Breaking News
Home / Geografia / Falésias

Falésias

PUBLICIDADE

O que são falésias?

Ao longo das costas litorâneas de todo o mundo é possível encontrar diferentes formas de relevo que dão a essas regiões características únicas no que se refere a sua paisagem. Algumas são protegidas por leis ambientais, como as dunas, outras a sua própria forma não permite que hajam ocupações humanas, tão pouco vegetais, como é caso das falésias, pois representam áreas de risco antrópico.

As falésias são formas de relevo encontradas nas zonas costeiras formadas pelos processos de erosão marinha, ligadas às oscilações do nível do mar e nas mudanças climáticas que ocorrem a milhares e milhões de anos, portanto, recorre-se ao tempo geológico.

Elas podem ser definidas como extensos paredões escarpados, ou seja, que possuem alto grau de declividade. Esses paredões íngremes que beiram os mares são esculpidos e remodeladas constantemente pela ação da água, quer seja do mar, através das marés e das ondas, quer seja da chuva. E são compostas por diferentes materiais litológicos, algumas mais susceptíveis a erosão do que outras. Em geral, diz-se que as falésias são formas de relevo com encostas escarpadas produtos da erosão marinha e das oscilações do clima, também conhecida como abrasão marinha.

Falésias

Para elucidar esta conceituação, imagine que no litoral, as ondas e as correntes marinhas desgastam a litologia do relevo, formando paredões de diferentes tamanhos e muito inclinados (ou escarpados). Os sedimentos que são retirados desse relevo, a seguir são transportados e depositados em outras áreas, sejam próximas ou distantes, muitas vezes formando as planícies de acumulação (praias e dunas).

Os geomorfológos, cientistas que estudam os processos que são capazes de estruturarem as formas de relevo, classificam as falésias em dois tipos:

– Falésias Vivas: Onde o processo de desgaste ainda se faz presente.

– Falésias Mortas: Onde o processo de desgaste já se encerrou devido a alguma modificação na dinâmica da natureza, como o recuo dessas vertentes.

As falésias, sobretudo, as mortas, são importantes formas de relevo para se indicar e fornecer pistas acerca do avanço ou recuo do oceano, uma vez que são eles os maiores responsáveis pelo seu surgimento.

Algumas falésias, no entanto, são formadas pelos movimentos de placas tectônicas quando estas ultrapassam o nível da água dos oceanos e dos mares, aparecendo em superfície.

No Brasil, ocorrem falésias desde o Rio de Janeiro ao Amapá, e possuem na sua maioria como material geológico ou litológico arenitos (rochas sedimentares formadas pela areia). Uma das mais famosas encontram-se na Bahia, pertencentes ao que os geólogos chamam de Grupo Barreiras. Mas no Sul país, principalmente no litoral do Rio Grande do Sul, predominam-se falésias graníticas (rochas ígneas).

Falésias – Geografia e geologia

Em geografia e geologia, uma falésia é uma área rochosa que tem um ângulo geral definido pela vertical, ou quase vertical.

As falésias são formadas pelos processos de intemperismo e erosão, com efeito da gravidade. As falésias são comuns nas costas, em áreas montanhosas, escarpas e ao longo de rios. As rochas sedimentares mais propensos a penhascos  incluem arenito, calcário, giz, e dolomita. Rochas ígneas , como granito e o basalto também formam penhascos.

Uma escarpa é um tipo de penhasco, formado pelo movimento de uma falha geológica ou deslizamentos de terra, ou talvez por deslizamentos de rochas caindo que alteram biologicamente a erosão diferencial das camadas rochosas de dureza seletiva ou deformante.

A maioria das falésias têm algum tipo de cascalho inclinação em sua base. Em áreas áridas ou sob falésias altas, eles são geralmente amontoados expostos de rocha caída. Em áreas de maior umidade, um declive do solo pode obscurecer o tálus.

Às vezes, um penhasco desaparece no final de uma crista, com rochas em forma de cogumelo ou outros tipos de colunas de rocha remanescentes. A erosão costeira pode levar à formação de falésias ao longo de um recuo da costa.

Distingue entre a maioria dos penhascos (linha contínua ao longo da borda superior com projeções para baixo na face) e afloramentos (linhas contínuas ao longo da borda inferior).

Fonte: Gean Alef Cardoso/en.wikipedia.org/www.lincx.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Energia Fotovoltaica

PUBLICIDADE Energia Fotovoltaica – O que é Os materiais e dispositivos fotovoltaicos convertem a luz …

Geleiras

PUBLICIDADE Geleiras – O que são As geleiras são formadas de neve que, ao longo …

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.