Breaking News
Home / Astronomia / Exoplaneta

Exoplaneta

É chamado de planeta extra-solar ou exoplaneta para um planeta que orbita uma estrela diferente do Sol e, portanto, não pertence ao sistema solar.

Os planetas extraterrestres tornaram-se objetos de pesquisa científica no século XX. Muitos astrônomos assumiram sua existência, mas não possuíam meios para identificá-los. A primeira detecção confirmada foi feita em 1992, com a descoberta de vários planetas de massa terrestre orbitando o pulsar Lich. A primeira detecção confirmada de um planeta extrasolar que gira em torno de uma estrela na sequência principal (Dimidio ), foi feito em 1995 pelos astrônomos Michel Mayor e Didier Queloz.  Desde então, o número de descobertas cresceu ano após ano.

Eles descobriram 2748 sistemas planetários que contêm um total de 3668 corpos planetários, 616 3 destes sistemas são múltiplos e 125 desses planetas estão acima de 13 M J (1 M J é a massa de Júpiter ) tão muito Provavelmente são anãs marrons.

A maioria dos planetas extrasolares conhecidos são gigantes gasosas iguais ou mais maciças do que o planeta Jupiter , com órbitas muito próximas da sua estrela e períodos orbital muito curtos, também conhecido como jupiter quente . No entanto, acredita-se que este é o resultado do viés de informação criado pelos métodos de detecção atuais, que encontram planetas deste tamanho mais facilmente do que os planetas terrestres menores. No entanto, os exoplanetas comparáveis ​​aos nossos começam a ser detectados, à medida que as capacidades de detecção e o tempo de estudo aumentam. O primeiro sistema extrasolar descoberto com mais de um planeta foi Upsilon Andromedae.

De acordo com a atual definição de “planeta”, um planeta deve orbitar uma estrela. 5 No entanto, é considerado possível a existência de corpos planetários não ligados à gravidade de qualquer estrela. Tais corpos teriam sido expulsos do sistema em que foram formados e, na literatura científica, são muitas vezes referidos como planetas errantes ou planetas interestelares .

A NASA para a frente em junho de 2010 que a sonda Kepler , lançado em órbita em março de 2009, encontrou evidências de 706 novos exoplanetas em seus primeiros 43 dias de operação, 400 dos quais com dimensões entre as de Netuno e Terra . Os resultados oficiais desta missão será publicado em fevereiro de 2011, 6 7 , mas os resultados preliminares indicam que pelo menos 60 dos planetas detectados será semelhante ao da Terra (duas vezes a Terra do tamanho ou menos) tamanho. 8

O exoplaneta confirmado mais parecido com a Terra descoberta em órbita dentro da zona habitável é, até janeiro de 2015, Kepler-438b , com índice de similaridade com a Terra de 88%. O KOI-4878.01 , um candidato do planeta, possui um IST maior (98%). 9 Se confirmado, seria um possível análogo para a Terra .

Em 12 de janeiro de 2012, a revista Nature publica um artigo desenvolvido por cientistas internacionais, onde o uso de microfilmes gravitacionais garante que todas as estrelas da Via Láctea tenham entre 0,71 e 2,32 planetas em órbita.

exoplaneta

O planeta extra-solar, ou um exoplaneta, é um planeta em um sistema solar diferente do nosso. Nós sempre supusemos que eles existiam, mas não foi até 1992 que a presença de um planeta extra-solar foi definitivamente confirmada. Outra descoberta foi feita um pouco mais cedo, em 1988, mas não seria confirmada até 2003. A descoberta de 1992, que foi feita pelos radio-astrônomos Aleksander Wolszczan e Dale Frail, descobriu um sistema planetário em torno do pulsar de rotação rápida PSR 1257 + 12. Acredita-se que esses planetas incomuns se formaram a partir dos restos da explosão da supernova que criou o pulsar, ou então os núcleos rocosos de gigantes de gás cujas atmosferas foram tiradas pela supernova.

Outro marco importante na astronomia de planetas extrasolares ocorreu em 6 de outubro de 1995, quando Michel Mayor e Didier Queloz, da Universidade de Genebra, anunciaram que descobriram um planeta extra-solar orbitando uma sequência principal (estrela do tipo Sun), 51 Pegasi, aproximadamente 50 anos luz de distância. O planeta foi descoberto usando o método de velocidade radial , que usa um espectroscópio sensível para detectar mudanças regulares de velocidade nas linhas espectrais de uma estrela com magnitudes tão pequenas quanto 70 metros por segundo. O planeta foi nomeado 51 Pegasi b, uma convenção de nomeação utilizada para todos os planetas extrasolares. O primeiro planeta extra-solar orbital de uma estrela é designado “b”, o segundo “c”, o terceiro “d”, e assim por diante.

Fonte: es.wikipedia.org/