Breaking News
Home / Geografia / Atmosfera

Atmosfera

PUBLICIDADE

Os geocientistas dividem a Terra em várias compartimentações, uma delas que possuí bastante relevância chama-se atmosfera, estudada principalmente por geógrafos climatologistas, meteorologistas e astrônomos.

Sua importância se dá principalmente porque ela garante a existência e a manutenção de toda a vida presente no planeta, e que é constantemente ao longo da história da humanidade, principalmente a partir da revolução industrial, afetada pelas atividades dos seres humanos.

Mas o que define a atmosfera?

Em geral, a atmosfera é uma esfera ou camada fina de gases, que não possui cheio, cor ou gosto eque se liga a Terra por meio da força de gravidade. Sua espessura (ou altura) é variável, indo de aproximadamente 15 km a 1.000 km, sendo menor na região equatorial e maior sobre os polos, em razão da forma irregular da Terra, ou seja, é um geoide.

É na atmosfera terrestre que ocorrem os fenômenos ou eventos meteorológicos, os gases que nela se encontram, tornam-se rarefeitos e desaparecem com a altitude. Os identificados pelos pesquisadores são: Argônio (A), Ozônio (O3), Hélio (HE), Neônio (NE), Metano (CH4), Hidrogênio (H), Nitrogênio (N2), Creptônio (KR), Gás Carbônico (CO2), Monóxido de Carbono (CO), Vapor de Água (H2O), Dióxido de Enxofre (SO2), Oxigênio (O2) e os Aerossóis (Pós, Cinzas Vulcânicas, Matéria Orgânica, Resíduos Indústrias, etc.), cada qual com a sua quantidade, seu peso e sua massa molar. Que possuem diferentes funções ao longo do tempo geológico, uma vez que sua dinâmica muda no passar dos milhares e milhões de anos, podendo ser núcleos de condensação, cristalização, absorvedores e dispersores de radiação.

Camadas da Atmosfera

Além disso, a atmosfera possui uma estrutura complexa, que é definida ou dividida em diferentes camadas ou estratos superpostos, três são mais quentes e duas são mais frias:

– Troposfera: Em média possui 12 km de espessura, mas no equador atinge aproximadamente 16 km e nos polos 12 km, é onde ocorrem os meteoros, concentra cerca de 75% de vapor água (H2O) e Aerossóis. E sua temperatura diminui -0,6 graus Celsius a cada 100 m de altitude. Entre está e a próxima camada, encontra-se a Tropopausa, com temperatura média de -33 graus Celsius nos polos e -63 graus Celsius no Equador.

– Estratosfera: É a região de estratificação, possuindo em média até 50km e é onde se concentra a camada de Ozônio (O3), responsável pela absorção da radiação ultravioleta, portanto, acaba sendo aquecida por cima. Entre está camada e a próxima existe a Estratopausa.

Essas duas camadas são geralmente chamadas de Homosfera.

– Mesosfera: Indo até 80km e sua temperatura diminui -3,5 graus Celsius a cada 1000m de altitude. Possui ainda uma pequena parte de Ozônio (O3) e Seabórgio (SG), isto é responsável pelos fenômenos luminosos, a exemplo das Auroras. Entre está e a próxima existe a Mesopausa, possuindo -90 graus Celsius.

– Termosfera: Vai até próximo a 500km, onde os gases são rarefeitos. Esta camada é importante para os seres humanos pois é responsável pela transmissão das ondas de rádio e TV, portanto, reflete ondas de diversos comprimentos emitidas pela Terra. Entre está e a última camada existe a Termopausa.

– Exosfera: Indo de 800 a 1.000km, é onde encontram-se o Hidrogênio (H) e o Hélio (HE), portanto, é mais leve. Nesta camada a atmosfera começa a se rarefazer, tendendo ao vácuo do espaço. É mais quente pois recebe radiação diretamente do Sol. Além disso, é onde se encontram as poeiras cósmicas.

Estas duas últimas camadas são classificadas como Heterosfera.

No entanto, o planeta Terra não é o único a ter atmosfera, existem outros planetas do sistema solar, chamados de planetas gasosos que possuem atmosferas mais profundas e variam de acordo com os gases que a compõe.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.