. Atualmente os dois países têm armas nucleares e são inimigos.

Outro marco da independência na Ásia foi a Guerra do Vietnã (1957-1975), onde os socialistas do norte do país liderados por Ho Chi Minh (1890-1964) lutaram pela expulsão dos franceses e depois contra o governo capitalista aliado aos franceses e norte-americanos que passaram a intervir militarmente no país para sufocar os socialistas. Após anos de lutas as tropas socialistas do Vietnã do Norte conseguiram derrotar os Estados Unidos.

Por Frederico Czar
Professor de História

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE O que foi o Mundo Pós-Guerra? O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos …

Crise de 1929

Crise de 1929

PUBLICIDADE A Crise de 1929 – O Crack da Bolsa de Nova York Em 1919 …

Socialismo Científico

PUBLICIDADE O que é o Socialismo Científico? Karl Marx (1818-1883), filósofo e economista alemão que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.