Breaking News
Home / Geografia / União Européia

União Européia

PUBLICIDADE

União Europeia (UE)

A globalização e a organização do espaço mundial se caracterizam entre outros aspectos, pela integração econômica por meio da formação de blocos econômicos regionais, que são responsáveis por unir os mercados das variadas e diversas nações, reduzindo ou eliminando as barreiras alfandegárias entre elas.

Em 1992, foi criado a União Europeia, um importante e avançado bloco econômico que visou estabelecer relações políticas e econômicas entre diversos países europeus. É um dos blocos mais avançados do mundo em termos de integração econômica, social, financeira e de pessoas. No entanto, vem passando diversos problemas devido à crise do sistema capitalista, que fez com que muitos países se desvinculassem desse bloco.

União Européia

No total são 28 membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia,Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Mas em 2016, através de um plebiscito, o Reino Unido decretou sua saída desse bloco, porém ainda esta não foi oficializada.

Historicamente, a integração da Europa é devida ao papel da Comunidade Econômica Europeia (CEE), também conhecida como Mercado Comum Europeu (MCE) criada em 1957 e formada por Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Tudo isso em meio à truculência desencadeada pela Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, onde os países europeus buscaram se reerguer frente a destruição massiva causada na economia e nas questões sociais.

A proposta inicial era aumentar a cooperação econômica e integrar ao longo do tempo cada vez mais países da Europa. Isto foi concretizado em 1992 em Maastricht, uma cidade da Holanda quando foi assinado o Tratado de Maastricht, que entrou em vigor no ano seguinte (1993).

Logo após estas questões, foi criado na União Europeia um banco central e a moeda única, o Euro. Tal moeda associada a potência europeia, foi capaz de modificar o cenário geopolítico mundial, competindo com o dólar norte-americano.

Além das questões financeiras, construiu-se políticas de defesa militar, cidadania e de conservação do meio ambiente tendo como preocupação central as mudanças climáticas globais. E permitiu a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços por meio da eliminação dos controles fronteiriços entre os países.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.