Breaking News
Home / Geografia / Mar Negro

Mar Negro

PUBLICIDADE

O que é o Mar Negro?

Mar Negro é um conjunto de águas do interior, que faz parte da bacia do Mediterrâneo e está ligado a ele através do Mar de Mármara. Está bloqueado entre a Europa e a Ásia e está rodeado pela Bulgária, Geórgia, Romênia, Rússia, Turquia e Ucrânia.

Mar Negro está quase completamente isolado dos oceanos do mundo, embora sua profundidade seja considerável em lugares, até 2212 m, enquanto sua área de captação cobre mais de 2 milhões de quilômetros quadrados.

A única conexão com os oceanos mundiais é através do estreito do Bósforo, um canal estreito de 35 quilômetros, apenas 40 m de profundidade em determinados locais.

O Estreito Kerch no norte fornece a conexão com o mar Azov mais pequeno.

Mar Negro – Localização

Mar Negro é um mar interior entre a Europa e sudeste da península da Anatólia (Turquia) e é finalmente ligado ao Oceano Atlântico através do Mediterrâneo e do mar Egeu e vários estreitos.

O estreito do Bósforo conecta-o ao Mar de Mármara, e o longo e ilimitado estreito dos Dardanelos o conecta à região do Mar Egeu do Mediterrâneo. Essas águas separam a Europa Oriental e ocidental da Ásia. Ao leste, o Estreito de Kerch liga o Mar ao Mar de Azov mais pequeno.

O rio mais importante que entra no Mar Negro é o Danúbio.

Os países que fazem fronteira com o Mar Negro são a Turquia ao sul, a Bulgária e a Romênia ao oeste, a Ucrânia ao norte, a Rússia ao nordeste e a Geórgia a leste.

A Península da Crimeia se aproxima do Mar Negro do norte.

O corpo em forma oval ou menos de água tem uma área de superfície de 422.000 km quadrado. Quando o Mar de Azov está incluído, cobre aproximadamente 461.000 km quadrados.

Mar Negro é o favorito dos cientistas, especificamente porque seus níveis mais baixos estão quase biologicamente mortos devido à fraca ventilação de suas camadas profundas. Embora a diversidade da sua vida marinha seja menor que a do oceano ou mares mais salgados, é incomum, bonito e intrigante.

Considerado, de certa forma, mais adequado para a pesquisa, a sua ecologia é mais facilmente compreensível para os cientistas.

Seu ecossistema responde rapidamente a influências externas, tanto para ocorrências naturais, como flutuações dos fatores ambientais, ou efeitos antropogênicos, como pescaria, poluição ou industrialização na área circundante.

Mar Negro tem uma área de 422 000 km² e uma profundidade máxima de 2210 m.

Mar Negro
Mar Negro

Geografia

Mapa do Mar Negro
Mapa do Mar Negro

Mar Negro é um conjunto de água de forma oval, localizado na extremidade sudeste da Europa.

Está ligado ao Oceano Atlântico pelo Estreito do Bósforo, o Mar de Mármara, os Dardanelos, o Mar Egeu e o Mar Mediterrâneo.

A área superficial do Mar propriamente dito é de 163 mil quilômetros quadrados (422,000 km quadrados). Incluindo o pequeno Mar de Azov, abrange aproximadamente 461,000 km quadrados.

A Península da Crimeia se aproxima do Mar Negro do norte. Ao leste, o Estreito de Kerch liga o Mar ao Mar de Azov mais pequeno. Além disso, o litoral do mar é bastante regular. A largura máxima é de cerca de 1175 km, enquanto a distância norte-sul mais curta é de 258 Km.

As costas do norte e do noroeste são atravessadas por barrancos, vales e rios.

As gamas do Cáucaso Maior e Menor formam a costa oriental, enquanto o sul está alinhado com as Montanhas Pontic.

Perto da saída do Bósforo, o alívio da costa é moderado, embora ainda íngreme.

Mais ao norte, na área da baía de Burgaski, emergem montanhas baixas onde os Balcanes da Bulgária se estendem para o leste.

Uma área de planalto plano ao longo da costa noroeste dá lugar ao delta do rio Danúbio, que emerge no mar.

Mar Negro
Mar Negro

Porque é preto o Mar Negro?

O mar foi nomeado pela primeira vez pelos gregos antigos que o chamavam de “Mar Inóspito”.

O mar obteve essa reputação porque era difícil navegar, e tribos hostis habitavam suas costas. Mais tarde, após o desenvolvimento bem sucedido da costa pelos colonos gregos, o mar foi renomeado como “Mar hospitaleiro”.

Mar Negro tem uma profundidade de mais de 150 metros, e suas águas são preenchidas com sulfureto de hidrogênio por quase dois quilômetros. Portanto, nas camadas mais profundas de sua água, não há seres vivos, exceto bactérias de enxofre.

Fonte: www.newworldencyclopedia.org/www.sheppardsoftware.com/www.blackseascene.net/ssec.si.edu

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.