Breaking News
Home / Geografia / Conurbação

Conurbação

PUBLICIDADE

O que é conurbação?

Os estudos realizados nos espaços urbanos são capazes de nos indicar como as cidades evoluíram e dinamizaram ao longo do tempo histórico, modificando e interferindo nas estruturas naturais da paisagem. Como exemplo de tal fato, tem-se o processo ou fenômeno de conurbação.

Conurbação trata-se, portanto, de um fenômeno urbano que acontece quando duas ou mais cidades próximas em distância da outra, juntam-se e formam grandes conglomerados urbanos, possuindo um papel único e agindo-se como se fossem apenas uma única cidade, embora as desigualdades operantes atualmente fortemente de uma para outra, dando origem as chamadas Regiões Metropolitanas, que são municípios que se interligam territorialmente no espaço por meio das relações econômicas.

Conurbação

No entanto, esses processos não acontecem por acaso e possuem além de uma conotação espacial, um fator histórico de expansão e consolidação, guinada pelas ideias de crescimento econômico e pouco buscam em melhorias sociais e culturais.

Para exemplificar esta questão, observa-se o caso da maior metrópole brasileira, a cidade de São Paulo, ela começou a se fundir ou conurbar-se com São Caetano do Sul a partir da segunda metade do século XX, como aponta Villaça (1997), e em seguida juntou-se ainda mais com outras cidades da conhecida Grande São Paulo, como, Santo André, São Bernardo, Diadema, impedindo que algumas cresçam e outras não. Atualmente, São Paulo é conurbada com quase todos os municípios que estão ao seu redor ou que fazem limites administrativos.

Um dos problemas mais comuns a esse processo está ligado ao fato de que muitos municípios se encontramdependentes de outros, numa espécie de relação desigual em termos de planejamento e gestão, como nos serviços e na educação, muitas delas servindo como cidades dormitórios.

Esse fenômeno ainda é capaz de desencadear diversas formas de segregação no espaço urbano, por vezes criando periferias que agem em função dos centros. Onde seus habitantes necessitam deslocar-se todos os dias em busca de trabalhos, educação, saúde e lazer, criando migrações pendulares e construindo uma dinâmica espacial desordenada em termos de planejamento.

Gean Alef Cardoso

Referências Bibliográficas

VILLAÇA, F. A delimitação territorial do processo urbano. São Paulo, 1997.

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.