Breaking News
Home / Geografia / Adensamento

Adensamento

PUBLICIDADE

Adensamento: Um problema que deve ser analisado de forma integrada.

A Geografia por ser uma ciência muito ampla em muitos dos seus estudos é necessária uma abordagem integrada para se compreender completamente os fenômenos socioespaciais e socioterritoriais, como exemplo clássico dessa situação tem-seos estudos sobre o fenômeno de adensamento, que são discutidos no âmbito da Geografia Física e no âmbito da Geografia Humana. Analisando esse fenômeno de forma integrada, tem-se a seguinte situação:

Por adensamento, entende-se como a ocupação intensa do solo de forma ordenada ou não, provocando sua deformação e compactação, tão presente nas grandes cidades que se expandem desenfreadamente não visando os impactos que isso pode causar, inclusive ambientais. Isto quer dizer que cada vez mais seres humanos ocupam menos espaços, ocasionando diversos problemas, os mais frequentes desse adensamento são: Trânsito, poluição sonora, visual e do ar e enchentes.

Adensamento

A alternativa dos governos federais, estaduais e municipais é estimular as construtoras ou as empresas mobiliárias a trabalharem em áreas pouco utilizadas, próximas, por exemplo, as linhas férreas e algumas rodovias, mesmo assim, esse plano divide opiniões entre os urbanistas, arquitetos, geógrafos e outros estudiosos do caso.

Em linhas gerais, percebe-se que este fenômeno acontece em regiões mais indolentes do espaço urbano, por meio da construção de prédios e a espacialização de comércios e diversos estabelecimentos. Mas muitas cidades – a maioria delas – não possuem infraestrutura adequada para essas ocupações desenfreadas, impossibilitando que elas possam atender corretamente as demandas crescentes desses moradores.

Esse fenômeno se intensifica com o processo de êxodo rural, ou seja, da saída de pessoas do campo para a cidade em busca de melhores oportunidades, o que pode também ocasionar o déficit populacional e habitacional, e o conhecido inchaço urbano.

Quando uma cidade é planejada de maneira coerente, esse adensamento pode ser positivo ou até mesmo não ocorre, pois é capaz de minimizar as distâncias e ocasionar melhorias na malha urbana.

Além disso, é necessário que haja um planejamento adequado da mobilidade urbana (transporte público, pedestre e ciclistas), harmonizando a segurança com a qualidade de vida ambiental desses territórios, priorizando os espaços verdes e os espaços públicos.

Gean Alef Cardoso

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Crise do Petróleo

Crise do Petróleo

PUBLICIDADE O que foi a crise do petróleo? Desde a sua descoberta, o petróleo, também …

Boko Haram

Boko Haram

PUBLICIDADE O que é Boko Haram? Indiscutivelmente, falar de terrorismo e cultural oriental islâmica é …

ALADI

ALADI

PUBLICIDADE ALADI – Associação Latino Americana de Integração Configurando-se como o maior bloco econômico da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.