Breaking News
Home / Geografia / Escalas Cartográficas

Escalas Cartográficas

PUBLICIDADE

O que são escalas cartográficas?

A cartografia é uma importante área do conhecimento que busca representar de maneira objetiva e clara, as limitações e abrangência de um território, bem como dos elementos que o compõe, seja natural ou humano. Essas representações, se dão, em geral, por meio de mapas, cartas topográficas e plantas, que com o auxílio de diversas áreas das ciências humanas, sobretudo da Geografia, são possíveis de se interpretar sem recorrer ao erro ou distanciando o máximo dele.

Dentre essas representações, no âmbito do ensino, o mapa é o mais utilizado, principalmente devido a sua fácil interpretação. Nele, pode-se encontrar uma, duas, três ou muitas informações, dependendo, portanto, da sua finalidade.

Mas afinal, o que é uma representação cartográfica?

De maneira geral, diz-se que representação cartográfica é uma forma científica e culturalmente construída de descrever a superfície de uma área de maneira reduzida em relação ao espaço real. Ou seja, é praticamente impossível fazer um mapa mundi do tamanho real do planeta Terra, logo, para isso, é preciso reduzi-lo utilizando cálculos físicos e matemáticos a uma escala proporcional ao tamanho real da área representada, a isso, chama-se escala cartográfica.

Escalas Cartográficas

A escala cartográfica pode ser representada de duas formas:

Escala Numérica: Diz-se que é a forma mais simples e frequentemente utilizada nos mapas, pois é de fácil leitura e interpretação. Ela é representada da seguinte maneira: 1:n (lê-se: 1 está para n), onde 1 equivale aos centímetros (cm) no mapa e n equivale a dimensão real do espaço, geralmente em quilômetros (km) ou metros (m).

Exemplo: Em determinado mapa ilusório, a escala é 1:100.000 (lê-se um para cem mil). Logo, cada 1 cm no mapa é igual a 100.000 cm no espaço real. Desta maneira, se no mapa há um rio com 9 cm, na superfície real ele terá 900.000 cm ou 9 km.

Escala Gráfica: É basicamente uma régua abaixo do mapa que possuí intervalos que medem 1 cm cada e que comparam cada centímetro do mapa com o espaço real, em geral, já convertidos de cm para km ou m.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.