Sumidouro

PUBLICIDADE

Sumidouro – O que é ?

São depressões circulares naturais que se formam quando a água erode rochas facilmente dissolvidas ou solúveis localizadas abaixo da superfície do solo. A água se move ao longo das juntas, ou fraturas, ampliando-as para formar um canal que drena sedimentos e água para o subsolo. 

À medida que a rocha erode, os materiais acima descem nas aberturas. Os sumidouros variam de alguns pés (m) a várias centenas de pés (m) de largura e profundidades de até 150 pés (50 m). 

subsidência associada a dolinas pode ser um processo rápido ou gradual e apresenta riscos consideráveis ​​associados a danos às estruturas superficiais. Embora muitas dessas depressões estejam cheias de água, os sumidouros não têm drenagem externa e são locais potenciais para a poluição das águas subterrâneas.

Dolina ou sumidouro é um buraco ou abertura na superfície da terra que se forma devido à erosão hídrica abaixo da superfície. Os sumidouros são normalmente encontrados em regiões que consistem em minerais que são facilmente erodidos pelo fluxo de água, e a erosão hídrica é a causa mais comum de sumidouros. Isso pode ser devido a fluxos de água naturais ou criados pelo homem devido a sistemas de esgoto mal feitos, dutos subterrâneos quebrados ou desvio de água natural para novas áreas.

Um sumidouro normalmente leva um tempo bastante longo para se formar, no entanto, essa formação é muitas vezes imperceptível da superfície, fazendo com que o aparecimento de um sumidouro pareça repentino e inesperado.

Os buracos são normalmente formados devido à erosão do leito rochoso em uma área devido ao fluxo de água ou movimento sob a superfície do solo. Certos tipos de rocha são mais facilmente erodidos pela circulação de água, incluindo calcário , rochas carbonáticas e leitos de sal encontrados abaixo da superfície. Um sumidouro pode ter quase qualquer tamanho, desde um pequeno orifício com apenas cerca de um pé (cerca de 30 cm) de diâmetro, até crateras maciças com mais de 60 pés (mais de 18 m) em largura e profundidade.

Uma dolina ou  sumidouro é uma forma característica de erosão de calcário no contexto cárstico. A dissolução da pedra calcária superficial leva à formação de depressões circulares variando de alguns metros a várias centenas de metros de diâmetro. O seu fundo é frequentemente ocupado por argila descalcificante ou terra vermelha, fértil e mais ou menos impermeável.

A retenção local de água torna adequado para o desenvolvimento de um microclima específico e uma vegetação rica que contrasta com o planalto cercando a pedra calcária, dando-lhes uma função de habitat e possivelmente um refúgio natural para muitas espécies.

Ao contrário de outras formas  cársticas, o sumidouro não é devido à ação direta da água pela dissolução dos calcários, mas é muitas vezes o resultado de um colapso da rocha quando as cavidades subterrâneas são perto da superfície. O teto da caverna, então muito fino, pode entrar em colapso, criando uma depressão na superfície onde a água se acumula mais facilmente e depura por argolas.

Dolina

Sumidouro – Definição

Sumidouro é o nome da calha (leito aquático) que recebe a água da chuva ou de algum tipo de corrente superficial. O termo está relacionado com o verbo sumir, o qual se refere a submergir ou ruir.

O sumidouro, por conseguinte, permite sumir/escoar as águas. Em geral, trata-se de uma depressão circular que, a nível geológico, se conhece como dolina. As dolinas formam-se em superfícies, têm uma profundidade variável e apresentam paredes de importante inclinação.

A própria ação da água faz que o subsolo derroque, acabando por formar uma cova. À medida que a água se filtra, o teto da cova vai-se derrubando, nascendo assim o sumidouro. É importante destacar que os rios subterrâneos se alimentam do sumidouro, aumentando o seu caudal graças à água deste.

Vários são os sumidouros naturais que existem no planeta e que se tornaram bastante populares pela sua espetacularidade em termos de dimensão ou devido às funções que realizam. No entanto, entre os mais importantes podemos destacar, entre outros, o seguinte:

– Bimmah: Um dos mais espetaculares do mundo é este, situado em Omán (Ásia), uma vez que tem a particularidade de contar com um túnel subterrâneo de cerca de 500 metros que se converteu num lugar encantado para os adeptos das atividades submarinas. Além do mais, não só comunica com o mar, como é uma mescla perfeita de água doce e salgada.

Fonte: www.encyclopedia.com/fr.wikipedia.org/conceito.de

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.