Breaking News
Home / Geografia / Tundra

Tundra

PUBLICIDADE

Tundra – O que é

Os ecossistemas de tundra são áreas livres de árvores encontradas no Ártico e no topo das montanhas, onde o clima é frio e ventoso com pouca chuva. As terras da tundra estão cobertas de neve durante a maior parte do ano, mas o verão traz rajadas de flores silvestres.

Plantas e animais presentes na tundra: Cabras, ovelhas, marmotas e pássaros vivem na tundra alpina, alimentando-se de plantas e insetos de baixa altitude. Flora resistente,  sobrevive nas montanhas, crescendo em depressões rochosas onde é quente e protegido do vento.

Tipos de tundra

Existem dois tipos de tundra: ártica e alpina. A tundra ártica é encontrada perto do Círculo Ártico . A tundra alpina se forma no topo das montanhas onde existem as condições adequadas.

Tundra ártica

Várias características são típicas da tundra ártica. Um é o clima polar, que tem uma temperatura média de julho de não mais de 50°F (10°C). A tundra ártica está longe do equador. A luz do sol atinge a Terra aqui em um ângulo e deve passar por mais atmosfera. Isso significa que a luz solar que atinge o solo contém menos energia por metro quadrado (metro quadrado) do que no equador.

Outra característica da tundra ártica é uma camada profunda de solo permanentemente congelado chamado permafrost. Geralmente, menos de 18 polegadas (45 centímetros) de solo de tundra derrete durante o verão frio. Abaixo disso, o solo permanece congelado. A água da neve derretida não pode drenar para o solo congelado, e pouco evapora no ar fresco do verão. Como resultado, a água fica presa na superfície.

A tundra ártica é encontrada em todos os três continentes do norte perto ou acima do Círculo Ártico e perto do Oceano Ártico . Na Ásia, a tundra do Ártico é encontrada na parte da Rússia conhecida como Sibéria. Na Europa, é encontrado no norte da Escandinávia, que inclui os países da Noruega, Suécia e Finlândia. Na América do Norte , a tundra ártica é encontrada no norte do Alasca e no Canadá. Algumas tundras do Ártico estão localizadas em ilhas, como a Groenlândia e a Islândia.

Tundra alpina

A tundra alpina é encontrada no topo das montanhas acima da linha da floresta, o ponto acima do qual as árvores não podem crescer. A linha de madeira e a tundra são encontradas em diferentes elevações (alturas) em diferentes cadeias de montanhas. Quanto mais distantes as montanhas estiverem do equador, menor será a elevação necessária para a formação da tundra.

Em comparação com a tundra do Ártico, a tundra alpina recebe mais chuva e seu solo drena melhor por causa do terreno inclinado. Ele também recebe mais luz solar porque é encontrado em latitudes mais baixas (uma distância ao norte ou ao sul do equador, medida em graus), onde o dia e a noite são mais iguais em comprimento do que no Ártico. Normalmente, não há camada inferior de permafrost na tundra alpina.

A tundra alpina é encontrada nas Montanhas Rochosas, Cascade e Sierra na América do Norte , na Cordilheira dos Andes na América do Sul , nos Alpes e Pirinéus na Europa e no Himalaia na Ásia.

Tundra

Nas regiões de clima polar, a taiga dá lugar à tundra, que é uma formação vegetal muito rasteira, constituída por ervas, musgos e líquenes.

Contudo, podem surgir na tundra, alguns raros e dispersos tufos de arbustos e árvores anãs.

Formando uma paisagem bastante monótona (durante todo o ano é sempre tudo branco e muito plano, para onde quer que se olhe, é sempre a mesma paisagem – veja-se as imagens acima).

No curto “Verão”, se assim se pode chamar, a tundra não forma um tapete herbáceo contínuo, mas antes alterna com superfícies pantanosas e/ou grandes extensões de rocha nua.

Uma característica muito interessante e peculiar da tundra, é o seu tipo de solo – o permafrost (à letra significa sempre gelado) – que dificulta o crescimento de raízes e a absorção de nutrientes minerais.

Por isso (aliado aos ventos intensos e temperaturas baixas), quase não existe vegetação arbustiva e arbórea.

E, latitudes muito altas, para lá dos 800, a tundra vai-se tornando mais escassa, acabando por desaparecer, já que o solo também desaparece sob um espesso manto de gelo.

Tundra

Tundra

A tundra é uma vegetação proveniente do material orgânico que aparece no curto período de degelo durante a estação “quente” das regiões de clima polar, apresentando assim apenas espécies de que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas.

Essa vegetação é um enorme bioma que ocupa aproximadamente um quinto da superfície terrestre. Aparece em regiões como o Norte do Alasca e do Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria.

A Tundra Ártica surge no sul da região dos gelos polares do Ártico, entre os 60º e os 75º de latitude Norte, e estende-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá e Groelândia.

Situada próximo do polo norte, recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco.

O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano, a vegetação é rasteira, não possui árvores com abundancia de musgos e líquens.

Fonte: www.slideshare.net/www.geocities.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Energia Fotovoltaica

PUBLICIDADE Energia Fotovoltaica – O que é Os materiais e dispositivos fotovoltaicos convertem a luz …

Geleiras

PUBLICIDADE Geleiras – O que são As geleiras são formadas de neve que, ao longo …

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.