Breaking News
Home / Geografia / Barragem

Barragem

PUBLICIDADE

Barragens são barreiras enormes construídas em rios e córregos para confinar e utilizar o fluxo de água para fins humanos, como irrigação e geração de energia hidrelétrica. Este confinamento de água cria lagos ou reservatórios.

A primeira barragem conhecida foi construída em 2900 a.C em todo o rio Nilo para proteger a cidade de Memphis de inundações. A construção da barragem continuou no tempo do império romano, após o qual a construção da barragem foi literalmente perdida até o século XIX. Barragens são uma estrutura também vista na natureza – os castores constroem represas para manter a profundidade da água suficiente para cobrir as aberturas de suas casas, protegendo-as de predadores.

O que é

As barragens são uma das inovações mais antigas da humanidade. As pessoas podem ter emprestado a ideia dos castores, mas a engenhosidade humana levou a construção de barragens a alturas incríveis. Estas estruturas servem muitas funções: controle de inundação, navegação, abastecimento de água, geração de energia e até recreação.

Essencialmente, as represas são edifícios, geralmente construídos de concreto, em um rio para fazer o backup da água de um lado. Dependendo do seu propósito, pode ter fechaduras e uma série de portões, chamados de vertedouros, ou pode ter apenas uma casa de força e turbinas.

A geração de energia é outro objetivo primário das barragens. A água flui através das turbinas, que transformam os geradores para produzir energia. A energia cinética necessária para girar as turbinas vem da força da água caindo nas turbinas e girando suas pás para alimentar os geradores. A energia hidrelétrica é muito mais barata e mais ecológica do que muitos outros métodos de geração.

Barragem

Barragem, estrutura construída em um córrego, um rio ou um estuário para reter água. As barragens são construídas para fornecer água para consumo humano , para irrigar terras áridas e semi-áridas ou para uso em processos industriais. Eles são usados ​​para aumentar a quantidade de água disponível para gerar energia hidrelétrica, reduzir a descarga de pico de enchentes criadas por grandes tempestades ou derretimento de neve pesada, ou aumentar a profundidade da água em um rio para melhorar a navegação e permitir que barcaças e navios viajar com mais facilidade.

Barragens também podem fornecer um lago para atividades recreativas, como natação, canoagem e pesca. Muitas represas são construídas para mais de um propósito; por exemplo, água em um único reservatório pode ser usado para pesca, para gerar energia hidrelétrica e para suportar um sistema de irrigação. Estruturas de controle de água desse tipo são frequentemente designadas como barragens multiuso.

Fonte: www.arch.mcgill.ca/www.wisegeek.com/www.britannica.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Macroeconomia

PUBLICIDADE Definição de macroeconomia Macroeconomia é o ramo da economia que estuda o comportamento e …

Onda Sísmica

Onda Sísmica

PUBLICIDADE Definição de Onda Sísmica Ondas sísmicas são as ondas de energia causadas pelo rompimento repentino de …

Gratícula

PUBLICIDADE Definição Gratícula é uma a rede de linhas de latitude e longitude sobre as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.