Breaking News
Home / Geografia / Biomas Aquáticos

Biomas Aquáticos

O que são Biomas Aquáticos

PUBLICIDADE

Os Biomas Aquáticos subdividem-se em duas principais categorias: Água salgada ou marinhos e Água doce. Os biomas de marinhos compreendem os mares e oceanos e os de água doce compreendem lagoas, lagos e rios.

Biomas Aquáticos Marinhos

Separando os continentes, os oceanos e mares correspondem a aproximadamente 71% da superfície terrestre, conferindo ao nosso planeta o apelido de “Planeta Azul”. Esses biomas se dividem em dois domínios principais: os bentônicos (fundo dos oceanos) e pelágicos (coluna d’água, da superfície às grandes profundidades).

Bioma Aquático Marinho

Ainda, os biomas aquáticos marinhos possuem uma subdivisão vertical definida em função da penetração da luz solar:

– Zona eufótica: região onde a penetração da luz é suficiente para proporcionar o crescimento e reprodução de produtores primários, tais como fitoplânctons e macroalgas.

– Zona disfótica: região onde alguns peixes e invertebrados conseguem utilizar a visão, porém nessa região a luz não é suficiente para a realização de fotossíntese positiva, pois a respiração é maior que a fotossíntese.

– Zona afótica: região escura, muito profunda.

Esses biomas são habitados por três principais tipos de seres vivos, e são eles:

Plâncton: possuem tamanho microscópico e habitam a superfície da água, possuindo deslocamento passivo – proporcionado pelas correntes marítimas. Dividem-se em fitoplâncton e zooplâncton.

O fitoplâncton marinho como, por exemplo, as algas (seres autotróficos) são clorofilados e essenciais produtores de oxigênio para a atmosfera terrestre. Já o zooplâncton (seres heterotróficos) como, por exemplo, protozoários, pequenos crustáceos e larvas de animais como peixes e moluscos, se alimentam de substâncias orgânicas produzidas por outros animais.

Nécton: são animais que habitam a coluna de água dos mares e oceanos e se locomovem de forma livre por essa região, utilizando-se de barbatanas ou outros apêndices. São representados por peixes, mamíferos marinhos, crustáceos, polvos e tartarugas.

Bentos: são os organismos que habitam próximos ou fixos ao substrato e, desta forma, necessitam dele para sobreviverem. São representados por caranguejos, vermes marinhos, algas, corais, esponjas, estrelas-do-mar, entre outros.

Biomas Aquáticos de Água Doce

 Os biomas aquáticos de água doce são representados principalmente por lagoas, lagos (ambientes lênticos) e rios (ambientes lóticos).

Bioma Aquático Água Doce

Os lagos são ambientes mais profundos e com maiores extensões que as lagoas, e apresentam três diferentes zonas:

– Zona litorânea: região mais próxima à margem, com influência dos biomas terrestres. Por isso é possível encontrar diversas espécies de plantas aquáticas enraizadas ou flutuantes. Ocorre fotossíntese em plantas, embora seja habitada também por peixes, moluscos, anfíbios e artrópodes.

 – Zona limnética: região de influência de luz solar. É representada por organismos como plânctons e néctons. Ocorre fotossíntese em algas.

– Zona profunda: região sem influência da luz solar, não apresentando realização de fotossíntese. Também é o local onde a matéria orgânica produzida pelas zonas superiores se deposita sendo, desta forma, representada por organismos bentônicos, tais como bactérias e fungos.

Os rios (corpos fluviais) possuem fluxo unidirecional: da nascente (montante) à sua foz (jusante).

Nas regiões da nascente as águas são mais velozes que a foz do corpo fluvial. Nessas regiões iniciais há grande concentração de algas que realizam fotossíntese e absorvem nutrientes proveniente da decomposição de matéria orgânica acumulada nas águas. Essas algas são consumidas por microrganismos.

São locais com boa penetração de luz solar e boa oxigenação, sendo favorável para a presença de várias espécies de peixes e anfíbios. São comuns em água doce a presença, além de peixes, de tartarugas, ariranha, lontra, capivaras, jacarés, crocodilos, entre outros.

Lucas Moreira Furlan

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.