Breaking News
Home / Geografia / Acidentes Geográficos

Acidentes Geográficos

PUBLICIDADE

Suponho que você já se perguntou muitas vezes o porquê do planeta Terra ser tão variado em formas e processos. Seria essa diversidade uma obra divina? Do ser humano? Ou simplesmente ligadas a dinâmica da natureza terrestre desde o princípio da formação da Terra?

Bom, as geociências, como a Geografia, a Geologia e a Geofísica, pautadas no conhecimento cientifico são capazes de nos dar respostas mais plausíveis acerca dessa variância, seja na superfície ou na subsuperfície, uma vez que para a elaboração deste conhecimento foi necessário ao longo do tempo, realizar experimentos, observações e simulações, nos laboratórios ou nos trabalhos de campo.

Uma área do conhecimento científico, comum as ciências ditas acima, chamada de Geomorfologia, é capaz de nos mostrar essa diversidade, bem como dizer através de hipóteses e teorias, como ela se formou, ou seja, como os processos são capazes de estruturarem formas. Estas formas, alguns geocientistas (geógrafos, geólogos, geofísicos, etc.) chamam de Acidentes Geográficos ou Formas de Relevo.

Relevo ou acidentes geográficos é a parte da superfície que cobre a camada sólida da Terra, seja no continente, ou no fundo do oceano, também conhecida como Litosfera. É sobre ele que ocorrem as diversas ações do ser humano, muitas vezes transformando-o totalmente. Desta maneira, pode-se dizer que os acidentes geográficos além de serem ocasionados pelas forças natural-físicas, também são esculturados pela ação antrópica.

Entre as formas de relevo ou acidentes geográficos, pode-se identificam-se entre as Serras, Montanhas, Lagos, Planície Costeira, Terraços, Taludes Fluviais, Rios, Cânions, Vales, Depressões, Ilhas, Istmo, Golfo, Baía, Arquipélago, Cabo, Estuários, Chapadas, Cuestas, Escarpas, Vertentes, Fossas Oceânicas, Cordilheiras, Delta, Falésias, Dolinas, Colinas, Janelas, Sulcos, Ravinas, Voçorocas, Badlands, Esker, Geleiras, AnAtoll, Platô, Falhas, Fraturas, Cachoeiras, Pier, Recifes, Garganta, Estepes, etc.

Essas diversidades são estudadas por vários seguimentos da Geomorfologia, como a Climática, Estrutural, Fluvial, Genética, Histórica, Costeira, Urbana e Descritiva.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Geóide

PUBLICIDADE O geóide é a superfície equipotencial do campo de gravidade da Terra que melhor se ajusta, …

Rochas Sedimentares

PUBLICIDADE Definição Rochas sedimentares são rochas compostas por sedimentos. As rochas sedimentares são o produto da …

Rocha ígnea

Rocha ígnea

PUBLICIDADE Definição Rocha ígnea, qualquer uma das várias rochas cristalinas ou vítreas formadas pelo resfriamento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.