Breaking News
Home / Geografia / Agentes Formadores do Relevo

Agentes Formadores do Relevo

PUBLICIDADE

Quais são os Agentes Formadores do Relevo?

Toda vez que olhamos pra uma montanha, pisamos em uma praia ou descemos um “barranco”, uma das primeiras perguntas que fazemos, mesmo que inconscientemente, são: será que o planeta Terra sempre foi assim? Qual momento da história do planeta Terra algumas partes mudaram enquanto outras se encontram pouco ou nada alterada?

Pois bem, àquela velha frase de Antoine Lavoisier há mais de 200 anos “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” também se aplica muito bem as características físicas da paisagem, que os geógrafos e as geógrafas e outros geocientistas se debruçam a estudar e analisar, sobretudo, àqueles e àquelas que admiram a exuberância das formas do relevo e procuram estabelecer ideias sobre quais são os principais agentes e processos que atuam sobre ele, portanto, ligados a Geomorfologia.

Vento é um agente formador do relevo.

Nesta reflexão inicial, pode-se então estabelecer cientificamente dois principais agentes que modelam constantemente as estruturas físicas e químicas das rochas e minerais e consequentemente do relevo, estes são chamados de Agentes Formadores do Relevo, e dividem-se em endógenos e exógenos.

Agentes endógenos: Também conhecidos como agentes INTERNOS, são aqueles que atuam da partes interior a parte exterior do planeta Terra, modificando as estruturas das rochas, dos minerais que as formam, moldando e remoldando o relevo, ou seja, formando grandes cordilheiras, vales, depressões, etc, sendo pouco visível ao olhar humano, mais sentido em diferentes graus, uma vez que podem afetar todas as ocupações que encontram-se sobre a superfície. Tem-se como exemplo o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo, os três ligados ao movimento das placas tectônicas, mas que modificam as estruturas do planeta de diferentes formas.

Agentes exógenos: Também conhecidos como agentes EXTERNOS, são aqueles que atual na parte externa do planeta Terra, esculturando as rochas, os minerais que as formam, moldando e remodelando o relevo através do intemperismo químico e físico, da erosão, etc. O que acaba sendo mais visível ao olho humano e dependendo do seu grau, até sentido. Os exemplos mais recorrentes desses agentes são: água, vento e neve.

Atualmente tem-se discutido bastante sobre a atuação do homem enquanto modificador do relevo através das suas diversas ocupações, principalmente nas grandes cidades, modificando o seu relevo, o que impacta diretamente na história geológica do planeta, no entanto, algumas discussões acabam sendo pouco compreendidas, uma vez que os debates ainda são novos.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.