Breaking News
Home / Geografia / Ecologia da Paisagem

Ecologia da Paisagem

PUBLICIDADE

Definição – Ecologia da Paisagem

A ecologia da paisagem é a ciência de estudar e melhorar as relações entre processos ecológicos no ambiente e ecossistemas específicos. Isto é feito dentro de uma variedade de escalas de paisagem, padrões espaciais de desenvolvimento e níveis organizacionais de pesquisa e política.

O que é Ecologia da Paisagem?

A ecologia da paisagem é o estudo da variação dentro de paisagens, em escalas grandes e pequenas.

Este campo é altamente interdisciplinar, com pessoas que se aproximam da ecologia da paisagem a partir de uma série de perspectivas, que vão desde a arquitetura da paisagem até a conservação de energia.

Como o uso do termo “ecologia” implicaria, a ecologia da paisagem está fortemente envolvida com o estudo do meio ambiente, mas inclui ambientes construídos, além dos naturais.

Dentro de qualquer paisagem dada, há uma grande variação espacial. Algumas variações são naturais, causadas por uma variedade de processos, desde a atividade geológica até animais migratórios. Outra variação é artificialmente criada. Os ecologistas da paisagem estão especialmente interessados em paisagens que são misturadas e no impacto das atividades humanas no meio ambiente.

Os ecologistas da paisagem estudam ambientes puramente naturais e puramente construídos, e exploram a ponte entre os dois. Eles estão interessados em tópicos como a forma como as populações nativas formam as florestas, como a cobertura das árvores influencia a temperatura nas cidades, como as pessoas respondem às paisagens cultivadas, como a agricultura afeta o meio ambiente e assim por diante. Eles podem estudar uma paisagem tão pequena como um quintal, ou tão abrangente como uma grande região geográfica.

Ecologia da Paisagem

A ecologia da paisagem e o ativismo ambiental são muitas vezes vinculados

O campo da ecologia da paisagem é naturalmente envolvido com a defesa do meio ambiente, bem como a defesa para o planejamento pensativo das comunidades humanas, e o desenvolvimento de políticas de uso da terra sensíveis e métodos criativos para a utilização da paisagem natural sem vitória. Os ecologistas da paisagem olham o quadro geral, às vezes, literalmente, quando estudam imagens de satélite da paisagem, e estão envolvidos com agências governamentais, organizações de conservação, empresas privadas e empresas de consultoria, fazendo tudo de recomendar como uma paisagem pode ser restaurada após o meio ambiente danos para discutir maneiras pelas quais os edifícios poderiam ser integrados na paisagem.

As pessoas que estão interessadas em carreiras na ecologia da paisagem podem entrar no campo de várias maneiras. Eles podem começar em um programa de ecologia, aprendendo sobre os princípios da ecologia e se ramificando para a ecologia da paisagem. Eles também podem estudar horticultura, paisagismo, conservação, política de uso do solo e até tópicos como antropologia, estudando a história do uso da terra e aprendendo com os erros e triunfos de sociedades humanas anteriores.

Os indivíduos também podem ter um impacto na ecologia da paisagem, mesmo que não sejam ecologistas paisagistas. Todos os que têm um jardim estão envolvidos diretamente com a paisagem natural e podem tomar decisões de planejamento que mudarão a aparência, a sensação e a finalidade da paisagem. Juntos, uma comunidade de jardineiros pode ter um impacto substancial em uma paisagem regional e na forma como as pessoas interagem com ela.

Ecologia da Paisagem – Estudos

A Ecologia da Paisagem desenvolve competências de ciências biofísicas e socioeconômicas para explorar questões de pesquisa básica e aplicada sobre ecologia, conservação, gerenciamento, design / planejamento e sustentabilidade de paisagens como sistemas humanos e ambientais acoplados. Os estudos de ecologia da paisagem são caracterizados por métodos espacialmente explícitos em que atributos espaciais e arranjos de elementos paisagísticos são diretamente analisados e relacionados aos processos ecológicos.

O que queremos dizer com ‘paisagem’?

Vale observar que, apesar de moda, o uso do termo ‘paisagem’ é muitas vezes aplicada de maneira pouco rigorosa, e podem incluir:

Um foco de atenção, e uma qualidade percebida com freqüência baseada em estética, e. ‘Planejamento paisagístico’, áreas de caracteres paisagísticos, vista paisagística.
Uma escala espacial e extensão expressa em termos geográficos, e. ‘Escala de paisagem’, vários quilômetros quadrados.
Uma arena dentro da qual a ação alvo, e projetos voltados para a restauração da paisagem florestal.
Uma entidade com elementos estruturais de remendo, mosaico e corredor, refletindo uma mistura de ecossistemas e habitats.

Muitos ecologistas consideram a “paisagem” como o último ponto, qualquer unidade da Terra que contenha heterogeneidade: na estrutura da vegetação, tipo de habitat, tipo de solo ou qualquer outro atributo que possa significar que os organismos possam reagir de forma diferente às diferentes partes.

Em resumo

A ecologia da paisagem é o estudo das causas e conseqüências ecológicas do padrão espacial em paisagens. Embora não exista uma extensão espacial específica que defina uma paisagem, a maioria dos ecologistas da paisagem está interessada em grandes áreas que variam de alguns quilômetros quadrados a continentes inteiros. Dentro das paisagens, geralmente é possível definir uma série de diferentes tipos de ecossistemas que ocorrem como remendos na maior paisagem. Por exemplo, em uma paisagem agrícola, os remendos podem ser campos diferentes, bosques, sebes, edifícios e lagoas.

O objetivo de um ecologista de paisagem é entender e descrever a estrutura da paisagem; como essa estrutura influencia o movimento de organismos, materiais ou energia em toda a paisagem; e como e por que a estrutura da paisagem muda ao longo do tempo.

A estrutura de uma paisagem tem uma influência importante em vários processos ecológicos que ocorrem na paisagem. Por exemplo, considere duas paisagens com áreas iguais de floresta e terras agrícolas. Em uma paisagem, a floresta é dividida em muitos pequenos remendos, enquanto que na outra paisagem a área florestal ocorre como um grande remendo. A paisagem mais fragmentada proporcionará mais habitat aos organismos que prosperam em fronteiras entre dois tipos de ecossistemas, enquanto que a paisagem menos fragmentada será melhor para aquelas espécies que exigem áreas maiores de floresta não perturbada.

Então, só saber que porcentagem da paisagem é floresta versus terras agrícolas não é suficiente para prever o que as espécies podem ocorrer. Também é importante saber como os patches são distribuídos pela paisagem.

Outro exemplo de como a estrutura da paisagem pode ser importante vem dos estudos de lagos dentro de uma paisagem florestada. A posição de um lago dentro da paisagem pode ser um determinante importante das características físicas, químicas e biológicas do lago. Como a água flui em declive, os lagos que são mais baixos na paisagem recebem mais água de córregos e águas subterrâneas do que os lagos mais altos no sistema de fluxo, que recebem a maior parte da água das precipitações. Os lagos mais altos na paisagem tendem a ser menores, mais diluídos quimicamente e têm menos espécies de peixes do que lagos menores na paisagem, embora todos os lagos na paisagem tenham o mesmo tempo e estejam situados no mesmo substrato geológico.

A estrutura da paisagem pode mudar através de processos naturais geológicos ou biológicos. Terremotos, vulcões e deslizamentos de terra são exemplos de processos geológicos. O trabalho dos castores que criam uma barragem para inundar uma área é um exemplo de uma atividade biológica que pode mudar a estrutura da paisagem. A atividade humana, como o desmatamento das terras florestais para a agricultura ou a expansão das áreas urbanas, também causou mudanças significativas na estrutura da paisagem. Essas mudanças na estrutura, sejam elas causadas por forças naturais ou por humanos, podem ter impactos significativos na ecologia das paisagens.

Fonte: www.biologyreference.com/www.wisegeek.org/link.springer.com/www.forestry.gov.uk

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Agrossistemas

Agrossistemas

PUBLICIDADE Agrossistemas ou Sistemas Agrários Ao longo da história da humanidade, as civilizações foram mudando …

Hierarquia Urbana

Hierarquia Urbana

PUBLICIDADE Um termo ainda em discussão no ambiente da Geografia Urbana e áreas correlatas diz …

Rede Urbana

Rede Urbana

PUBLICIDADE O que é rede urbana? Assim como a hierarquia urbana, o conceito de rede …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.