Breaking News
Home / Geografia / Neonazismo

Neonazismo

PUBLICIDADE

Para compreendermos o neonazismo é necessário recorrermos a recursos que explicam, não somente o movimento em si, mas também as suas origens históricas, e dessa forma, evitamos o distanciamento da explicação da origem desta corrente, que não pode ser entendida como algo que se diferencie do regime totalitarista que se instalou na Alemanha após a primeira Guerra Mundial.

Em primeiro momento precisamos diferenciar os movimentos nacionalistas, de acordo com Jesus (2003), nem todos os movimentos nacionalistas podem ser classificados como neonazistas, como os movimentos separatistas que surgiram no continente europeu como o ETA (EuzkadiTaAzkatasuna) – Pátria Basca e Liberdade e o IRA (IrishRepublicanArmy) – Exército Republicano Irlandês, que são grupos considerados terroristas.Entretanto todos os grupos neonazistas são obrigatoriamente nacionalistas.

Neonazismo

As explicações atuais para este grupo nos informam que há a ruptura com o nazismo ao passo que não é declarada a superioridade de uma raça humana, os arianos, em detrimento de outra. Os adeptos aos ideais neonazistas, com a finalidade de se manterem ativos em uma realidade democrática, se concentram no discurso de que há uma nova proposta de viés cultural, cuja explicação se dá conforme assumem que cada nação tem um modo de vida, hábitos, constituições sociais que se diferenciam uma das outras, e assim, o neonazismo surge como uma ideologia que discursa a favor das diversidades culturais.

Contudo, Jesus (2003) nos chama a atenção para o fato de que, há uma falsa noção de diversidade cultural, uma vez que o neonazismo se constitui segundo um discurso que é discriminatório, já que define limites para a expressão de grupos culturais. Assim, podemos entender que o neonazismo é uma corrente ideológica que altera o seu discurso, o deixando mais brando e consequentemente mais fácil de ser acolhido do que o nazismo.

Em realidade não há uma nova proposta, mas sim a mesma proposta de segregação racial, mascarada pelo discurso cultural, que põe em risco o direito de as pessoas poderem se movimentar além de seus países de origem. Se no nazismo houve a perseguição dos judeus, para os neonazistas qualquer imigrante é visto como uma ameaça à ordem que se deseja instalar. Além disso, estes grupos ao longo dos anos assumiu a autoria de diversos atos violentos contra pessoas negras, homossexuais, indígenas e pessoas em situação de rua. Dessa forma, o neonazismo é compreendido conforme os mesmo os discursos de intolerância que foram disseminados pelo movimento nazista.

Flavia Tognolo

 Referências Bibliográficas

JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de. Neonazismo: Nova roupagem para um velho problema.Akrópolis, Umuarama, v.11, n.2, abr./jun., 2003. Disponível em<http://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/viewFile/333/300>

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Batimetria

PUBLICIDADE A batimetria é a medida da profundidade da água em oceanos, rios ou lagos. Os mapas batimétricos são …

Geologia Histórica

Geologia Histórica

PUBLICIDADE Definição A Geologia Histórica é um ramo da geologia que lida com a cronologia dos eventos …

Período Quaternário

PUBLICIDADE Definição O período quaternário segue o período terciário do tempo geológico. Quaternário, na história geológica da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.