Breaking News
Home / Geografia / Agricultura de Subsistência

Agricultura de Subsistência

PUBLICIDADE

O que é agricultura de subsistência?

Ao longo de parte da história da humanidade, o desenvolvimento e a acentuação do modelo capitalista de produção atingiu o campo com a sua modernização, destruindo ou suprimindo de diversas maneiras, pessoas, técnicas e culturas que estavam a sua frente, ou seja, que habitavam esses territórios, sempre objetivando a maximização dos seus lucros. Como uma consequência dessa supressão complexa do novo modo de produção, tem-se a redução abrupta da agricultura de subsistência.

A agricultura de subsistência é uma técnica histórica de produção, que existe desde às primeiras civilizações da humanidade e, que foi se transformando ao longo do século até chegar ao que se conhece hoje. Ela é praticada por uma classe sociocultural chamada de campesinato, e é encontrada com maior frequência na África, Ásia e América Latina.

Neste tipo de produção agrícola são empregados métodos tradicionalmente culturais para o cultivo e não tem o uso de insumos agrícolas (agrotóxicos), portanto, tipicamente orgânicos. Como é praticada em pequenas propriedades, não são destinadas ao mercado externo do consumo, mas sim à subsistência da família ou do grupo à qual pertencem. Isto não significa que não haja troca de produtos com outras comunidades que também praticam o mesmo tipo de agricultura. Ou seja, se um grupo produz tomates e o outro só batatas, é muito provável que exista uma troca dos dois alimentos. Nos feudos medievais isso era muito comum, uma vez que viviam e sobreviviam da agricultura de subsistência.

Agricultura de Subsistência

É importante ainda ressaltar que o campesinato cria laços e relações com a terra, trabalhando-a de maneira cuidadosa para que ela possa sempre produzir, evitando assim o desgaste do seu potencial produtivo. Desta forma, as relações de trabalham não são capitalistas, pois a propriedade passa a ser coletiva e os “donos” é quem produzem.

Como atualmente enfrentam muitas dificuldades, a agricultura de subsistência tenta resistir à modernização do campo pelo sistema capitalista, que incrustado no Estado, impossibilita ainda mais a superação a esta complexa teia política e econômica que é o capitalismo.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Lençol Freático

PUBLICIDADE Definição O lençol freático é a superfície onde a pressão da água é igual …

Estrutura do Solo

Estrutura do Solo

PUBLICIDADE Definição e importância da estrutura do solo A estrutura do solo é definida pela maneira como …

Crosta Terrestre

PUBLICIDADE Definição Crosta descreve um revestimento ou cobertura externa. Em geologia, é o termo dado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.