Breaking News
Home / Geografia / Avalanche

Avalanche

PUBLICIDADE

Uma avalanche, também chamada de avalanche, é o deslocamento da camada de neve para baixo, que pode incorporar parte do substrato e a cobertura vegetal da inclinação.

Magnitudes

Existem dois tipos de avalanches:

Avalanche de superfície: onde apenas parte do manto de neve é ​​mobilizada.
Avalanche de fundo: onde se mobiliza de maneira súbita e violenta, tudo o que acumula o substrato da encosta, transporta e deposita esses materiais no ponto onde o ângulo do mesmo em relação ao horizontal, permite.

Causas

As avalanches são causadas pela falta de homogeneidade da cobertura de neve e a existência, entre os limites de camadas fisicamente diferentes, de um agente que facilita o deslizamento de uma delas sobre outra subjacente. Acontece, por exemplo, que a neve recém caída ou acumulada pelo vento não chega a coesão à superfície da camada preexistente.

Em outros casos, a chuva mergulha uma camada recente, que depois desliza por seu próprio peso, se a inclinação o permitir. As águas pluviais também podem se infiltrar entre duas camadas de neve e depois atuar como lubrificante que permite o deslizamento da camada superior na camada inferior. O mesmo pode acontecer se a água penetre na neve e no chão, tornando-o escorregadio. As mudanças na temperatura ambiente também são importantes.

Em particular, um aumento significativo de temperatura reduz a coesão da neve, então as avalanches são mais prováveis ​​durante a tarde do que pela manhã, especialmente nas encostas que foram expostas à luz solar durante as horas mais quentes do ano.

Às vezes, o aquecimento abrupto pelo sol da manhã basta para provocar avalanches nas encostas íngremes voltadas para o leste. As condições do solo que suporta a neve também podem ser decisivas: solo de argila, inclinação de forma convexa ou com inclinação excessiva. Quaisquer que sejam as circunstâncias favoráveis ​​a uma avalanche, pode ser desencadeada por uma causa mínima, embora capaz de superar a escassa coesão que manteve a massa de neve: um ruído, o desprendimento de uma rocha ou um bloco de gelo, ou o simples passo de um esquiador através da camada instável.

avalanche

Fonte: es.wikipedia.org

 

 

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.