Breaking News
Home / Geografia / Dolina

Dolina

PUBLICIDADE

O que é dolina?

Uma dolina ou  sumidouro é uma forma característica de erosão de calcário no contexto cárstico. A dissolução da pedra calcária superficial leva à formação de depressões circulares variando de alguns metros a várias centenas de metros de diâmetro. O seu fundo é frequentemente ocupado por argila descalcificante ou terra vermelha, fértil e mais ou menos impermeável.

A retenção local de água torna adequado para o desenvolvimento de um microclima específico e uma vegetação rica que contrasta com o planalto cercando a pedra calcária, dando-lhes uma função de habitat e possivelmente um refúgio natural para muitas espécies.

Ao contrário de outras formas  cársticas, o sumidouro não é devido à ação direta da água pela dissolução dos calcários, mas é muitas vezes o resultado de um colapso da rocha quando as cavidades subterrâneas são perto da superfície. O teto da caverna, então muito fino, pode entrar em colapso, criando uma depressão na superfície onde a água se acumula mais facilmente e depura por argolas.

Dolina

O que é

Sumidouro é o nome da calha (leito aquático) que recebe a água da chuva ou de algum tipo de corrente superficial. O termo está relacionado com o verbo sumir, o qual se refere a submergir ou ruir.

O sumidouro, por conseguinte, permite sumir/escoar as águas. Em geral, trata-se de uma depressão circular que, a nível geológico, se conhece como dolina. As dolinas formam-se em superfícies, têm uma profundidade variável e apresentam paredes de importante inclinação.

A própria ação da água faz que o subsolo derroque, acabando por formar uma cova. À medida que a água se filtra, o tecto da cova vai-se derrubando, nascendo assim o sumidouro. É importante destacar que os rios subterrâneos se alimentam do sumidouro, aumentando o seu caudal graças à água deste.

Vários são os sumidouros naturais que existem no planeta e que se tornaram bastante populares pela sua espectacularidade em termos de dimensão ou devido às funções que realizam. No entanto, entre os mais importantes podemos destacar, entre outros, o seguinte:

– Bimmah: Um dos mais espetaculares do mundo é este, situado em Omán (Ásia), uma vez que tem a particularidade de contar com um túnel subterrâneo de cerca de 500 metros que se converteu num lugar encantado para os adeptos das atividades submarinas. Além do mais, não só comunica com o mar, como é uma mescla perfeita de água doce e salgada.

Fonte: fr.wikipedia.org/conceito.de

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Crise do Petróleo

Crise do Petróleo

PUBLICIDADE O que foi a crise do petróleo? Desde a sua descoberta, o petróleo, também …

Boko Haram

Boko Haram

PUBLICIDADE O que é Boko Haram? Indiscutivelmente, falar de terrorismo e cultural oriental islâmica é …

ALADI

ALADI

PUBLICIDADE ALADI – Associação Latino Americana de Integração Configurando-se como o maior bloco econômico da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.