Inundações

PUBLICIDADE

Uma inundação é a ocupação pela água de áreas que geralmente estão livres desta, ​ por rios transbordantes, , por chuvas torrenciais, por marés acima do nível habitual, por maremotos, furacões, entre outros.

As inundações fluviais são processos naturais que ocorrem periodicamente e têm sido a causa da formação de planícies em vales fluviais , terras férteis, prados e margens de rios, onde a agricultura normalmente se desenvolve.

Nas zonas costeiras, o marulhar do mar serviu para modelar as costas e criar zonas pantanosas como lagoas e lagoas que, após a ocupação humana, tornaram-se zonas vulneráveis.

A inundação pode ocorrer como um transbordamento de água, como um rio, lago ou oceano, em que a água transborda ou rompe diques, fazendo com que parte dessa água escape de seus limites usuais,  ou pode ocorrer devido a um acúmulo de água da chuva em solo saturado em uma inundação superficial.

Embora o tamanho de um lago ou outro corpo de água varie com as mudanças sazonais nas chuvas e no derretimento da neve, é improvável que essas mudanças de tamanho sejam consideradas significativas, a menos que inundem propriedades ou afoguem animais domésticos.

Inundações também podem ocorrer em rios quando o fluxo excede a capacidade do canal do rio, principalmente em curvas ou meandros da hidrovia.

As inundações geralmente causam danos a residências e empresas se estiverem nas planícies de inundação naturais dos rios. Embora os danos causados ​​pelas inundações ribeirinhas possam ser eliminados afastando-se dos rios e outros corpos d’água, as pessoas tradicionalmente vivem e trabalham ao longo dos rios porque a terra é muitas vezes plana e fértil e porque os rios facilitam as viagens e o acesso ao comércio e à indústria.

As inundações podem ter consequências secundárias, além de danos materiais, como o deslocamento de moradores a longo prazo e a disseminação de doenças transmitidas pela água e mosquitos.

Inundações – O que causa

Inundações  são ocasionadas por condições atmosféricas que levam a fortes chuvas ou ao rápido derretimento de neve e gelo.

A geografia também pode tornar uma área mais propensa a inundações. Por exemplo, áreas próximas a rios e cidades estão frequentemente em risco de inundações repentinas.

Várias condições climáticas diferentes podem causar chuvas extremas em uma região. Os ciclones tropicais se formam em algumas áreas tropicais e subtropicais, geralmente no verão e no outono. Quando aparecem no Oceano Atlântico ou na parte noroeste do Oceano Pacífico e atingem uma certa intensidade, são chamados de furacões. Os ciclones tropicais podem produzir grandes quantidades de chuva, causando inundações e inundações repentinas quando a tempestade atinge a terra.

Eles também podem enviar uma corrente de água do oceano para as costas em um evento chamado de tempestade, que inunda áreas baixas.

Fonte: es.wikipedia.org/wisegeek.com

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.