Breaking News
Home / Geografia / Crescimento Vegetativo

Crescimento Vegetativo

PUBLICIDADE

O que é Crescimento Vegetativo?

Existem diversas metodologias que possibilitam analisar de forma constante o desenvolvimento da população. Elas contribuem muito para saber se há um crescimento ou uma diminuição, e se analisadas de integradamente, podem indicar diversas questões que permeiam as relações humanas ou sociais no espaço geográfico, como a distribuição de alimentos.

Seguindo a reflexão acima, para se conhecer a evolução da população, é necessário saber a relação entre os nascimentos e as mortes, ou seja, seu Crescimento Vegetativo, também chamado de Crescimento Natural.

Crescimento Vegetativo

Assim sendo, define-se crescimento vegetativo ou natural como a diferença entre a taxa de nascidos (natalidade) e a taxa de falecidos (mortalidade) de um determinado país. Expressa pela seguinte fórmula e dada em porcentagem (%):

TCV = Número de Nascidos – Número de Falecidos x 1000 / População Total

Em que TCV é igual ao número de nascidos subtraído pelo número de falecidos multiplicado por 1000 e dividido pelo número da população total.

Mas essas relações matemáticas não são suficientes para analisar esse processo, sendo necessário reflexões teóricas e filosóficas pautadas em fatos acerca do assunto.

Assim sendo, existem diversas teorias que mostram a oscilação e o crescimento da população, a mais utilizada é a Teoria da Transição Demográfica, que basicamente recorre a ideia de a transição da sociedade pré-industrial para a pós-industrial passa por três processos ou fases diferenciadas e o crescimento e a diminuição da população acabam por variem de acordo com estas fases, portanto, o crescimento vegetativo modifica-se.

Na primeira fase, o crescimento vegetativo seria baixo devido ao alto grau de mortalidade e ao baixo grau de natalidade, sobretudo, pelas condições que a humanidade que se encontrava, ou seja, pouco avanço em melhorias sanitárias e científicas.

Na segunda fase, que é dividida em dois momentos diferentes, a mortalidade e a natalidade diminui, fazendo com que o crescimento vegetativo mantivesse em níveis baixos.

Na terceira fase, o crescimento vegetativo aumenta significativamente pois a taxa de natalidade de mortalidade estabilizam-se.

Muitos estudiosos ainda indicam que exista uma quarta fase, onde o crescimento vegetativo diminui ou torna-se negativo devido aos altos custos de vida. Para se estruturar essa ideia, analisou-se diversos países industrializados da Europa, como a Inglaterra e a Alemanha, em que as taxas de natalidades e mortalidade encontram-se baixas.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.