Breaking News
Home / Geografia / Intemperismo

Intemperismo

PUBLICIDADE

O que é intemperismo?

Todos os elementos da paisagem natural estão suscetíveis a modificações ao longo do tempo geológico e histórico. Estas modificações são relatadas e documentadas por diversas cientistas a fim de entender completamente a dinâmica do planeta e evitar qualquer destruição em escala às atividades desenvolvidas pelos seres humanos na Terra.

Um fenômeno ou processo bem marcante nesta análise refere-se ao que se conhece por Intemperismo, também chamado de Meteorização. Mas o que de fato ele é? O que atinge e como atinge?

Intemperismo

O intemperismo ou meteorização consiste em linhas gerais, na alteração ou modificação das estruturas físicas e químicas das rochas e dos minerais que as formam, tratando-se, portanto, de um importante e constante processo de formação de solos e esculturação das formas de relevo.

Basicamente existem dois tipos de intemperismo relatados nos anais científicos:

– Intemperismo físico: Que consiste na desintegração das rochas, não havendo alterações químicas nos minerais que as formam. Logo, este intemperismo é responsável por desagregar os fragmentos mais friáveis da rocha, aumentando a sua superfície de contato e abrindo caminho para que as alterações químicas dos minerais haja mais intensamente. Ocorrendo principalmente em regiões de clima árido e semiárido. E podem ser causados por diversos agentes, como a vegetação e a água.

– Intemperismo químico: Esta forma de intemperismo ocorre principalmente em regiões tropicais e intertropicais, ou seja, que possuem maior índice pluviométrico, vegetacional e animal. Em linhas gerais, trata-se da quebra das estruturas mineralógicas ou químicas dos minerais que formam a rocha.

Para que haja o intemperismo, é necessária a dinâmica integral da paisagem, dentre eles, pontua-se os principais: O clima, considerado o principal agente do intemperismo, uma vez que, é capaz de influenciar o índice pluviométrico que cairá e atingirá a rocha, alterando seus minerais, além dos ventos e outras nuances que o envolvem. E o relevo que influencia diretamente no escoamento superficial e na infiltração da água no solo. Além disto, há influencia do tempo geocronológico e da rocha-mãe.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.