Breaking News
Home / Geografia / Geografia

Geografia

Geografia – O que é

PUBLICIDADE

A Geografia um campo da ciência dedicado ao estudo das terras, características, habitantes e fenômenos da Terra e dos planetas.

A Geografia é única para completar as ciências sociais (geografia humana) com as ciências naturais (geografia física). Geografia humana diz respeito ao entendimento da dinâmica das culturas, sociedades e economias, e a geografia física diz respeito ao entendimento da dinâmica das paisagens físicas e ambiente.

Geografia – Compreensão da dinâmica das paisagens e do meio ambiente.

Compreensão da dinâmica das culturas, sociedades e economias – Geografia humana.

Compreensão da dinâmica das paisagens e do meio ambiente – Geografia física.

A geografia compreende os processos sociais e físicos dentro do contexto do lugar – analisando as grandes diferenças em culturas, sistemas políticos, economias, paisagens e ambientes em todo o mundo e explorando as conexões entre eles. Compreender as diferenças e as desigualdades entre lugares e populações faz parte da análise da geografia.

É uma educação para a vida e para viver.Aprendemos geografia no aprendizado formal ou através de viagens, trabalho de campo e expedições.

A geografia  informa sobre:
Os lugares e comunidades em que vivemos e trabalhamos
Nossos ambientes naturais e as pressões que eles enfrentam
A interconexão do mundo e nossas comunidades dentro dele
Como e por que o mundo está mudando, tanto global quanto localmente
Como nossas ações individuais e sociais contribuem para essas mudanças
As escolhas que existem na gestão do nosso mundo para o futuro

Geografia

Geografia – Definição

Geografia é a ciência que estuda as terras, as características, os habitantes e os fenômenos da Terra.

A tradução literal seria ” para descrever ou escrever sobre a Terra “.

A primeira pessoa a usar a palavra “geografia” foi Eratóstenes (276-194 aC).

Quatro tradições históricas na pesquisa geográfica são a análise espacial do ambiente natural e os fenômenos humanos (geografia como o estudo da distribuição), os estudos da área (locais e regiões), o estudo da relação homem-terra, e as pesquisas na Terra ciências.

No entanto, a geografia moderna é uma disciplina abrangente que tudo procura compreender a Terra e toda a sua complexidade humana e natural, não apenas onde os objetos são, mas como eles mudaram e vir a ser.

A geografia tem sido chamado de “disciplina do mundo” e “a ponte entre o humano e a ciência física “.

Geografia é dividida em dois ramos principais: a geografia humana e a geografia física.

Entendendo basicamente os sistemas físicos que afetam o cotidiano (por exemplo, terra do sol-relações, ciclos de água, vento e correntes oceânicas).

Para saber a localização dos lugares e as características físicas e culturais desses locais, a fim de funcionar mais eficazmente no nosso mundo cada vez mais interdependente.

Para entender a geografia de tempos passados e como geografia desempenhou papéis importantes na evolução das pessoas, suas idéias, lugares e ambientes.

Desenvolvendo um mapa mental de sua comunidade, província ou território, país e do mundo para que você possa entender o “onde” de lugares e eventos.

Para explicar como os processos de sistemas físicos e humanos organizaram e, por vezes mudou ou mudam a superfície da Terra.

Compreender a organização espacial da sociedade e ver ordem no que muitas vezes parece ser espalhamento aleatório de pessoas e lugares.

Para reconhecer as distribuições espaciais em todas as escalas – local e mundial -, a fim de compreender a complexa conectividade de pessoas e lugares.

Para ser capaz de fazer julgamentos sensatos sobre assuntos que envolvam relações entre o ambiente físico e da sociedade.

Para apreciar a Terra como a pátria da humanidade e fornecer informações para decisões de gestão sábias sobre como os recursos do planeta devem ser usado.

Para entender a interdependência global e se tornar um melhor cidadão global.

Geografia – Significado

Vem das palavras gregas “geo” e “graphos” significando respectivamente Terra e escrever.

É o estudo científico da superfície da Terra que tem como finalidade descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre.

A superfície da Terra é a camada do planeta de contato e inter-relacionamento entre a Atmosfera, Biosfera, Hidrosfera e Litosfera.

Essa camada, por meio de seu equilíbrio natural, permite o surgimento de minerais, água, diferentes solos, vida animal, vida vegetal e muitos eventos que mudam com o tempo.

É muito importante estudar esses fenômenos  no espaço e suas funções.

Geografia

Considerando todas as possibilidades de aprendizagem, a geografia é hoje um assunto extremamente complexo, dividido em vários campos profissionais:

Geografia Social

O estudo e a distribuição espacial das pessoas e as mudanças em suas atividades, bem como sua interação com o meio ambiente. A geografia social baseia-se fortemente nas ciências sociais, mas dá atenção especial à descrição e análise da distribuição espacial.

Geografia Política,  Econômica,  Cultural e Urbana.

Geografia Física

O estudo das condições naturais e dos processos que ocorrem na superfície da terra e da forma espacial resultante é o assunto de várias subdisciplinas:

Climatologia;

Biogeografia;

Geomorfologia;

Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.iis.com.br/www.semebrusque.com.br

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Geleiras

PUBLICIDADE Geleiras – O que são As geleiras são formadas de neve que, ao longo …

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Geofísica

Geofísica

Definição de Geofísica PUBLICIDADE Geofísica é a aplicação da física para estudar a Terra, os oceanos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.