Breaking News
Home / Geografia / Rede Urbana

Rede Urbana

PUBLICIDADE

O que é rede urbana?

Assim como a hierarquia urbana, o conceito de rede urbana enfrenta diversos problemas em suas conceituações, uma vez que, as relações sociais, culturais e econômicas em um mundo globalizado tornam-se cada vez mais complexas e difíceis de serem definidas com apenas um conjunto de palavras.

Rede Urbana

No entanto, para não deixar estas questões em branco, define-se rede urbana como a correlação e interligação de pessoas, informações, mercadorias e capitais dentro de uma cidade ou entre cidades, construindo um fluxo não contínuo e sim muito variado.

Ou seja, devido ao potencial estrutural, econômico, de negócios, mercadorias e serviços, as cidades imersas numa rede urbana possuem uma hierarquia urbana que exercem influência sobre outras. Assim sendo, uma cidade que é mais bem equipada é mais atrativa para as pessoas do que uma cidade pouco desenvolvida no sentido de oferecer mais saúde, transporte e educação. E essa capacidade de atrair contingentes de pessoas é conhecida entre os especialistas do assunto como polarização e se divide da seguinte forma:

– Metrópoles Globais: Que são cidades com uma grande infraestrutura urbana em decorrência do seu feitio econômico, político, cultural e social e da quantidade de serviços e bens oferecidos que exercem influência a nível mundial. Os exemplos são: São Paulo (Brasil), Nova Iorque (Estados Unidos da América), Pequim (China) e Paris (França).

– Metrópoles Nacionais: Estas cidades possuem uma grande influência em escala nacional, ou seja, dentro de um país, sendo polo do território delimitado pelo Estado-nação. No Brasil tem-se Curitiba (Paraná), Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), São Paulo (São Paulo), Recife (Pernambuco) e outras.

– Metrópoles Regionais: Influenciam a região em que estão localizadas, atraindo pessoas de cidades menores que ficam ao entorno em busca de trabalho, residência e saúde. Como por exemplo, Campinas (São Paulo), Sorocaba (São Paulo), Belém (Pará), Campos dos Goitacazes (Rio de Janeiro), etc.

– Cidades Médias: Também conhecidas como centros regionais, possuem uma infraestrutura, mas dependem diretamente de outras cidades.

– Cidade Pequena: São cidades que possuem serviços básicos para a sua população.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Erupção Vulcânica

PUBLICIDADE Definição e características As erupções vulcânicas acontecem quando a lava e o gás são descarregados de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.