Breaking News
Home / Geografia / Divisão de Fronteiras

Divisão de Fronteiras

PUBLICIDADE

Fronteiras: Divisão e Modificação

A organização política do mundo representadas em mapas é resultado de um longo processo histórico de batalhas e contradições, que são capazes de reestruturem todo o espaço geográfico, modificando as paisagens ou utilizando seus elementos como meios de divisões ou como instrumentos de luta.

Grande parte das fronteiras que conhecemos hoje em dia, estabeleceu-se no século XX, e muitas não são definitivas e continuam sendo motivos constantes de discussões e guerras entre os Estados, os países e a Nações.

O atual mapa do mundo configurou-se na Idade Contemporânea, fazendo com que nos últimos duzentos anos, novos Estados nascessem e os países que já existiam terminaram de definir suas fronteiras. Alguns desses países tornaram-se independentes de unidades estatais mais amplas, foi o caso da Bélgica, que se desvinculou-se do reino dos Países Baixos, e da Grécia e se tornou independente do Império Otomano. Alguns outros, como a Alemanha e a Itália, formaram-se com a união de diversos territórios.

Assim sendo, no fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, o mapa do mundo, principalmente o europeu, sofreu grandes transformações, para exemplificar esta colocação, tem-se o desaparecimento dos impérios russo, austro-húngaro, otomano e alemão, dando lugar a criação de novos Estados: Áustria, Hungria, União Soviética, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Albânia, Polônia, Lituânia, Estônia, etc. Mas a história não para, pois logo depois da Segunda Guerra Mundial em 1945, Letônia, Lituânia e Estônia foram anexadas pela União Soviética e a Alemanha dividiu-se em dois Estados: A República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA).

Esses exemplos citados acima são modificações que aconteceram ao longo das fronteiras territoriais ligadas a um processo histórico específico que culminou em diversas guerras entre os países.

A título de curiosidade, no início do século XX, havia menos de 55 Estados, em sua maioria localizados na Europa. A partir de 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) contava com 192 Estados-membros. A Antártica é o único continente que não está dividido em Estados, no entanto, muitos países reivindicam soberania sobre esse extenso território, argumento razões de proximidade e/ou históricas.

Há ainda aquelas fronteiras que são definidas dentro dos próprios estados objetivando garantir uma forma de controle, elas são cartograficamente detalhadas para que não haja conflitos territoriais e prejudique a consolidação de um determinado país.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.