Breaking News
Home / Geografia / Deslizamento de terra

Deslizamento de terra

PUBLICIDADE

Definição

Um deslizamento de terra é definido como o movimento de uma massa de rocha, detritos ou terra descendo uma ladeira.

Deslizamentos de terra são um tipo de “desperdício de massa”, que denota qualquer movimento descendente do solo e das rochas sob a influência direta da gravidade.

O termo “deslizamento de terra” abrange cinco modos de movimento da inclinação: quedas, tombos, escorregões, spreads e fluxos. Estes são subdivididos ainda mais pelo tipo de material geológico (rocha, detritos ou terra).

Fluxos de detritos (comumente chamados de fluxos ou deslizamentos de terra) e quedas de rochas são exemplos de tipos comuns de deslizamentos de terra.

O que são deslizamentos de terra?

Deslizamentos de terra são fluxos descendentes de rochas, sujeira e outros materiais.

Os deslizamentos de terra podem causar muitos danos, especialmente quando são grandes, e são um risco geológico de preocupação em todo o mundo, pois podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento.

Várias medidas podem ser tomadas para evitar deslizamentos de terra e reduzir sua severidade, e essas etapas são frequentemente usadas em áreas onde deslizamentos de terra são comuns.

Em um deslizamento de terra, os materiais são secos e podem incluir rochas, sujeira, árvores e estruturas que são puxadas junto com o material que cai.

Deslizamentos de terra podem ser causados por terremotos, desestabilização como resultado da água que flui no subsolo, colapso de rochas pendentes e a simples batalha com a gravidade. Atividades humanas, como construção pesada, solapagem da terra e remoção da cobertura do solo, como plantas e árvores, também podem provocar deslizamentos de terra. Quando um deslizamento de terra envolve lama e material úmido, é conhecido como deslizamento de terra; deslizamentos de terra podem seguir tempestades e inundações.

As terras envolvidas em um deslizamento de terra são geralmente instáveis. Uma das razões mais comuns para a instabilidade é a baixa cobertura do solo. Árvores e plantas, especialmente quando se enraízam profundamente, podem manter o solo no lugar para que não possa deslizar, mesmo em graus muito íngremes. Se a cobertura do solo for escassa ou mal enraizada, rochas e materiais soltos podem começar a escorregar.

Os diapositivos também ocorrem em graus muito íngremes, especialmente se os graus incluem saliências.

Desastres de deslizamento de terra ocorrem regularmente.

Um deslizamento de terra pode destruir casas, destruir uma estrada ou desencadear eventos mais catastróficos, como inundações, se ocorrerem no lugar errado e na hora errada.

Os assentamentos humanos em todo o mundo são construídos perto de falésias e montanhas propensas a deslizamentos de terra, o que pode resultar em consequências trágicas.

A história geológica tem vários exemplos de deslizamentos de terra que eram grandes o suficiente para mover montanhas inteiras e, na era moderna, vários desastres como o deslizamento de Monte Toc na Itália, o deslizamento de Pubjabi em 1991 na Índia e o deslizamento de Khait na Rússia alegaram milhares de vítimas e causou danos consideráveis.

As técnicas para gerenciar deslizamentos de terra podem incluir o estabelecimento de muros de contenção que prendem deslizamentos de terra antes que possam causar danos, o crescimento de coberturas de solo para manter o solo no local e códigos de construção que proíbem a construção perto de áreas propensas a deslizamentos de terra para que as estruturas não sejam danificadas quando as quedas e slides ocorrem.

As atividades humanas que podem aumentar o risco de deslizamentos de terra também podem ser restritas, assim como as atividades que contribuem para avalanches são restritas em regiões onde as avalanches são comuns.

Deslizamento de terra – Causa

Quase todos os deslizamentos de terra têm múltiplas causas.

O movimento da inclinação ocorre quando as forças que atuam na inclinação inferior (principalmente devido à gravidade) excedem a força dos materiais terrestres que compõem a inclinação.

As causas incluem fatores que aumentam os efeitos das forças em declive e fatores que contribuem para a força baixa ou reduzida.

Os deslizamentos de terra podem ser iniciados em declives já à beira do movimento por chuvas, derretimento da neve, mudanças no nível da água, erosão do riacho, mudanças nas águas subterrâneas, terremotos, atividade vulcânica, perturbação das atividades humanas ou qualquer combinação desses fatores.

Tremores de terremotos e outros fatores também podem induzir deslizamentos de terra debaixo d’água.

Esses deslizamentos de terra são chamados de deslizamentos submarinos. Deslizamentos submarinos às vezes causam tsunamis que danificam áreas costeiras.

Um deslizamento de terra é o movimento de rochas, terra ou detritos por uma seção inclinada da terra.

Os deslizamentos de terra são causados por chuva, terremotos, vulcões ou outros fatores que tornam a encosta instável.

Deslizamento de terra – Risco

Quando o solo, a rocha e outros detritos da terra não conseguem mais mantê-lo unido e dão lugar à gravidade, ocorrem deslizamentos de terra.

A força descendente de um deslizamento de terra pode se mover lentamente (meros milímetros por ano) ou rapidamente, com efeitos desastrosos.

Deslizamentos de terra podem até ocorrer debaixo d’água, causando maremotos e danos às áreas costeiras. Esses deslizamentos de terra são chamados de deslizamentos submarinos.

Deslizamentos de terra podem ser desencadeados por terremotos, atividade vulcânica, mudanças nas águas subterrâneas, distúrbios ou mudanças de inclinação.

As chuvas intensas em um curto período de tempo tendem a desencadear fluxos rasos e rápidos de lama e detritos.

As chuvas lentas e constantes durante um longo período de tempo podem provocar deslizamentos de terra mais profundos e lentos. Diferentes materiais também se comportam de maneira diferente.

Resumo

Deslizamentos de terra têm três causas principais: geologia, morfologia e atividade humana.

Geologia refere-se às características do próprio material. A terra ou a rocha podem estar fracas ou fraturadas, ou diferentes camadas podem ter diferentes forças e rigidez.

Morfologia refere-se à estrutura da terra. Por exemplo, encostas que perdem sua vegetação ao fogo ou à seca são mais vulneráveis a deslizamentos de terra. A vegetação mantém o solo no lugar e, sem os sistemas radiculares de árvores, arbustos e outras plantas, é mais provável que a terra deslize.

Uma causa morfológica clássica de deslizamentos de terra é a erosão ou o enfraquecimento da terra devido à água.

A atividade humana, como agricultura e construção, pode aumentar o risco de um deslizamento de terra. Irrigação, desmatamento, escavação e vazamento de água são algumas das atividades comuns que podem ajudar a desestabilizar ou enfraquecer uma encosta.

Deslizamento de terra
Deslizamento de terra

Deslizamento de terra
Deslizamento de terra

Fonte: www.usgs.gov/www.nrcan.gc.ca/www.dnr.wa.gov/www.weatherwizkids.com/www.cdc.gov/www.wisegeek.org/www.thesun.co.uk/disasterscharter.org/ww.nationalgeographic.org/www.bgs.ac.uk

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Batimetria

PUBLICIDADE A batimetria é a medida da profundidade da água em oceanos, rios ou lagos. Os mapas batimétricos são …

Geologia Histórica

Geologia Histórica

PUBLICIDADE Definição A Geologia Histórica é um ramo da geologia que lida com a cronologia dos eventos …

Período Quaternário

PUBLICIDADE Definição O período quaternário segue o período terciário do tempo geológico. Quaternário, na história geológica da …