Breaking News
Home / Geografia / Hierarquia Urbana

Hierarquia Urbana

PUBLICIDADE

Um termo ainda em discussão no ambiente da Geografia Urbana e áreas correlatas diz respeito a hierarquia das cidades, ou comumente conhecida como hierarquia urbana. Este termo permeia diversas questões e ainda é pouco definido, pois encontra graves problemas, uma vez que, é extremamente complicado definir e consequentemente hierarquizar uma cidade.

Mas de maneira geral, pode-se definir hierarquia urbana como uma forma das cidades se organizarem no sentido de subordinação, ou seja, como cidades menores subordinam-se a cidades médias e estas subordinam-se a cidades grandes.

A subordinação está muito ligada a influência que uma tipologia exerce sobre a outra, por isso os estudiosos as hierarquizam. Desta forma, é possível entender a importância de uma cidade ao que diz respeito a cultura, lazer, saúde, educação e até mesmo segurança. Ou seja, quanto mais importante uma cidade é nestes quesitos, maior será a sua colocação na hierarquia urbana.

Associados a isso, alguns estudiosos ainda levam em consideração o tamanho da cidade e a quantidade de pessoas que nela habita, pois indiretamente isso indica maior qualidade de vida (ou não!).

Hierarquia Urbana

No entanto, para se estudar uma hierarquia urbana, é necessário antes de tudo vincular este conceito a rede urbana, que em suma, significa as relações econômicas, sociais e culturais que integram as cidades por meio de redes de contato.

Cabe-se lembrar que ao longo da história, a hierarquia urbana sofreu diversas modificações muito significativas, não obedecendo de forma contínua um processo, porque as questões ligadas ao transporte, a comunicação e a globalização estão cada vez mais complexos.

Assim sendo, classifica-se as cidades da seguinte forma:

– Metrópole: Sendo o centro mais significativo e importante na rede urbana, pois exerce uma influência muito forte no número de cidades ao seu redor e possuí grande visibilidade nacionalmente e internacionalmente.

– Metrópole Nacional: Influência de forma direta sobre os centros regionais, capitais regionais e metrópoles regionais devido a sua variedade de serviços e sua estrutura.

– Metrópole Regional: Exerce grande influência no estado em que se localiza e em sua região.

– Centro Regionais: Exercem influência no âmbito regional, sendo uma cidade média que é referência para o seu entorno.

– Cidade Local: Pode ser definida como uma cidade pequena, que oferece poucos serviços e onde sua população procura centros maiores para ter acesso aos seus bens e aos seus serviços.

– Vilas: Não é definido como cidade, mas possuí um pequeno aglomerado de pessoas que se deslocam para outras cidades em busca dos bens e serviços oferecidos que ela não oferece.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Período Quaternário

PUBLICIDADE Definição O período quaternário segue o período terciário do tempo geológico. Quaternário, na história geológica da …

Período Neogeno

PUBLICIDADE O Período Neogeno é a mais nova de duas subdivisões do período terciário, de 23 a …

Plioceno

PUBLICIDADE O Plioceno segue a época do mioceno e é seguido pela época do pleistoceno. O Plioceno foi a última época …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

404 - File or directory not found.

404 - File or directory not found.

The resource you are looking for might have been removed, had its name changed, or is temporarily unavailable.