PUBLICIDADE
Antes de conhecer-se bem o Himalaia, acreditava-se que o Chimborazo fosse a montanha mais alta do mundo.
Hoje sabe-se que não é sequer o ponto culminante da cadeia andina, mas seus 6.310m de altura garantem-lhe o título de rei dos Andes.
Vulcão Chimborazo
Pico mais elevado do Equador, o Chimborazo é um vulcão extinto, situado na cordilheira ocidental dos Andes.
Por suas encostas descem numerosas geleiras, responsáveis pelas imensas morenas — acumulações de detritos rochosos — algumas das quais remontam às glaciações quaternárias. Seu terreno, de origem vulcânica, é extremamente poroso, o que explica a desproporção entre a quantidade de neve no cume e a modéstia dos rios que nascem em suas encostas.
O Chimborazo, pico culminante da cordilheira dos Andes no Equador, é um dos mais elevados do continente americano.
Embora inativo há milênios, o Chimborazo apresenta inquestionáveis características vulcânicas. Suas encostas são formadas por extratos profundos de lava, que demonstram a intensa atividade em tempos remotos. Por sua situação, atua como divisor de águas dos rios que desembocam no Pacífico e os que alimentam a bacia amazônica.
A vegetação alpina termina aos 3.900m, e a linha de ervas e plantas criptógamas aos 4.300m; a partir daí, a vegetação é escassa.
O Chimborazo foi escalado pela primeira vez, com fins científicos, em 1745, pela expedição de Charles-Marie de la Condamine.
Em 1802 o naturalista alemão Alexander von Humboldt chegou até 5.760m. Mas o primeiro a escalar o cume foi o inglês Edward Whymper, em 1880.
Atualmente é possível ir de trem até o povoado de Urbina, situado a 3.600m
Vulcão Chimborazo
Fonte: geocities.yahoo.com.br
Vulcão Chimborazo
Chimborazo é um estrato vulcão do Equador situado na província de Chimborazo, elevando a 6.267 m de altitude e situado perto de Riobamba, a cerca de 180 km a sul do Quito.
É o pico mais alto dos Andes equatoriais, dominando uma região de 50 000 km2 e apresentando uma base de 20 km de diâmetro. É o 17º monte de maior proeminência topográfica do mundo.
Até o início do século XIX, o Chimborazo era considerado a mais alta montanha da Terra (a partir do nível do mar), e tal consideração levou a diversas tentativas de escalada. Em 1802, o naturalista alemão Alexander vou Humboldt tentou escalá-lo, acompanhado por Aimé Bonpland e pelo equatoriano Carlos Montúfar, mas teve que abandonar a tarefa a 5875 m por causa do escasso ar.
A essa altura, eles alcançaram a maior altitude confirmada nunca mais atingida por um ser humano.
Assim, é ao britânico Edward Whymper e aos irmãos Louis e Jean-Antoine Carrel que cabe a oportunidade, em 1880, de serem os primeiros a atingir o pico do Chimborazo.
Diversas pessoas duvidaram de tal feito, e Whymper escalou o vulcão mais uma vez no mesmo ano em companhia dos equatorianos David Beltrán e Francisco Campanha.
O Chimborazo ensinou, mais tarde, o libertador Simón Bolívar, que compôs um poema sobre o vulcão.
A sua última erupção data de mais de dez mil anos, sendo assim considerado extinto.
Ele chama-se Taita Chimborazo, ou seja Pai Chimborazo, sendo a Mãe Tungurahua.
Localização do Vulcão Chimborazo
Fonte: sigarra.up.pt
Vulcão Chimborazo
Vulcão Chimborazo
Chimborazo é um estratovulcão do Equador situado na província de Chimborazo, culminando a 6.267 m de altitude e situado perto de Riobamba, a cerca de 180 km ao sul de Quito.
É o pico mais alto dos Andes equatoriais, dominando uma região de 50 000 km2 e apresentando uma base de 20 km de diâmetro. É o 17º monte de maior proeminência topográfica do mundo.
Até o início do século XIX, Chimborazo era considerado a mais alta montanha da Terra (a partir do nível do mar), e tal reputação levou a diversas tentativas de escalada.
Em 1802, o naturalista alemão Alexander von Humboldt tentou escalá-lo, acompanhado por Aimé Bonpland e pelo equatoriano Carlos Montúfar, mas teve que abandonar a empreitada a 5875 m por causa da rarefação do ar. A essa altura, eles alcançaram a maior altitude confirmada jamais atingida por um ser humano.
Assim, é ao britânico Edward Whymper e aos irmãos Louis e Jean-Antoine Carrel que cabe a honra, em 1880, de serem os primeiros a atingir o pico do Chimborazo.
Diversas pessoas duvidaram de tal feito, e Whymper escalou o vulcão mais uma vez no mesmo ano em companhia dos equatorianos David Beltrán e Francisco Campaña.
O Chimborazo inspirou, mais tarde, o libertador Simón Bolívar, que compôs um poema sobre o vulcão.
Sua última erupção data de mais de dez mil anos, sendo assim considerado extinto.
Ele é apelidado de Taita Chimborazo, ou seja Papai Chimborazo, a mãe sendo Mama Tungurahua.
O Chimborazo como extremo da Terra
O pico do Chimborazo é o ponto da Terra mais afastado do seu centro, pois ela é mais larga na altura do equador.
Altura
O vulcão Chimborazo: com 6310 metro
Último retrato de Alexander von Humboldt, de Julius Schrader (1859). Ao fundo o Chimborazo
Fonte: www.goecities.com