Breaking News
Home / Geografia / Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas

PUBLICIDADE

Imagine que você precisa encontrar o seu amigo geógrafo no centro da cidade de São Paulo. Para testar seu conhecimento em cartografia ele te passa os seguintes números: 47º 30’ 10’’ de Latitude Sul e 23º 30’ 54’’ de Longitude Oeste e diz que estará te esperando às 14h no local determinado.

Você aceita o desafio, procura um mapa em seus materiais e dá início ao procedimento. Para poder localizar o ponto determinado de forma precisa, você traça os Meridianos e Paralelos, relembrando das aulas de Geografia, você define o que é cada um deles:

Meridianos: meridianos são as linhas imaginárias traçadas longitudinalmente (ou verticalmente) sobre toda a Terra. Sendo que o principal se chama Greenwich, ele é responsável por definir o lado oriental (oeste), que varia de -180º a e o lado ocidental (leste), que varia de a 180º e divide a Terra em 24 partes, chamados de fusos horários. 12 para leste e 12 para oeste.

Paralelos: são as linhas imaginárias traçadas perpendicularmente (ou horizontalmente) aos meridianos. Sendo que o principal é conhecido como a Linha do Equador, que varia de a -90º para o Sul, definindo o Hemisfério Sul e variação de a 90º para o Norte, definindo o Hemisfério Norte.

Desta forma, torna-se possível localizar um objeto na superfície terrestre estabelecendo a sua coordenada geográfica em relação ao Greenwich e a Linha do Equador. E com isso, definir a sua Latitude e sua Longitude.Pensando mais um pouco, você chega à conclusão de que:

Latitude: é a distância é graus do Equador tanto para Sul, quanto para Norte.

Longitude: é a distância em graus de Greenwich, seja para Leste ou Oeste. Encontrando aqueles valores no mapa, você será capaz de rapidamente encontrar seu amigo geógrafo no centro de uma cidade tão grande quanto São Paulo.

Coordenadas Geográficas

E ainda reflete sobre a seguinte questão: O planeta Terra não é uma esfera perfeita, ou seja, possuí o eixo polar menor que o eixo equatorial, sendo, portanto, achatada. Esse fato é decorrente da força centrífuga que é devida a sua rotação, logo, tem-se como resultado o que os geocientistas chamam de geóide. Todavia, representar uma rede geográfica em um geóide é uma tarefa extremamente complicada, então adota-se para efeitos mais práticos de representação que a Terra é uma esfera perfeita.

Gean Alef Cardoso

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Crise do Petróleo

Crise do Petróleo

PUBLICIDADE O que foi a crise do petróleo? Desde a sua descoberta, o petróleo, também …

Boko Haram

Boko Haram

PUBLICIDADE O que é Boko Haram? Indiscutivelmente, falar de terrorismo e cultural oriental islâmica é …

ALADI

ALADI

PUBLICIDADE ALADI – Associação Latino Americana de Integração Configurando-se como o maior bloco econômico da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.