Breaking News
Home / Geografia / Atlantismo

Atlantismo

PUBLICIDADE

A organização do espaço geográfico mundial e a integração regional dos países vai além de seus limites cartográficos e geográficos, ela manifesta-se sobretudo, em ações econômicas-financeiras, culturais e políticas e militares que visam manter a estrutura hegemônica de alguns países. É o que se observa quando se analisa a doutrina política e o pacto militar estratégico chamado de Atlantismo, sendo este uma cooperação entre os Estados Unidos da América, o Canadá e os países da Europa, através de diversas ações.

Mas sabe-se que tudo isso tem uma história que nem sempre é contada da melhor forma possível, uma vez envolve conflitos, guerras e descasos populacionais, sendo necessário uma análise profunda do universo político em escala internacional para uma compreensão mais detalhada sobre o assunto.

Em 1949, surge a Organização do Tratado do Atlântico Norte, mais conhecida como OTAN, que foi uma cooperação dos países da América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e da Europa Ocidental que buscou defender e conter as ameaças do sistema comunistavindas do Bloco Leste, que por sua vez, eram controladas pela antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) criada alguns anos após a Primeira Guerra Mundial.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)após o fim da antiga URSS em 1991,se expandiu durante a Guerra Fria, lideradas por doutrinas e ações de cunho liberalistas dos partidos europeus, firmando assim, um pacto de estratégia política e militar conhecido hoje como Atlantismo.

Em linhas gerais, o atlantismo propõe a defesa do liberalismo econômico e político, mas sabe-se que os Estados Unidos, país dominante nestas estruturas comandam e beneficiam-se mais em decorrência de outros, o que causou um estranhamento entre alguns países da Europa Ocidental, que passaram a chama-lo de americanismo.

Logo, trata-se de um termo pouco recorrente no linguajar desses países, que o encaram como intensamente negativo devido aos rumos que se seguiram após o fim da Guerra Fria e o início do século XXI. Além disso, as correntes políticas anti-imperialistas vindas da Europa Ocidental intensificaram-se colocando-se contrárias as bases das estruturas defendidas pelo EUA, como a Guerra do Iraque.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.