Breaking News
Home / Geografia / Vulcão Chimborazo

Vulcão Chimborazo

PUBLICIDADE

Chimborazo , vulcão inativo, 20.577 pés (6.272 m) de altura, centro do Equador; o mais alto do Equador.

Seu cume está sempre coberto de neve. Explorado pela primeira vez por Alexander von Humboldt em 1802, foi escalado pela primeira vez em 1880 por Edward Whymper. É frequentemente associado ao vizinho Cotopaxi, embora os dois vulcões tenham formas diferentes.

Antes de conhecer-se bem o Himalaia, acreditava-se que o Chimborazo fosse a montanha mais alta do mundo.

Hoje sabe-se que não é sequer o ponto culminante da cadeia andina, mas seus 6.310m de altura garantem-lhe o título de rei dos Andes.

Vulcão Chimborazo
Vulcão Chimborazo

Pico mais elevado do Equador, o Chimborazo é um vulcão extinto, situado na cordilheira ocidental dos Andes.

Por suas encostas descem numerosas geleiras, responsáveis pelas imensas morenas — acumulações de detritos rochosos — algumas das quais remontam às glaciações quaternárias. Seu terreno, de origem vulcânica, é extremamente poroso, o que explica a desproporção entre a quantidade de neve no cume e a modéstia dos rios que nascem em suas encostas.

Vulcão Chimborazo
O Chimborazo, pico culminante da cordilheira dos Andes no Equador, é um dos mais elevados do continente americano.

Embora inativo há milênios, o Chimborazo apresenta inquestionáveis características vulcânicas. Suas encostas são formadas por extratos profundos de lava, que demonstram a intensa atividade em tempos remotos. Por sua situação, atua como divisor de águas dos rios que desembocam no Pacífico e os que alimentam a bacia amazônica.

A vegetação alpina termina aos 3.900m, e a linha de ervas e plantas criptógamas aos 4.300m; a partir daí, a vegetação é escassa.

O Chimborazo foi escalado pela primeira vez, com fins científicos, em 1745, pela expedição de Charles-Marie de la Condamine.

Em 1802 o naturalista alemão Alexander von Humboldt chegou até 5.760m. Mas o primeiro a escalar o cume foi o inglês Edward Whymper, em 1880.

Atualmente é possível ir de trem até o povoado de Urbina, situado a 3.600m

Vulcão Chimborazo
Vulcão Chimborazo

Chimborazo é um estrato vulcão do Equador situado na província de Chimborazo, elevando a 6.267 m de altitude e situado perto de Riobamba, a cerca de 180 km a sul do Quito.

É o pico mais alto dos Andes equatoriais, dominando uma região de 50 000 km2 e apresentando uma base de 20 km de diâmetro. É o 17º monte de maior proeminência topográfica do mundo.

Até o início do século XIX, o Chimborazo era considerado a mais alta montanha da Terra (a partir do nível do mar), e tal consideração levou a diversas tentativas de escalada. Em 1802, o naturalista alemão Alexander vou Humboldt tentou escalá-lo, acompanhado por Aimé Bonpland e pelo equatoriano Carlos Montúfar, mas teve que abandonar a tarefa a 5875 m por causa do escasso ar.

A essa altura, eles alcançaram a maior altitude confirmada nunca mais atingida por um ser humano.

Assim, é ao britânico Edward Whymper e aos irmãos Louis e Jean-Antoine Carrel que cabe a oportunidade, em 1880, de serem os primeiros a atingir o pico do Chimborazo.

Diversas pessoas duvidaram de tal feito, e Whymper escalou o vulcão mais uma vez no mesmo ano em companhia dos equatorianos David Beltrán e Francisco Campanha.

O Chimborazo ensinou, mais tarde, o libertador Simón Bolívar, que compôs um poema sobre o vulcão.

A sua última erupção data de mais de dez mil anos, sendo assim considerado extinto.

Ele chama-se Taita Chimborazo, ou seja Pai Chimborazo, sendo a Mãe Tungurahua.

Vulcão Chimborazo
Localização do Vulcão Chimborazo

Vulcão Chimborazo
Vulcão Chimborazo

Chimborazo é um estratovulcão do Equador situado na província de Chimborazo, culminando a 6.267 m de altitude e situado perto de Riobamba, a cerca de 180 km ao sul de Quito.

É o pico mais alto dos Andes equatoriais, dominando uma região de 50 000 km2 e apresentando uma base de 20 km de diâmetro. É o 17º monte de maior proeminência topográfica do mundo.

Até o início do século XIX, Chimborazo era considerado a mais alta montanha da Terra (a partir do nível do mar), e tal reputação levou a diversas tentativas de escalada.

Em 1802, o naturalista alemão Alexander von Humboldt tentou escalá-lo, acompanhado por Aimé Bonpland e pelo equatoriano Carlos Montúfar, mas teve que abandonar a empreitada a 5875 m por causa da rarefação do ar. A essa altura, eles alcançaram a maior altitude confirmada jamais atingida por um ser humano.

Assim, é ao britânico Edward Whymper e aos irmãos Louis e Jean-Antoine Carrel que cabe a honra, em 1880, de serem os primeiros a atingir o pico do Chimborazo.

Diversas pessoas duvidaram de tal feito, e Whymper escalou o vulcão mais uma vez no mesmo ano em companhia dos equatorianos David Beltrán e Francisco Campaña.

O Chimborazo inspirou, mais tarde, o libertador Simón Bolívar, que compôs um poema sobre o vulcão.

Sua última erupção data de mais de dez mil anos, sendo assim considerado extinto.

Ele é apelidado de Taita Chimborazo, ou seja Papai Chimborazo, a mãe sendo Mama Tungurahua.

O Chimborazo como extremo da Terra

O pico do Chimborazo é o ponto da Terra mais afastado do seu centro, pois ela é mais larga na altura do equador.

Altura

O vulcão Chimborazo: com 6310 metro

Vulcão Chimborazo
Último retrato de Alexander von Humboldt, de Julius Schrader (1859). Ao fundo o Chimborazo

Fonte: www.goecities.com/geocities.yahoo.com.br/sigarra.up.pt/

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Energia Fotovoltaica

PUBLICIDADE Energia Fotovoltaica – O que é Os materiais e dispositivos fotovoltaicos convertem a luz …

Geleiras

PUBLICIDADE Geleiras – O que são As geleiras são formadas de neve que, ao longo …

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.