Breaking News
Home / Geografia / Avalanche

Avalanche

PUBLICIDADE

Avalanche – O que é

As avalanches podem ocorrer por diversos fatores, como o tipo de terreno, o clima, a temperatura, inclinação da encosta, direção do vento, vegetação e condições da neve. Diversas combinações desses fatores podem criar condições de avalanches de diferentes intensidades.

A avalanche é um fluxo rápido de neve que desliza por uma montanha ou colina podendo incorporar parte do substrato e a cobertura vegetal. Embora avalanches podem acontecer em qualquer encosta, dadas as condições certas, certas épocas do ano e certos locais são naturalmente mais perigosos do que outros.

Geralmente, o período do inverno é mais propício a ocorrer avalanches.

Avalanche – Tipos

Existem dois tipos de avalanches:

Avalanche de superfície: onde apenas uma parte do manto de neve é ​​mobilizada.
Avalanche de fundo: onde se mobiliza de maneira rápida e com bastante intensidade, todo o substrato da encosta, transportando e depositando esses materiais no ponto onde o ângulo do mesmo em relação ao horizontal, permite.

Avalanche

Causas

As avalanches ocorrem pela falta de uniformidade da cobertura de neve e a existência, entre os limites de camadas fisicamente diferentes, de um agente que facilita o deslizamento de uma delas sobre outra subjacente. Acontece, por exemplo, que a neve recém caída ou acumulada pelo vento não chega a coesão à superfície da camada preexistente.

Em outros casos, a chuva mergulha uma camada recente, que depois desliza por seu próprio peso, se a inclinação o permitir. As águas pluviais também podem se infiltrar entre duas camadas de neve e depois atuar como lubrificante que permite o deslizamento da camada superior na camada inferior. O mesmo pode acontecer se a água penetre na neve e no chão, tornando-o escorregadio. As mudanças na temperatura ambiente também são importantes.

Em particular, um aumento significativo de temperatura reduz a coesão da neve, então as avalanches são mais prováveis ​​durante a tarde do que pela manhã, especialmente nas encostas que foram expostas à luz solar durante as horas mais quentes do ano.

Às vezes, o aquecimento abrupto pelo sol da manhã basta para provocar avalanches nas encostas íngremes voltadas para o leste. As condições do solo que suporta a neve também podem ser decisivas: solo de argila, inclinação de forma convexa ou com inclinação excessiva. Quaisquer que sejam as circunstâncias favoráveis ​​a uma avalanche, pode ser desencadeada por uma causa mínima, embora capaz de superar a escassa coesão que manteve a massa de neve: um ruído, o desprendimento de uma rocha ou um bloco de gelo, ou o simples passo de um esquiador através da camada instável.

avalancheAvalanche

Avalanche – Início

O clima é um dos fatores fundamentais para o início de uma avalanche. Normalmente, depois da neve pesada, esses flocos se acumulam e dessa forma é formada uma área com pouca aderência no topo de outras camadas.

As camadas anteriores são muito de muita importância pois a neve pode estar solta . Esta área é chamada de “camada fraca” e forma uma área com pouco atrito, não segurando as camadas mais profundas e pesadas no topo.

Fonte: www.wisegeek.com/es.wikipedia.org

 

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Geleiras

PUBLICIDADE Geleiras – O que são As geleiras são formadas de neve que, ao longo …

Mapas Temáticos

PUBLICIDADE Definição de Mapas temáticos Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas …

Geofísica

Geofísica

Definição de Geofísica PUBLICIDADE Geofísica é a aplicação da física para estudar a Terra, os oceanos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.