Breaking News
Home / Geografia / Rede Urbana

Rede Urbana

PUBLICIDADE

O que é rede urbana?

Assim como a hierarquia urbana, o conceito de rede urbana enfrenta diversos problemas em suas conceituações, uma vez que, as relações sociais, culturais e econômicas em um mundo globalizado tornam-se cada vez mais complexas e difíceis de serem definidas com apenas um conjunto de palavras.

Rede Urbana

No entanto, para não deixar estas questões em branco, define-se rede urbana como a correlação e interligação de pessoas, informações, mercadorias e capitais dentro de uma cidade ou entre cidades, construindo um fluxo não contínuo e sim muito variado.

Ou seja, devido ao potencial estrutural, econômico, de negócios, mercadorias e serviços, as cidades imersas numa rede urbana possuem uma hierarquia urbana que exercem influência sobre outras. Assim sendo, uma cidade que é mais bem equipada é mais atrativa para as pessoas do que uma cidade pouco desenvolvida no sentido de oferecer mais saúde, transporte e educação. E essa capacidade de atrair contingentes de pessoas é conhecida entre os especialistas do assunto como polarização e se divide da seguinte forma:

– Metrópoles Globais: Que são cidades com uma grande infraestrutura urbana em decorrência do seu feitio econômico, político, cultural e social e da quantidade de serviços e bens oferecidos que exercem influência a nível mundial. Os exemplos são: São Paulo (Brasil), Nova Iorque (Estados Unidos da América), Pequim (China) e Paris (França).

– Metrópoles Nacionais: Estas cidades possuem uma grande influência em escala nacional, ou seja, dentro de um país, sendo polo do território delimitado pelo Estado-nação. No Brasil tem-se Curitiba (Paraná), Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), São Paulo (São Paulo), Recife (Pernambuco) e outras.

– Metrópoles Regionais: Influenciam a região em que estão localizadas, atraindo pessoas de cidades menores que ficam ao entorno em busca de trabalho, residência e saúde. Como por exemplo, Campinas (São Paulo), Sorocaba (São Paulo), Belém (Pará), Campos dos Goitacazes (Rio de Janeiro), etc.

– Cidades Médias: Também conhecidas como centros regionais, possuem uma infraestrutura, mas dependem diretamente de outras cidades.

– Cidade Pequena: São cidades que possuem serviços básicos para a sua população.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.