Breaking News
Home / Geografia / Bacia Hidrográfica

Bacia Hidrográfica

PUBLICIDADE

Bacias Hidrográficas: Tipos e Classificações

Define-se Bacia Hidrográfica como sendo uma área drenada por cursos de águas, onde encontram-se um rio principal, seus afluentes e suas cabeceiras. Portanto, uma bacia não é apenas o caminho realizado por um rio, mas sim toda a extensão geográfica ou espacial por onde esse rio está fazendo o seu percurso.

Com esta definição, é possível classificar as diversas bacias hidrográficas espalhadas pelo mundo através do seu tamanho. Que em geral, são identificadas por meio de cartas topográficas oriundas de fotos áreas, muito usadas pelos geocientistas.

Assim, numa bacia hidrográfica, encontram-se:

– O rio principal, que é o maior curso de água e que também possuí maior valor se comparados a todas as outras ramificações.

– Os afluentes, sendo os tributários que desaguam no rio principal e possuem menores extensões se comparados a outras ramificações da bacia como um todo.

– E as nascentes, também chamadas de cabeceiras de drenagem, definidas como fontes de água, ou seja, o local onde a bacia nasce. Sendo responsáveis por alimentar toda a bacia.

Devido a força de gravidade, ás águas presentes na bacia correm das áreas mais elevadas para as áreas mais rebaixadas, que os geógrafos e outros geocientistas chamam de montante para jusante. Essas bacias são separadas por divisores de água ou interflúvios, que podem ser definidos como relevos que separam uma bacia da área.

Bacia Hidrográfica

Em geral, podemos identificar três tipos de grandezas ou ordens em uma bacia, que por sua vez, serão responsáveis por formar toda a rede hidrográfica: Os rios de primeira ordem, de segunda ordem e de terceira ordem. Mas ainda existem rios de quinta e sexta ordem, embora poucos comuns ou classificados.

Além disso, são definidos dois tipos principais de bacias hidrográficas, as endorréicas que apresenta a drenagem para o interior do continente e desemboca num lago ou rio maior. E asexorréicas, cuja drenagem fluí diretamente para o mar, portanto, para fora do continente.

Assim sendo, observa-se, portanto, a extrema necessidade de preservação desses corpos hídricos e de tudo que está ao seu redor, pois eles são importantes para a manutenção de toda vida presente no planeta. Infelizmente, os são rios cada vez mais poluídos, sejam os principais ou não, nas grandes cidades ou nas áreas rurais pelas diversas ações do ser humano na modificação desses espaços. O clássico exemplo é o curso do Rio Tietê que percorre a cidade de São Paulo e outros municípios do estado.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.