Breaking News
Home / Geografia / Ventos Alísios

Ventos Alísios

O que são ventos alísios?

PUBLICIDADE

O vento é simples e unicamente o ar em movimento, ele se forma quando existe uma diferença de pressão do ar entre vários lugares da superfície terrestre. Na circulação atmosférica global o ar se desloca das zonas de alta pressão para as zonas de baixa pressão. Existem vários tipos de ventos, um deles é conhecido como ventos alísios. É necessário estuda-los, pois assim pode-se criar um rumo para se compreender de forma mais completa como é a dinâmica atmosférica.

Nesta abordagem, pode-se dizer que os ventos alísios são os deslocamentos de massa de ar quente e úmida que sopram permanentemente em uma mesma direção ou para um mesmo ponto, ou seja, das zonas tropicais, onde a pressão atmosférica é maior para as zonas equatoriais, onde a pressão atmosférica é menor, chamada também como a zona de confluência dos alísios (ZCA).

Ventos Alísios

Isso é devido a incidência intensa dos raios solares ao longo de todo o ano na zona equatorial, tornando esta região uma das mais quentes do globo terrestre. Assim, os climatólogos e meteorologistas verificaram que os ventos alísios do sul se deslocam de leste para o oeste (E-W) enquanto que os ventos alísios do norte do oeste para leste (W-E) em direção e próximo a Linha do Equador, obedecendo o efeito de Coriólis, que é uma força inercial ou pseudoforça causada pelo movimento de rotação da Terra.

Esse deslocamento dos ventos alísios para a zona de baixa pressão forma o que comumente chamam de zona de convergência intertropical (ZCIT), que se expressa por uma extensa faixa de nuvens, considerada como um dos principais sistemas que causam chuvas sobre a região equatorial do oceano atlântico, do oceano pacífico e do oceano indico, bem como das áreas continentes adjacentes, migrando sazonalmente, em anos considerados normais, mas que pode apresentar anomalias em ano de El Ninõ e de La Ninã.

Existem ainda ventos chamados contra-alísios que fazem a direção contrária dos ventos alísios, isto é, indo do equador para os trópicos ou das zonas de baixa pressão para as de alta pressão, mas que circulam em elevadas altitudes.

Gean Alef Cardoso

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Dobramentos Modernos

Dobramentos Modernos

PUBLICIDADE O planeta Terra tem diversas formas, elas são vistas principalmente a partir da observação …

Distribuição de Água no Brasil

Distribuição de Água no Brasil

PUBLICIDADE O que é a Distribuição de Água no Brasil? O tema água sempre foi um …

Deriva Continental

PUBLICIDADE A Deriva Continental (A Dança dos Continentes) Uma das teorias que mais revolucionou as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.