Breaking News
Home / Geografia / Migração Pendular

Migração Pendular

PUBLICIDADE

O que é migração pendular?

Você certamente já ouviu falar de muitas pessoas que viajam para outra cidade a fim de trabalharem, estudarem e até mesmo se divertir, e no final no dia retornam para suas casas na cidade de origem. Pois bem, este movimento de idas e voltas constantes é um objeto de estudo espetacular para muitas áreas do conhecimento científico, sobretudo, a Geografia, e ele se chama Migração Pendular, exatamente como o pêndulo de um relógio, que só para por forças maiores.

Esse fenômeno migratório também é chamado de migração diária e só no Brasil milhares de pessoas o realizam a cada dia. Estas pessoas deslocam-se para uma cidade, um estado ou até mesmo um país limítrofe para realizem suas tarefas diárias que podem ser estudos, trabalho, lazer, diversão e buscas por serviços essenciais, como hospitais. E depois de concluírem, voltam para sua casa no local de origem. E para realizarem este deslocamento, estas pessoas utilizam ônibus, carros, trens, metrôs e aviões.

Migração Pendular

Os pesquisadores começaram a perceber que este fenômeno ocorre de forma mais intensa e, portanto, mais visível nas grandes áreas urbanas que devido a sua infraestrutura acabam oferecendo mais serviços para a população. Tome o exemplo da região metropolitana de São Paulo, uma das maiores da América do Sul: imagine a quantidade de pessoas que saem todos os dias de municípios, como, Cotia, Osasco, Grande ABC, Guarulhos e outras, em direção a capital do estado para trabalharem e estudarem, movimentando a economia local de forma desenfreada, utilizando os serviços públicos e privados da mesma.

Mas não pense que esse fenômeno trata-se de algo bonito, pelo contrário, é em grande parte vinculada a precariedade de muitas regiões, causadas pela segregação urbana, ou seja, quando uma cidade não oferece aos seus cidadãos os serviços básicos para a consolidação de uma vida mais digna, muitos deles o procurarão em cidades que possuem, causando cada vez mais uma superlotação em determinados pontos e o esvaziamento em outros.

Ele afeta incansavelmente milhares de trabalhadores e trabalhadoras do meio urbano, estudantes secundários e universitários, uma vez que, grandes empresas, universidades, escolas e institutos localizam-se em áreas pré-determinadas. Mas não é restrito a estas pessoas, pois afeta também trabalhadores do campo, como os boias-frias, que se movimentam todos os dias de suas cidades para as principais lavouras a fim de realizarem o seu trabalho.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.