Breaking News
Home / Geografia / Biomas Aquáticos

Biomas Aquáticos

O que são Biomas Aquáticos

PUBLICIDADE

Os Biomas Aquáticos subdividem-se em duas principais categorias: Água salgada ou marinhos e Água doce. Os biomas de marinhos compreendem os mares e oceanos e os de água doce compreendem lagoas, lagos e rios.

Biomas Aquáticos Marinhos

Separando os continentes, os oceanos e mares correspondem a aproximadamente 71% da superfície terrestre, conferindo ao nosso planeta o apelido de “Planeta Azul”. Esses biomas se dividem em dois domínios principais: os bentônicos (fundo dos oceanos) e pelágicos (coluna d’água, da superfície às grandes profundidades).

Bioma Aquático Marinho

Ainda, os biomas aquáticos marinhos possuem uma subdivisão vertical definida em função da penetração da luz solar:

– Zona eufótica: região onde a penetração da luz é suficiente para proporcionar o crescimento e reprodução de produtores primários, tais como fitoplânctons e macroalgas.

– Zona disfótica: região onde alguns peixes e invertebrados conseguem utilizar a visão, porém nessa região a luz não é suficiente para a realização de fotossíntese positiva, pois a respiração é maior que a fotossíntese.

– Zona afótica: região escura, muito profunda.

Esses biomas são habitados por três principais tipos de seres vivos, e são eles:

Plâncton: possuem tamanho microscópico e habitam a superfície da água, possuindo deslocamento passivo – proporcionado pelas correntes marítimas. Dividem-se em fitoplâncton e zooplâncton.

O fitoplâncton marinho como, por exemplo, as algas (seres autotróficos) são clorofilados e essenciais produtores de oxigênio para a atmosfera terrestre. Já o zooplâncton (seres heterotróficos) como, por exemplo, protozoários, pequenos crustáceos e larvas de animais como peixes e moluscos, se alimentam de substâncias orgânicas produzidas por outros animais.

Nécton: são animais que habitam a coluna de água dos mares e oceanos e se locomovem de forma livre por essa região, utilizando-se de barbatanas ou outros apêndices. São representados por peixes, mamíferos marinhos, crustáceos, polvos e tartarugas.

Bentos: são os organismos que habitam próximos ou fixos ao substrato e, desta forma, necessitam dele para sobreviverem. São representados por caranguejos, vermes marinhos, algas, corais, esponjas, estrelas-do-mar, entre outros.

Biomas Aquáticos de Água Doce

 Os biomas aquáticos de água doce são representados principalmente por lagoas, lagos (ambientes lênticos) e rios (ambientes lóticos).

Bioma Aquático Água Doce

Os lagos são ambientes mais profundos e com maiores extensões que as lagoas, e apresentam três diferentes zonas:

– Zona litorânea: região mais próxima à margem, com influência dos biomas terrestres. Por isso é possível encontrar diversas espécies de plantas aquáticas enraizadas ou flutuantes. Ocorre fotossíntese em plantas, embora seja habitada também por peixes, moluscos, anfíbios e artrópodes.

 – Zona limnética: região de influência de luz solar. É representada por organismos como plânctons e néctons. Ocorre fotossíntese em algas.

– Zona profunda: região sem influência da luz solar, não apresentando realização de fotossíntese. Também é o local onde a matéria orgânica produzida pelas zonas superiores se deposita sendo, desta forma, representada por organismos bentônicos, tais como bactérias e fungos.

Os rios (corpos fluviais) possuem fluxo unidirecional: da nascente (montante) à sua foz (jusante).

Nas regiões da nascente as águas são mais velozes que a foz do corpo fluvial. Nessas regiões iniciais há grande concentração de algas que realizam fotossíntese e absorvem nutrientes proveniente da decomposição de matéria orgânica acumulada nas águas. Essas algas são consumidas por microrganismos.

São locais com boa penetração de luz solar e boa oxigenação, sendo favorável para a presença de várias espécies de peixes e anfíbios. São comuns em água doce a presença, além de peixes, de tartarugas, ariranha, lontra, capivaras, jacarés, crocodilos, entre outros.

Lucas Moreira Furlan

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.