Breaking News
Home / Geografia / Falésias

Falésias

PUBLICIDADE

O que são falésias?

Ao longo das costas litorâneas de todo o mundo é possível encontrar diferentes formas de relevo que dão a essas regiões características únicas no que se refere a sua paisagem. Algumas são protegidas por leis ambientais, como as dunas, outras a sua própria forma não permite que hajam ocupações humanas, tão pouco vegetais, como é caso das falésias, pois representam áreas de risco antrópico.

As falésias são formas de relevo encontradas nas zonas costeiras formadas pelos processos de erosão marinha, ligadas às oscilações do nível do mar e nas mudanças climáticas que ocorrem a milhares e milhões de anos, portanto, recorre-se ao tempo geológico.

Elas podem ser definidas como extensos paredões escarpados, ou seja, que possuem alto grau de declividade. Esses paredões íngremes que beiram os mares são esculpidos e remodeladas constantemente pela ação da água, quer seja do mar, através das marés e das ondas, quer seja da chuva. E são compostas por diferentes materiais litológicos, algumas mais susceptíveis a erosão do que outras. Em geral, diz-se que as falésias são formas de relevo com encostas escarpadas produtos da erosão marinha e das oscilações do clima, também conhecida como abrasão marinha.

Falésias

Para elucidar esta conceituação, imagine que no litoral, as ondas e as correntes marinhas desgastam a litologia do relevo, formando paredões de diferentes tamanhos e muito inclinados (ou escarpados). Os sedimentos que são retirados desse relevo, a seguir são transportados e depositados em outras áreas, sejam próximas ou distantes, muitas vezes formando as planícies de acumulação (praias e dunas).

Os geomorfológos, cientistas que estudam os processos que são capazes de estruturarem as formas de relevo, classificam as falésias em dois tipos:

– Falésias Vivas: Onde o processo de desgaste ainda se faz presente.

– Falésias Mortas: Onde o processo de desgaste já se encerrou devido a alguma modificação na dinâmica da natureza, como o recuo dessas vertentes.

As falésias, sobretudo, as mortas, são importantes formas de relevo para se indicar e fornecer pistas acerca do avanço ou recuo do oceano, uma vez que são eles os maiores responsáveis pelo seu surgimento.

Algumas falésias, no entanto, são formadas pelos movimentos de placas tectônicas quando estas ultrapassam o nível da água dos oceanos e dos mares, aparecendo em superfície.

No Brasil, ocorrem falésias desde o Rio de Janeiro ao Amapá, e possuem na sua maioria como material geológico ou litológico arenitos (rochas sedimentares formadas pela areia). Uma das mais famosas encontram-se na Bahia, pertencentes ao que os geólogos chamam de Grupo Barreiras. Mas no Sul país, principalmente no litoral do Rio Grande do Sul, predominam-se falésias graníticas (rochas ígneas).

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.