Breaking News
Home / Geografia / Paisagem Modificada

Paisagem Modificada

PUBLICIDADE

O que é uma paisagem modificada?

Um conceito muito discutido principalmente pelos geocientistas, diz respeito à paisagem. A paisagem dentro da Geografia é uma importante categoria de analise que nos faz refletir de diferentes formas acerca da dinâmica, dos processos e dos agentes no planeta Terra.

Os seres humanos estão sempre utilizando o meio em que vivem, sobretudo os elementos disponíveis na natureza, seja no seu consumo direto, seja para a sua transformação em mercadorias ou produtos manufaturados. Para isso, ele utiliza as diferentes técnicas, que envolvem as formas e os instrumentos utilizados para melhor produzir e transformar as paisagens do espaço geográfico.

Paisagem Modificada

Objetivando compreender o grau de impacto causado pelo ser humano a Terra, posicionando o homem como uma força capaz de mudar as estruturas do planeta e de suas paisagens, surgem hipóteses, ideias e denominações, como o conceito de Paisagem Modificada, definido por alguns cientistas como os impactos causados pelos seres humanos nas diversas paisagens do planeta Terra.

Assim o ser humano, ao assumir o caráter de agente transformador da paisagem, se faz responsável pelos impactos oriundos de suas atividades, deixando suas “pegadas antrópicas”.

Desta forma, a poluição das águas, o grau elevado de erosividade e erodibilidade, o aumento de nitrogênio na atmosfera, o aquecimento global e o aumento do nível do mar e dos gases causadores do efeito estufa, a partir do século XVII, colocam o ser humano como uma força capaz de modificar a estrutura física do planeta Terra, tornando-o desfavorável a variedade de formas de vida que nela habitam e a usufruem, inclusive a humana.

As consequências são diversas, no âmbito socioeconômico e sociopolítico observa-se a explorações dos países do centro do capital aos países da sua periferia, que por sua vez, possuem abundância de recursos naturais em grande parte preservados, deixando-os a mercê de políticas desestabilizadas. No que se refere a ciência, pontua-se a dificuldade dos cientistas em estabelecer mesmo com base em evidências, uma ideia sólida sobre o Antropoceno, Tendo em vista que as únicas forças responsáveis pelas mudanças em toda escala do tempo geológico estão ligadas a própria dinâmica do planeja interna ou externamente em longo período de tempo e espaço.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.