Breaking News
Home / Geografia / Equinócio

Equinócio

PUBLICIDADE

Definição

Equinócio é o momento em que o sol cruza o plano do equador da Terra, fazendo a noite e o dia de aproximadamente igual comprimento em toda a terra e ocorrendo em 21 de março (equinócio natural ou equinócio da primavera) e 22 de setembro (equinócio outonal)

O que é Equinócio?

Um equinócio é um período na órbita de um planeta no qual a órbita e a posição do planeta fazem com que o Sol passe diretamente sobre o equador.

Além de ser um evento de astronomia, também marca uma mudança nas estações.

Na Terra, os equinócios aparecem em torno de 22 de setembro e 20 de março de cada ano, embora os dias possam mudar ligeiramente, especialmente porque a data é calculada usando o Tempo Universal Coordenado, o que significa que equinócios no Extremo Oriente podem cair um dia ou mais mais tarde que equinócios na Europa e nas Américas, por causa das diferenças de tempo.

Todo planeta tem uma linha central ou equador, juntamente com um equador celestial, um plano imaginário criado movendo-se para fora do equador. Quando o equinócio ocorre, o Sol está diretamente sobre o equador celestial, o que significa que alguém de pé no equador poderia ver o Sol imediatamente sobre a cabeça.

Isso também significa que a metade do planeta está totalmente iluminada, e que o dia e a noite têm um comprimento aproximadamente igual.

Dado o nome, que envolve a raiz de “mesmo”, poderia ser perdoado por pensar que o dia e a noite têm a mesma duração neste momento no ano; no entanto, este não é realmente o caso. Uma série de fatores podem influenciar a duração da luz do dia experimentada em qualquer área, e os dias e as noites exatamente iguais realmente caem ligeiramente à frente do equinócio da primavera e logo após o equinócio da queda. No entanto, duas pessoas que ficam a mesma distância do equador teriam dias e noites do mesmo comprimento.

Equinócio
Muitas culturas antigas incorporaram os equinócios no desenho de suas estruturas, como Stonehenge

Para as pessoas no Pólo Norte, o equinócio de primavera sinaliza o início de seis meses de luz diurna quase contínua, enquanto as pessoas no Pólo Sul têm seis meses de antecedência para aguardar, já que sua queda e inverno estão apenas começando. Neste momento, no calendário, no entanto, ambos vêem quantidades iguais de luz solar, mesmo que ele sinalize o início de diferentes estações.

Outro interessante evento ocorre neste momento: o Sol nasce devido a leste, e conjuntos oeste. Muitas culturas associaram significados específicos a estes tempos do ano. Essas datas tradicionalmente marcam as mudanças das estações, assim como o solstício de inverno e verão, que marca os dias mais curtos e longos do ano, respectivamente. Os festivais freqüentemente caíram historicamente sobre essas datas, e as pessoas podem usar o evento como um lembrete útil para realizar manutenção de rotina em casas ou carros.

Tipos de equinócios

Existem apenas dois tipos de equinócios. Os equinócios de março e setembro possuem nomes próprios. No hemisfério norte, o equinócio de março é chamado de equinócio vernal, enquanto em setembro, é chamado de equinócio outonal. No Hemisfério Sul, os nomes são o contrário porque as estações são trocadas.

Por exemplo, o outono e o equinócio outonal ocorrem no hemisfério sul em março, quando é primavera no hemisfério norte.

Resumo

Movimento de Translação
Movimento de Translação

O nome equinox significa igual noite em latim. É teoricamente o dia do ano, quando todos os pontos da superfície da Terra experimentam os mesmos comprimentos da luz do dia e da escuridão – 12 horas de cada um. O equinócio de outono no hemisfério norte (é o equinócio da primavera para o hemisfério sul) cai sempre em 22, 23 ou 24 de setembro.

Imagine a terra orbitando o sol em um plano plano – ou seja, como se estivesse preso na borda de um disco ligeiramente elíptico. Ele gira em seu eixo, pois faz isso – cada vez que faz um dia. Mas a terra também se inclina constantemente em um ângulo de 23,5 graus para aquele plano como ele orbita o sol.

Isso significa que, durante metade do ano, o hemisfério norte está apontando um pouco para longe do sol, trazendo dias mais curtos e mais frios quando se desloca para o inverno. Para a outra metade do ano, aponta ligeiramente para o sol, ficando dias mais longos e mais quentes, o mais extremo no alto verão.

Mas os equinócios (há um em março também) são os pontos do ano em que a parte da terra mais próxima do sol é o equador em vez de lugares ao norte ou ao sul. Em todo o lado, do pólo norte ao pólo sul obtém o mesmo número de horas de luz solar, apenas para esses dois dias por ano.

Em teoria, em toda a terra, deve ter meio dia de sol e meio dia de escuridão quando ocorre um equinócio.

Fonte: www.dictionary.com/www.wisegeek.org/study.com/www.bbc.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Agrossistemas

Agrossistemas

PUBLICIDADE Agrossistemas ou Sistemas Agrários Ao longo da história da humanidade, as civilizações foram mudando …

Hierarquia Urbana

Hierarquia Urbana

PUBLICIDADE Um termo ainda em discussão no ambiente da Geografia Urbana e áreas correlatas diz …

Rede Urbana

Rede Urbana

PUBLICIDADE O que é rede urbana? Assim como a hierarquia urbana, o conceito de rede …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.