Breaking News
Home / Geografia / Revolução Agrícola

Revolução Agrícola

PUBLICIDADE

O que foi a revolução agrícola?

Ao longo de sua caminhada sobre o planeta, os humanos pré-históricos desenvolveram diversas habilidades que o permitiram adaptarem-se e aprimorarem a sua vida a uma série de circunstâncias, como o esgotamento de alimentos e outros recursos, as alterações climáticas e o crescimento cada vez mais constante de indivíduos que circulavam pela superfície do planeta.

Quando esses “homens e mulheres da caverna” entraram no período Neolítico, há aproximadamente dez mil anos, já possuíam uma série de saberes e capacidade de raciocínio que os permitiram separar quais eram os locais que possuíam maiores chances de encontrarem recursos naturais disponíveis para o seu consumo, além de aprenderam a manuseá-los corretamente, evitando assim grandes desperdícios.

E foi neste momento que constantes e profundas transformações começaram a aparecer e fazer parte do cotidiano desses hominídeos, tais como, observação da natureza, técnicas de cultivo, controle de pragas e, sobretudo, proteção do seu alimento contra outros animais, inclusive contra outros semelhantes, e isto ficou cientificamente conhecido na história da humanidade como a “Revolução Neolítica” ou “Revolução Agrícola”, que se deu por volta de seis mil anos atrás.

Revolução Agrícola

Os indícios indicam que está revolução iniciou-se primeiramente na região do chamado Crescente Fértil, que abrange os rios Nilo, Tigre e Eufrates, onde atualmente encontra-se o Iraque e a Síria. Com o passar do tempo, foi ganhando cada vez mais espaços, atingindo e modificando ambientes de quase todas as partes do planeta. Além disso, permitiu que aprimorassem cada vez mais suas técnicas agrícolas, tornando-se cada vez mais sedentários ao construírem cidades, reinos e vilas que permitiram o crescimento dos grupos humanos.

A arqueologia, a antropologia, a geografia e outras ciências afins buscam sempre encontrar as respostas mais plausíveis para as diversas mudanças e incremento de habilidades físicas, técnicas e culturais pelas quais os ancestrais dos humanos passaram, criando ainda hipóteses e teorias.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.