PUBLICIDADE
Uma avalanche, também chamada de avalanche, é o deslocamento da camada de neve para baixo, que pode incorporar parte do substrato e a cobertura vegetal da inclinação.
Magnitudes
Existem dois tipos de avalanches:
Avalanche de superfície: onde apenas parte do manto de neve é mobilizada.
Avalanche de fundo: onde se mobiliza de maneira súbita e violenta, tudo o que acumula o substrato da encosta, transporta e deposita esses materiais no ponto onde o ângulo do mesmo em relação ao horizontal, permite.
Causas
As avalanches são causadas pela falta de homogeneidade da cobertura de neve e a existência, entre os limites de camadas fisicamente diferentes, de um agente que facilita o deslizamento de uma delas sobre outra subjacente. Acontece, por exemplo, que a neve recém caída ou acumulada pelo vento não chega a coesão à superfície da camada preexistente.
Em outros casos, a chuva mergulha uma camada recente, que depois desliza por seu próprio peso, se a inclinação o permitir. As águas pluviais também podem se infiltrar entre duas camadas de neve e depois atuar como lubrificante que permite o deslizamento da camada superior na camada inferior. O mesmo pode acontecer se a água penetre na neve e no chão, tornando-o escorregadio. As mudanças na temperatura ambiente também são importantes.
Em particular, um aumento significativo de temperatura reduz a coesão da neve, então as avalanches são mais prováveis durante a tarde do que pela manhã, especialmente nas encostas que foram expostas à luz solar durante as horas mais quentes do ano.
Às vezes, o aquecimento abrupto pelo sol da manhã basta para provocar avalanches nas encostas íngremes voltadas para o leste. As condições do solo que suporta a neve também podem ser decisivas: solo de argila, inclinação de forma convexa ou com inclinação excessiva. Quaisquer que sejam as circunstâncias favoráveis a uma avalanche, pode ser desencadeada por uma causa mínima, embora capaz de superar a escassa coesão que manteve a massa de neve: um ruído, o desprendimento de uma rocha ou um bloco de gelo, ou o simples passo de um esquiador através da camada instável.
Fonte: es.wikipedia.org