Breaking News
Home / Geografia / Geopolítica

Geopolítica

PUBLICIDADE

geopolítica está preocupada com a política e a forma como a geografia afeta políticas ou relações entre países.

Análise Geográfica

Geopolítica é a análise das influências geográficas nas relações de poder nas relações internacionais.

A palavra geopolítica foi originalmente cunhada pelo politólogo sueco Rudolf Kjellén sobre a virada do século XX, e seu uso se espalhou por toda a Europa no período entre as Guerras Mundiais I e II (1918-1939) e entrou em uso mundial durante o último.

No discurso contemporâneo, a geopolítica tem sido amplamente empregada como sinônimo de política internacional.

Geopolítica

O que é geopolítica?

O termo geopolítica reflete a conexão entre poder e interesses, tomada de decisão estratégica e espaço geográfico.

O uso contemporâneo do termo se desvia radicalmente de sua origem no final do século XIX.

Originalmente, a “geopolítica” refletia uma compreensão dos assuntos internacionais fortemente influenciada pelo darwinismo social. Também sinalizou uma visão cínica e realista dos assuntos internacionais, com crença limitada no significado do multilateralismo, das normas globais ou do direito internacional.

Tal como usado neste programa, “geopolítica” denota a interação de recursos naturais, dominância estratégica e espaço geográfico, por um lado, e os vários atores estatais e não estatais que buscam interesses individuais e coletivos, por outro.

No entanto, o vínculo com o uso anterior do termo não está completamente quebrado. O crescente uso do termo na esfera pública sinaliza a necessidade de um termo que reflita o renascimento da grande rivalidade de poder e o aumento da multipolaridade no início do século XXI.

A Reemergência da Geopolítica

A geopolítica relaciona o poder político com o espaço geográfico. A palavra foi cunhada pelo politólogo sueco Rudolph Kjellén no início do século 19, epitimando uma concepção orgânica de grande rivalidade de poder e expansão. Enquanto o debate geopolítico anglo-americano inicial preocupava a importância relativa do poder terrestre e do poder marítimo, o discurso alemão centrou-se na rivalidade interestadual no espaço continental.

O proeminente geopolítico Halford Mackinder viu o fim da expansão européia no exterior no início do século XX. Ele chamou esta época da época colombiana e anunciou um sistema geopolítico “fechado” à medida que a expansão chegou ao fim. A grande rivalidade do poder agora se intensificaria, com a teoria de Heartland como uma grande perspectiva sobre a política global. A teoria do Heartland disse que o núcleo da Eurásia foi a chave para o domínio mundial. O pacto Molotov-Ribbentrop algumas décadas depois foi uma manifestação política das implicações estratégicas desta teoria.

Em retrospectiva, Mackinder subestimou as capacidades de longo prazo dos marítimos, como os Estados Unidos, porque subestimou a forma como os avanços tecnológicos como submarinos e mísseis intercontinentais poderiam reforçar a força dos poderes marítimos. A tecnologia militar, certamente, entra na equação geopolítica, mas Mackinder e os teóricos do coração têm uma visão bastante estática da importância da máquina a vapor e da ferrovia que abriu Eurasia.

A estratégia ocidental da Guerra Fria foi uma estratégia de Rimland para a contenção da URSS por uma série de alianças militares em torno do núcleo soviético euro-asiático – que vão desde a OTAN no noroeste europeu, o CENTO no Médio Oriente, SEATO no Sudeste Ásia e ANZUS no Pacífico. As estratégias da Guerra Fria foram modeladas no pensamento geopolítico clássico. A época colombiana foi gradualmente atingida com o processo de descolonização. Uma era póscolombina surgiu lentamente, meio século após a análise pioneira de Mackinder.

A dissolução voluntária da URSS no dia de Natal de 1991 parece uma negação espetacular da teoria do coração. O inquilino político na área do núcleo euro-asiático terminou suas ambições de se tornar uma hegemonia global. O Estado sucessor russo foi radicalmente desfavorecido em termos de espaço e poder para prosseguir com essa ambição.

Por outro lado, a Rússia pode lançar novas projeções de energia para o Ártico, devido a depósitos de petróleo e gás em águas mais acessíveis à medida que o gelo recua. A Eurásia Oriental, portanto, está emergindo como uma fortaleza geopolítica com a ascensão da China. O Heartland permanecerá gepoliticamente significativo, mas um poder unificado é menos provável. O centro de gravidade – em termos geopolíticos – está se movendo em direção ao Norte e ao Leste. A análise geopolítica da dinâmica do Alto Norte deve ser precisa e específica sobre as implicações dessas coordenadas de mudança.

A análise geopolítica mudou durante o século XX, deixando de estar ligada ao darwinismo social fim-de-século, e também com perspectivas de poder e espaço em diferentes ordens de escala, do nível global ao nível local. O Ártico é de ordem média, com um caractere tipicamente circumpolar que abrange as rimlands de três continentes e vários estados. Os recursos, as rotas de transporte e a importância estratégica desta área circumpolar são os focos geopolíticos de análise.

Seções mais estreitas desta área circumpolar certamente podem ser explodidas sem perder o ponto de vista geopolítico.

A globalização e a geopolítica são imagens contrastantes de desenvolvimentos globais após o fim da Guerra Fria. Enquanto a globalização indica interdependência, fluxos transnacionais e fronteiras estatais obliteradas, a geopolítica evoca grandes jogos de poder e políticas de poder. O equilíbrio tem tiltet em favor da geopolítica com a ascensão da China e da Índia, o reassertian da Rússia, e as repercussões do 11 de setembro. Este equilíbrio não só muda ao longo do tempo. Ele também funciona de forma diferente em várias partes do mundo. Mais uma vez, o Ártico é um campo de tensão entre forças contraditórias.

Oyvind Osterud

Resumo de Geopolítica

Significa o estudo de fatores geográficos e suas influências sobre as relações de poder na política internacional.

Os especialistas geopolíticos procuraram demonstrar a importância na determinação de políticas externas de fatores como a aquisição de Geopolítica natural: Significa o estudo de fatores geográficos e suas influências sobre as relações de poder na política internacional. Os especialistas geopolíticos têm procurado demonstrar a importância na determinação de políticas externas de fatores como a aquisição de fronteiras naturais, o acesso a importantes rotas marítimas e o controle sobre áreas de terra estrategicamente importantes. O termo foi empregado pela primeira vez no início do século 20 pelo politólogo sueco Rudolph Kjellén. No entanto, nos dias de hoje, os fatores geopolíticos tornaram-se menos significativos nas políticas estrangeiras dos estados devido a melhorias, especialmente através das comunicações na Internet e também devido a meios de transporte amplamente melhorados.

Significado de Geopolítica

A palavra é do termo geo que é uma palavra grega que significa terra. Principalmente se concentra na relação entre política e território. Embora seja um termo complexo, usado na política internacional, em terminologia simples, o mundo inteiro é composto por duas grandes massas terrestres: América do Norte e Eurásia, América do Sul, África e Austrália; e cinco principais fontes de água, oceanos indianos, do Pacífico e do Atlântico além do Mar do Norte do Mar Polar do Sul.

O termo geopolítica envolve, processo de análise, descrição, previsão e uso do poder político sobre um determinado território. É o “funda” da análise da política externa que ajuda na compreensão e previsão das políticas políticas internacionais de uma nação através de variáveis geográficas específicas. Essas variáveis geográficas são: localização geográfica do país, clima da região, topografia da região, demografia, recursos naturais e desenvolvimento tecnológico. Em teoria, o termo se aplica principalmente ao impacto da geografia na política, mas evoluiu ao longo do século passado para abranger significados mais amplos.

Fonte: www.geopoliticsnorth.org/www.collinsdictionary.com/www.britannica.com/www.quora.com

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.