Breaking News
Home / Geografia / Solo Superficial

Solo Superficial

PUBLICIDADE

solo superficial pode ser usado para construir jardins, consertar gramados e melhorar a drenagem.

Nenhum padrão industrial existe em relação ao conteúdo do solo, mas combinar o novo solo superficial o mais próximo possível do solo existente é importante para evitar problemas de crescimento de plantas.

Definição – O que significa solo superficial?

solo superficial é a camada superior do solo nativo. A maior concentração de microorganismos e matéria orgânica pode ser encontrada nesses dois a oito centímetros de solo; no entanto, a quantidade de matéria orgânica varia em diferentes tipos de solo.

A maior parte da atividade biológica do solo na Terra pode ser encontrada nesta camada. O solo superficial é também a camada em que as plantas geralmente concentram suas raízes.

solo superficial refere-se à camada superior do solo, que é rica em matéria orgânica e nutrientes, formada pelo lento desgaste das rochas e da matéria orgânica em decomposição ao longo de milhares de anos. É normalmente usado para fazer canteiros elevados, novos canteiros, bordas e bases para novos gramados onde o solo insitu natural é de baixa qualidade ou não está disponível, como um pátio.

Infelizmente, muitos jardins têm solo de baixa qualidade resultante do solo ser contaminado ou retirado durante os processos de construção, especialmente predominantes em novas construções. Isso significa que muitas vezes é necessário utilizar solo superficial de qualidade para equilibrar o conteúdo de nutrientes para um projeto.

O que é Solo superficial?

solo superficial é a parte superior extrema da superfície da Terra, estendendo-se para baixo apenas 5,08 a 30,48 centímetros.

Está inextricavelmente interligada com a estabilidade do ecossistema, porque contém os minerais e nutrientes necessários que os seres vivos – incluindo as plantas que direta ou indiretamente sustentam milhares de espécies – requerem.

Formado por processos naturais, tem múltiplos usos e varia em termos de composição.

As pessoas costumam adicionar itens diferentes, como esterco, para torná-lo mais fértil e adequado para necessidades específicas. Os ambientalistas têm preocupações sobre como sustentá-lo e mantê-lo livre de contaminação.

Usos

Normalmente, as pessoas usam o solo superficial para melhorar a qualidade ou a quantidade de solo em uma determinada área.

É mais comumente usado em jardins ao ar livre e em gramados que precisam de nova propagação.

Os indivíduos também usam o paisagismo para obter uma altura específica ao nível do solo, o que às vezes é necessário para cumprir com os regulamentos de construção específicas. Muitas empresas vendem comercialmente para esses fins.

Formação

Este material se forma quando as rochas são quimicamente ou fisicamente desgastadas em partes extremamente pequenas. Quando isso acontece, a matéria orgânica, como as folhas, gradualmente se mistura a ela, trazendo nutrientes como nitrogênio e que são vitais para as plantas e micro-organismos. Demora muito tempo para completar este processo de decomposição, com aproximadamente 2,54 centímetros de solo superficial que pode levar até 100 anos para se formar.

Solo Superficial
O solo mais escuro é rico em nutrientes orgânicos

Solo Superficial
Os fertilizantes são usados para ajustar o pH e o teor de nutrientes do solo superficial

Composição

As diferentes maneiras como as formas de solo superficial significam que há uma ampla gama de combinações em termos das porcentagens de areia, silte, argila e húmus que ela contém, com uma composição específica chamada de textura.

Isso não é necessariamente ruim, porque diferentes organismos e plantas freqüentemente têm acidez ou preferências alcalinas e têm diferentes necessidades de nutrientes e água.

Em geral, no entanto, especialistas costumam dizer que o tipo “melhor” é o tipo “argiloso”, o que, em termos leigos, significa que ele tem um bom equilíbrio de todos os componentes.

Os barros verdadeiros tecnicamente são principalmente areia e lodo em até 52% e 50%, respectivamente, tendo 7 – 27% de argila. Eles geralmente ficam entre 5,5 e 7,5 na escala de pH.

Uma boa composição é extremamente importante, porque determina se o solo vai compactar ou se espalhar muito.

Se ela for compactada, a drenagem normalmente é ruim, e as plantas têm dificuldade em absorver os nutrientes de que precisam para se desenvolver e permanecer saudáveis.

Por outro lado, quando se espalha, os nutrientes costumam ser levados embora. A maioria dos especialistas recomenda procurar uma textura que seja leve e que quebre com relativa facilidade após ser comprimida. Eles também aconselham os indivíduos a procurar por cores mais escuras, já que isso geralmente é um sinal de que há mais material orgânico – e, portanto, mais nutrientes – na mistura.

Melhoria

Embora alguns solos sejam muito férteis, não é incomum ter que melhorar um pouco para obter um ambiente ideal para o cultivo. Muitas pessoas acham que precisam adicionar um pouco de cal e fertilizante, por exemplo. As pessoas também ajustam rotineiramente adicionando composto ou estrume, ou misturando mais areia, lodo ou argila, dependendo do uso pretendido.

Preocupações

A erosão é uma das maiores preocupações dos ambientalistas em relação ao solo. A perda pode acontecer simplesmente porque é naturalmente de baixa qualidade, ou devido à maneira como as estruturas geográficas, como encostas inclinadas, facilitam o transporte de vento e água. Ele também se conecta fortemente à idéia de “solo exaurido”, no entanto, que se refere ao solo que foi despojado de nutrientes vitais, geralmente do excesso de cultivo das mesmas culturas de ano para ano. Menos nutrientes se traduzem em menos plantas, o que significa que não há nada para impedir que a sujeira se mova.

As práticas modernas de agricultura sustentável colocam uma forte ênfase na rotação de culturas para evitar a exaustão do solo.

A maioria dos agricultores contemporâneos giram suas plantações, permitem que os campos fiquem em repouso e plantam plantas fixadoras de nitrogênio como o feijão para promover a saúde do solo. Muitos também plantam material vegetal no solo para enriquecer o húmus e espalham adubo e esterco para torná-lo mais nutritivo e rico.

Em algumas áreas do mundo, no entanto, os agricultores trabalham com apenas alguns centímetros de solo superficial e dependem de uma crescente coleção de fertilizantes para sustentar as lavouras.

Outra grande preocupação com o solo superficial é a contaminação, que freqüentemente vem do lixo criado durante as produções industriais. Adicionando o tipo errado de fertilizante também é um problema, porque pode tornar o solo inadequado para certos tipos de plantas e organismos. Em alguns casos, isso não só resulta em erosão, mas também representa uma séria ameaça à saúde. Além disso, as sementes nem sempre são consideradas contaminantes, mas podem ser problemáticas se as plantas que crescem não são desejadas ou são particularmente invasivas.

Diferentes tipos de solo superficial

Existem alguns tipos diferentes de solo superficial, e pode variar em textura, conteúdo e cor.

Os principais tipos são:

A argila, que é rica em nutrientes, mas não drena bem e pode ser difícil.
Arenoso, que drena bem, mas não segura água, então não é muito bom.
Silte, que é feito de quartzo e é bastante suave.

A maioria dos solos são uma combinação dessas coisas, mas barro, que é o tipo mais desejável de solo, e combina as qualidades do equilíbrio certo entre os três tipos de solo acima. Um bom solo superficial terá idealmente menos de 30% de argila, menos de 70% de lodo e menos de 70% de areia. Alcançar o equilíbrio correto é essencial para as plantas prosperando.

Alguns solos podem ser mais alcalinos ou ácidos, dependendo da área em que vive. Isso pode ser corrigido ou ajustado para se adequar certas plantas e melhorar o seu crescimento.

Fonte: www.maximumyield.com/www.wisegeek.org/www.hunker.com/www.boughton.co.uk/www.topsoilshop.co.uk

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.