Breaking News
Home / Geografia / BRICS

BRICS

O que é BRICS

PUBLICIDADE

BRICS é uma sigla que representa um agrupamento econômico formado por 5 países considerados, à época, emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Inicialmente o BRICS foi apenas uma nomenclatura criado por Jim O’Neil em 2001 e utilizada por economistas e cientistas políticos para se referir aos países emergentes com grande crescimento econômico estimado para os próximos cinquenta anos, consolidando-se como grandes potenciais mundiais.

Porém, na 61ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2006, Brasil, Rússia, Índia e China decidiriam oficializar diplomaticamente a já difundida nomenclatura, propiciando aos países a oportunidade de maiores relações econômicas coletivas e maiores comunicações.

Em 2011, a África do Sul foi incorporada oficialmente no BRICS.

BRICS
Países participantes do BRICS

Importância e Objetivo

É importante destacar que o BRICS não compõe um bloco econômico, apenas formam uma aliança – ou um mecanismo internacional informal, sem estatuto – que busca unir forças em prol de interesses econômicos e políticos comuns ante o cenário mundial. Por não se tratar de um bloco econômico, entre os países do BRICS não há mercado comum, acordos comerciais e alfandegários e nem uma política unânime entre os integrantes.

São muitos desafios nos países integrantes dessa aliança, pois concentram aproximadamente 40% da população mundial e mais da metade do número de pessoas abaixo ou na linha de miséria. Soma-se a esse cenário a desaceleração do crescimento econômico dos países que compõe o BRICS, sobretudo do Brasil e da China.

Em relação à política, foi discutido na V Cúpula do BRICS, em Durban (África do Sul) a criação do Banco do BRICS, que seria criado para dar suporte econômico não só aos países da aliança, mas também a outros países em desenvolvimento – seria uma forma de consolidar o BRICS como concorrência sólida com as grandes potências e bancos mundiais.

A VI Cúpula do BRICS, realiza no Brasil em 2014, teve como principal objetivo a retomada das ideias da cúpula anterior e, portanto, visou a criação do NBD (Novo Banco de Desenvolvimento), que vai auxiliar em projetos de infraestrutura nos países do BRICS, com sede na China.

Lucas Moreira Furlan

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.