Breaking News
Home / Geografia / União Européia

União Européia

PUBLICIDADE

União Europeia (UE)

A globalização e a organização do espaço mundial se caracterizam entre outros aspectos, pela integração econômica por meio da formação de blocos econômicos regionais, que são responsáveis por unir os mercados das variadas e diversas nações, reduzindo ou eliminando as barreiras alfandegárias entre elas.

Em 1992, foi criado a União Europeia, um importante e avançado bloco econômico que visou estabelecer relações políticas e econômicas entre diversos países europeus. É um dos blocos mais avançados do mundo em termos de integração econômica, social, financeira e de pessoas. No entanto, vem passando diversos problemas devido à crise do sistema capitalista, que fez com que muitos países se desvinculassem desse bloco.

União Européia

No total são 28 membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia,Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Mas em 2016, através de um plebiscito, o Reino Unido decretou sua saída desse bloco, porém ainda esta não foi oficializada.

Historicamente, a integração da Europa é devida ao papel da Comunidade Econômica Europeia (CEE), também conhecida como Mercado Comum Europeu (MCE) criada em 1957 e formada por Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Tudo isso em meio à truculência desencadeada pela Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, onde os países europeus buscaram se reerguer frente a destruição massiva causada na economia e nas questões sociais.

A proposta inicial era aumentar a cooperação econômica e integrar ao longo do tempo cada vez mais países da Europa. Isto foi concretizado em 1992 em Maastricht, uma cidade da Holanda quando foi assinado o Tratado de Maastricht, que entrou em vigor no ano seguinte (1993).

Logo após estas questões, foi criado na União Europeia um banco central e a moeda única, o Euro. Tal moeda associada a potência europeia, foi capaz de modificar o cenário geopolítico mundial, competindo com o dólar norte-americano.

Além das questões financeiras, construiu-se políticas de defesa militar, cidadania e de conservação do meio ambiente tendo como preocupação central as mudanças climáticas globais. E permitiu a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços por meio da eliminação dos controles fronteiriços entre os países.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Lençol Freático

PUBLICIDADE Definição O lençol freático é a superfície onde a pressão da água é igual …

Estrutura do Solo

Estrutura do Solo

PUBLICIDADE Definição e importância da estrutura do solo A estrutura do solo é definida pela maneira como …

Crosta Terrestre

PUBLICIDADE Definição Crosta descreve um revestimento ou cobertura externa. Em geologia, é o termo dado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.