Breaking News
Home / Geografia / Rocha vulcânica

Rocha vulcânica

PUBLICIDADE

Uma rocha vulcânica é uma rocha ígnea extrusiva (é basalto ou obsidiana) que se solidificou rapidamente a partir da lava derretida na superfície da terra ou próximo a ela.

Uma rocha vulcânica é um termo geral para incluir as rochas efusivas e rochas intrusivas de alto nível associadas; eles são predominantemente básicos.

Rocha ígnea que esfria e se solidifica na superfície da Terra ou muito perto dela. Vulcões produzem rocha vulcânica.

Um Vulcão é um respiradouro na superfície da Terra por meio do qual o magma e os gases associados entram em erupção e a forma ou estrutura que é produzida pelos depósitos ou pelo processo de erupção.

Origem

As rochas vulcânicas se originam do magma ígneo dentro da crosta terrestre.

Basalto, riolito e dacito são tipos de lava comuns.

Quando o magma é erupcionado na crosta terrestre, eles se tornam extrusivos ou vulcânicos. Dentro do magma estão os ingredientes químicos para fazer minerais.

A composição das rochas acima e abaixo da superfície é a mesma, mas o modo de erupção e a velocidade de resfriamento criam uma classificação ou tipo de rocha diferente.

O que é uma rocha vulcânica?

Uma rocha vulcânica é um tipo de rocha ígnea de granulação fina, cuja matriz geralmente consiste em vidro e pequenos cristais.

Por meio do rápido resfriamento da lava derretida, de modo que nenhuma cristalização de seu conteúdo de quartzo e feldspato ocorra, a variedade de vidro natural chamada obsidiana é formada.

A variedade que possui grandes cristais depositados em cristais menores e de granulação fina é chamada de pórfiro.

Entre os tipos de rocha vulcânica, os mais comuns são basalto, andesito e riolito.

Também chamadas de vulcânicas, as rochas vulcânicas podem ser encontradas em muitas partes do mundo, incluindo o Anel de Fogo que circunda o Oceano Pacífico.

As rochas ígneas são um dos três grupos principais na classificação de rochas padrão; as outras duas são rochas sedimentares e rochas metamórficas.

O resfriamento e a cristalização do magma resultam na formação de rochas ígneas. Ocorrendo como fundido ou parcialmente fundido, o magma é uma mistura de partículas de rocha e cristais, bem como depósitos de líquido e gás dentro da Terra.

Os principais fatores na subdivisão de rochas ígneas em vulcânicas ou extrusivas, subvulcânicas, piroclásticas e plutônicas ou intrusivas são a textura e o tamanho das partículas, o mecanismo de formação, o conteúdo mineral e os compostos químicos presentes.

A evidência direta de que uma rocha é do tipo ígnea é quando ela é formada diretamente pelo resfriamento de materiais que fluem dos vulcões.

As rochas vulcânicas têm grãos com menos de 0,04 polegadas (1 mm) de tamanho.

Obsidiana, uma variedade de rocha vulcânica geralmente preta e ocasionalmente vermelha ou marrom, contém uma grande quantidade de sílica, mas com baixo teor de voláteis.

Ele pode ser usado como material para ferramentas e armas afiadas, embora seu brilho brilhante o torne uma joia semipreciosa. O pórfiro, que contém cristais de diferentes tamanhos, ocorre em diques e peitoris.

Rochas de origem vulcânica são boas fontes de minerais, como enxofre e mercúrio, e também podem ser utilizadas como material de construção, principalmente para a construção de estradas.

O basalto, uma rocha vulcânica dura, densa e escura, é o mais abundante e composto de uma mistura de compostos como o dióxido de silício e o óxido de alumínio que formam o conteúdo mineral de silicato da rocha.

A andesita, cuja cor varia do cinza ao preto, é uma rocha vulcânica que pode se assemelhar ao basalto, mas contém mais minerais como sílica, potássio e sódio. Essa rocha vulcânica, entretanto, contém menos magnésio, ferro e cálcio do que o basalto. O riolito de cor clara tem teores de sílica muito altos, razão pela qual sua viscosidade pode se tornar muito alta; ele também contém quartzo e feldspato, mas o ferro e o magnésio raramente estão presentes.

Outros exemplos de rochas vulcânicas incluem pedra-pomes, escória e dacito. A pedra-pomes de cor clara e com alto teor de sílica é usada para abrasivos e isolantes.

A escória é uma rocha vulcânica escura usada também para isolantes, enquanto a dacita contém quartzo e feldspato, com cores que variam do cinza claro ao preto.

Rocha vulcânica – Tipo

rocha vulcânica (também chamada de rocha extrusiva) é um tipo de rocha magmática (rochas ígneas) e é o produto condensado do magma extrusivo após a diagênese e compactação, que difere muito das rochas sedimentares nas condições de formação, ambiente e distribuição.

As rochas não são todas iguais. Alguns são pesados, outros são leves.

Outros são escuros, enquanto alguns podem ser quase totalmente brancos.

Mesmo as rochas ígneas que são formadas a partir de magma no manto da Terra podem parecer muito diferentes.

Fluxo de lava

Fluxo de lava

Os fluxos de lava são fluxos de lava que saem de uma abertura vulcânica ou fissura.

A rapidez com que os fluxos de lava se movem e a que distância vão depende do tipo de magma que está em erupção.

Magmas escuros que contêm relativamente pouca sílica (SiO2), como os observados no Havaí, podem viajar mais longe e mais rápido do que os magmas claros, que tendem a ser muito mais pegajosos.

Os fluxos de lava podem ser muito destrutivos, enterrando e queimando tudo em seus caminhos.

Os geólogos também usam o termo fluxo de lava para descrever a rocha que eventualmente se solidifica com o fluxo de lava derretida. O basalto é um exemplo de rocha ígnea extrusiva formada por lava de cor escura.

Riolito é um exemplo de rocha ígnea extrusiva formada por lava de cor clara.

Qual é a composição de uma rocha de lava?

A geologia da superfície da Terra está continuamente sendo moldada pela atividade vulcânica.

Esse processo natural começa nas profundezas da crosta, quando o magma superaquecido (um material rochoso líquido feito de minerais e gases) sobe em direção à superfície e irrompe através de rachaduras ou orifícios.

A rocha derretida liberada durante uma erupção é conhecida como lava, que rapidamente esfria e cristaliza para formar rochas ígneas.

As rochas de lava são um tipo de rocha ígnea conhecida como basalto, que é composta por vários elementos minerais e químicos.

Resumo

Rocha vulcânica

rocha vulcânica é uma rocha ígnea de origem vulcânica. As rochas vulcânicas são geralmente de textura fina ou afanítica a vítrea. Eles geralmente contêm clastos de outras rochas e fenocristais.

Os fenocristais são cristais maiores do que a matriz e são identificáveis a olho nu. Eles foram criados durante a cristalização fracionada de magma antes da extrusão.

As rochas vulcânicas são nomeadas de acordo com sua composição química.

O basalto é uma rocha vulcânica muito comum com baixo teor de sílica. Riolito é uma rocha vulcânica com alto teor de sílica.

O riolito tem a mesma composição química do granito e o basalto é composicionalmente igual ao gabro.

Rochas vulcânicas intermediárias incluem andesito, dacito e latita.

As rochas vulcânicas geralmente têm uma textura vesicular, que é o resultado de vazios deixados pelos voláteis que escapam da lava derretida.

Pedra-pomes é uma rocha, que é um exemplo de erupção vulcânica explosiva.

É tão vesicular que flutua na água. As rochas piroclásticas são o produto de vulcanismo explosivo.

Eles geralmente são félsicos (ricos em sílica).

Exemplos de rochas piroclásticas são tufo e ignimbrito. Intrusões rasas, que possuem estrutura semelhante a rochas vulcânicas em vez de plutônicas, também são consideradas vulcânicas.

Fonte: www.mindat.org/www.explorevolcanoes.com/www.volcanodiscovery.com/www.wisegeek.org/www.scientificamerican.com/www.sciencedirect.com/geology.com/www.smh.com.au/www.geonet.org.nz

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Geóide

PUBLICIDADE O geóide é a superfície equipotencial do campo de gravidade da Terra que melhor se ajusta, …

Rochas Sedimentares

PUBLICIDADE Definição Rochas sedimentares são rochas compostas por sedimentos. As rochas sedimentares são o produto da …

Rocha ígnea

Rocha ígnea

PUBLICIDADE Definição Rocha ígnea, qualquer uma das várias rochas cristalinas ou vítreas formadas pelo resfriamento …