Breaking News
Home / Geografia / Frente do Ártico

Frente do Ártico

PUBLICIDADE

Definição

Uma frente ártica é a fronteira entre um ártico e uma massa de ar polar.

Uma massa de ar no Ártico se forma, quando o ar acima de uma superfície coberta de neve/gelo esfria devido ao aquecimento solar muito baixo e à forte emissão de calor da superfície.

Consequentemente, só é encontrado acima das áreas polares de gelo.

A frente semipermanente e semicontínua entre o ar ártico frio e profundo e o ar polar mais raso, basicamente menos frio das latitudes do norte; geralmente comparável à frente antártica do Hemisfério Sul.

Frente ártica é a fronteira frontal entre as massas de ar frio e ártico e de ar mais quente, geralmente situada ao sul dela. Muitas depressões se originam nele. No noroeste do Canadá, no inverno, por exemplo, a zona frontal incorpora ar polar continental frio e seco e ar ártico marítimo modificado do Golfo do Alasca ao norte do ar tropical continental.

O que é uma frente do Ártico?

Uma frente ártica é um limite entre uma massa de ar ártico e uma massa de ar polar. Esse limite tende a existir mais ou menos continuamente nas latitudes do norte, embora mude de local à medida que os padrões climáticos sazonais forem expressos.

O equivalente do outro lado do planeta é uma frente antártica.

O movimento das frentes do ártico é um tópico de interesse entre meteorologistas e pesquisadores do clima.

As massas de ar do Ártico tendem a ser frias e secas. Quando se deparam com uma massa de ar polar, que é um pouco mais quente, a massa de ar do Ártico cria uma cunha que empurra para baixo do ar polar.

Isso causa movimentos do ar que podem levar a fenômenos climáticos, como chuva e neve, ao longo da linha da frente do Ártico.

Essa “frente fria” pode criar clima que pode variar de relativamente leve a bastante intenso, dependendo de vários fatores meteorológicos.

As pessoas que vivem em altas latitudes freqüentemente experimentam o clima de inverno, trazido pelas frentes do ártico.

No inverno, a frente do Ártico tende a deslocar-se para o sul em resposta à mudança dos padrões climáticos, arrastando neve e chuva com ela.

Às vezes, uma frente pode pairar em uma área por um longo período de tempo, despejando um grande volume de neve. Eventualmente, a frente do Ártico será empurrada mais ao sul ou mais ao norte.

À medida que uma frente ártica recua, o clima esquenta, porque a massa de ar polar mais quente está se movendo sobre a paisagem. Em áreas onde a massa de ar do ártico se move para permanecer, o clima pode ficar muito mais frio, devido à temperatura mais baixa da massa de ar do ártico.

A neve e o gelo serão retidos como resultado, porque o clima não esquenta o suficiente para permitir o derretimento.

Em algumas áreas, a neve pode permanecer durante todo o inverno como resultado de condições extremamente frias.

A frente do Ártico também pode representar uma ameaça para os viajantes.

Geralmente, é perigoso dirigir ou voar durante o inverno intenso, porque a visibilidade é obscurecida e os ventos fortes podem representar um perigo.

As pessoas podem ser forçadas a sair do curso e talvez não percebam se ocorrer uma forte nevasca, pois isso pode obscurecer os pontos de referência e a paisagem em geral.

As frentes do Ártico também são motivo de preocupação quando se trata de manter condições de vida confortáveis, pois a explosão do tempo frio pode exigir trabalho extra dos sistemas de aquecimento para manter as estruturas em um nível de calor utilizável e confortável para seus ocupantes.

Resumo

A frente do Ártico é semipermanente, descontínua e tende a se desenvolver entre a massa de ar frio do Ártico e a massa de ar polar intermediária, que é delimitada no sul pela frente polar.

A frente se move com as massas de ar e sofre mudanças de nitidez e intensidade à medida que as massas de ar são transformadas e os campos de fluxo mudam.

A massa de ar do Ártico é dividida em massas de ar continentais e marítimas.

A Frente Marítima do Ártico é o resultado da intrusão de massas de ar do Ártico marítimas recém-modificadas, frias e marítimas no fluxo do oeste.

Às vezes, a frente do Ártico está próxima à frente polar e os dois se fundem em uma frente muito intensa com uma estrutura dupla.

A Frente Ártica continental é mantida pelo forte contraste térmico oceano-continental, mas desaparece no verão.

Frente do Ártico
As frentes do Ártico podem tornar a condução perigosa e a A visibilidade geralmente é muito ruim nas estradas

Fonte: www.eumetrain.org/www.encyclopedia.com/globalnews.ca/www.merriam-webster.com/www.wisegeek.org/link.springer.com/glossary.ametsoc.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Geóide

PUBLICIDADE O geóide é a superfície equipotencial do campo de gravidade da Terra que melhor se ajusta, …

Rochas Sedimentares

PUBLICIDADE Definição Rochas sedimentares são rochas compostas por sedimentos. As rochas sedimentares são o produto da …

Rocha ígnea

Rocha ígnea

PUBLICIDADE Definição Rocha ígnea, qualquer uma das várias rochas cristalinas ou vítreas formadas pelo resfriamento …