Breaking News
Home / Geografia / Hierarquia Urbana

Hierarquia Urbana

PUBLICIDADE

Um termo ainda em discussão no ambiente da Geografia Urbana e áreas correlatas diz respeito a hierarquia das cidades, ou comumente conhecida como hierarquia urbana. Este termo permeia diversas questões e ainda é pouco definido, pois encontra graves problemas, uma vez que, é extremamente complicado definir e consequentemente hierarquizar uma cidade.

Mas de maneira geral, pode-se definir hierarquia urbana como uma forma das cidades se organizarem no sentido de subordinação, ou seja, como cidades menores subordinam-se a cidades médias e estas subordinam-se a cidades grandes.

A subordinação está muito ligada a influência que uma tipologia exerce sobre a outra, por isso os estudiosos as hierarquizam. Desta forma, é possível entender a importância de uma cidade ao que diz respeito a cultura, lazer, saúde, educação e até mesmo segurança. Ou seja, quanto mais importante uma cidade é nestes quesitos, maior será a sua colocação na hierarquia urbana.

Associados a isso, alguns estudiosos ainda levam em consideração o tamanho da cidade e a quantidade de pessoas que nela habita, pois indiretamente isso indica maior qualidade de vida (ou não!).

Hierarquia Urbana

No entanto, para se estudar uma hierarquia urbana, é necessário antes de tudo vincular este conceito a rede urbana, que em suma, significa as relações econômicas, sociais e culturais que integram as cidades por meio de redes de contato.

Cabe-se lembrar que ao longo da história, a hierarquia urbana sofreu diversas modificações muito significativas, não obedecendo de forma contínua um processo, porque as questões ligadas ao transporte, a comunicação e a globalização estão cada vez mais complexos.

Assim sendo, classifica-se as cidades da seguinte forma:

– Metrópole: Sendo o centro mais significativo e importante na rede urbana, pois exerce uma influência muito forte no número de cidades ao seu redor e possuí grande visibilidade nacionalmente e internacionalmente.

– Metrópole Nacional: Influência de forma direta sobre os centros regionais, capitais regionais e metrópoles regionais devido a sua variedade de serviços e sua estrutura.

– Metrópole Regional: Exerce grande influência no estado em que se localiza e em sua região.

– Centro Regionais: Exercem influência no âmbito regional, sendo uma cidade média que é referência para o seu entorno.

– Cidade Local: Pode ser definida como uma cidade pequena, que oferece poucos serviços e onde sua população procura centros maiores para ter acesso aos seus bens e aos seus serviços.

– Vilas: Não é definido como cidade, mas possuí um pequeno aglomerado de pessoas que se deslocam para outras cidades em busca dos bens e serviços oferecidos que ela não oferece.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.